terça-feira, 15 de março de 2022

Professor Paulo Henrique Azevêdo tomará posse como imortal da Academia Brasileira de Educação Física

  Professor Paulo Henrique Azevêdo

Professor e pesquisador da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília, Dr. Paulo Henrique Azevêdo, natural de Frutal, cidade de Minas Gerais, tomará posse como o mais novo Membro Imortal da Academia Brasileira de Educação Física – ABEF.

A cerimônia está marcada para o dia 18 de março de 2022, no Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal – CLDF, com início às 19 horas, contando, também, com transmissão ao vivo pela TV da Câmara Legislativa do Distrito Federal no canal aberto 9.3 (Distrito Federal) e pelo YouTube.

Sobre a Academia Brasileira de Educação Física – ABEF

Atualmente, no Brasil, existem cerca de 600.000 Profissionais de Educação Física registrados no Conselho Federal de Educação Física – Confef e desses, 41 ocupam as cadeiras da Academia Brasileira de Educação Física.

A ABEF tem por finalidade preservar a história, a memória da Educação Física e o acervo de seus membros, bem como fomentar e incentivar o desenvolvimento da literatura da Educação Física e produção de pesquisas.

Possui por 41 cadeiras que recebem os nomes dos Patronos que foram Delegados da Federação Internacional de Educação Física – FIEP e já falecidos. Cada cadeira possui um número e é ocupada em vida por Acadêmico Imortal de notável conhecimento e papel histórico no desenvolvimento da Educação Física.

O Professor Doutor Paulo Henrique Azevêdo, como Acadêmico Imortal da Academia Brasileira de Educação Física, ocupará a Cadeira Nº 08, cujo Patrono é o Professor Inezil Penna Marinho (1915-1987), Profissional de Educação Física, Advogado e Filósofo, delegado da Federação Internacional de Educação Física no Distrito Federal, sendo uma das maiores expressões da história da Educação Física Brasileira.

Professor Inezil Penna Marinho, Patrono da Cadeira Nº 8 da ABEF

Sobre o Acadêmico Imortal Paulo Henrique Azevêdo

Possui reconhecimento nacional e internacional na área de gestão e marketing do esporte, tendo capacitado e qualificados dezenas de profissionais que atuam na área.

Realizou duas graduações em Educação Física. A primeira pela Faculdade Dom Bosco de Educação Física, de Brasília (1986) e a segunda pela Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo (1991).

Licenciou-se em Estudos Sociais, nas áreas História, Geografia, Organização Social e Política do Brasil e Educação Moral e Cívica (1982).

Possui especialização em Administração de Recursos Humanos (1990); em Treinamento Esportivo (1992); e em Treinamento da Natação (1993).

Realizou mestrado em Administração (2002) e doutorado em Ciências da Saúde (2004), ambos na Universidade de Brasília (UnB).

É Professor Associado 4 na Universidade de Brasília, tendo ingressado por concurso público em 1994, atuando na Faculdade de Educação Física (FEF), na área de Gestão e Marketing do Esporte. Atualmente prepara-se para defender memorial perante uma banca para a promoção para o último nível acadêmico, que é de Professor Titular.

 Com os alunos, após realização de mais uma Palestra Técnica do Ciclo de Palestras GESPORTE

                          

É Oficial da Reserva da Polícia Militar do Distrito Federal, com a patente de Major, sendo o primeiro colocado da Turma de Aspirantes de 1981 – Turma Buriti.

Integrou a comissão que criou o Programa de Pós-Graduação da FEF-UnB (2003-2005).

Publicou 3 livros, 9 capítulos de livros e 24 artigos completos em periódicos científicos.

Organizou e coordenou 179 eventos técnico-científicos, esportivos e de lazer em níveis internacional, nacional e regional.

Orientou 11 dissertações de mestrado e orienta uma tese de doutorado, na área de Gestão do Esporte.

Agraciado com a Medalha de Bronze sem passador, da Polícia Militar do Distrito Federal.

Em 2003 recebeu o Título de Honra ao Mérito da Academia de Polícia Militar de Brasília, da Polícia Militar do Distrito Federal, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados como docente.

No ano 2004, foi contemplado com Moção de Congratulação, pela Câmara Municipal da cidade de Frutal, em Minas Gerais.

   Em 2007, após defesa do orientando Rubens Eduardo Nascimento Spessoto, o primeiro aluno a concluir o Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade de Brasília.

      

Atuou como avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, do Ministério da Educação (2006-2015).

Coordenou a área de provas de capacidade física, entre 2006 e 2018) do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), que atualmente é o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe)

Foi um dos criadores e Coordenador Geral da Escola Internacional de Futebol da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (EIF-CPLP) (2008-2015).

Criou e coordena o Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte – GESPORTE, que estuda a gestão e o marketing de organizações, eventos e instalações esportivas (2008).

  Em 2017, durante o lançamento do livro "Gestão estratégica das experiências de lazer”.

                             

Foi vice-presidente na fundação da Associação Brasileira de Gestão do Esporte – ABraGEsp (2009).

No ano de 2010 foi condecorado com a Medalha Comemorativa ao Bicentenário da Polícia Militar do Distrito Federal.

Em 2011 recebeu o Diploma de Honra da Fédération Internationale D'Éducation Physique – FIEP, Delegacia da FIEP no Brasil.

Por cinco anos consecutivos foi agraciado com o título de Pesquisador Parceiro da Imprensa (2010 a 2014), pela Secretaria de Comunicação Social da Universidade de Brasília.

Em 2015 recebeu a Medalha dos 40 Anos da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto – FADE-UP, Portugal.

Condecorado duas vezes com a Medalha da Ordem do Mérito, comenda do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região – CREF7 (2011 e 2016).

Foi Conselheiro de Notório Saber Esportivo do Conselho de Educação Física, Esporte e Lazer do Distrito Federal – CONEF/DF, do Governo do Distrito Federal (2012-2018).

Recebeu o Diploma Pioneiro “Barão do Rio Branco”, do 5º Batalhão de Polícia Militar – Batalhão Barão do Rio Branco, da Polícia Militar do Distrito Federal (2018).

Em 2021 recebeu o Título de Associado Honorário da Associação Brasileira de Gestão do Esporte – Abragesp.

Atualmente é Professor Convidado e orientador no Mestrado em Direção e Gestão Desportiva, da Universidade de Évora, Portugal.

É Presidente de Honra do Instituto de Desenvolvimento do Esporte – iGesporte, instituição sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento do esporte por meio da gestão, do qual foi idealizador e fundador.

Idealizou e administra o blog (http://gesporte.blogspot.com/), o site (https://www.gesporte.net/), o Facebook (https://www.facebook.com/gesporte), o Instagram (https://www.instagram.com/gesporteunb/) e o Twitter GESPORTE (https://twitter.com/gesporte), que tratam da gestão e do marketing do esporte.

Em 2011, com a equipe que organizou o 1º Congresso Internacional sobre Gestão do Esporte - 1º CIGEsp.

                     

Postagem elaborada por Francielly Martins Prado


Nenhum comentário: