segunda-feira, 20 de abril de 2020

GESPORTE da Universidade de Brasília e Universidade do Porto apresentam trabalho em um dos maiores eventos sobre gestão do esporte no mundo


Retrospectiva 2019


O Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte – GESPORTE, da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília, participou do The 27º European Sport Management Conference - EASM 2019, realizado entre os dias 3 a 6 de setembro de 2019, na cidade de Sevilha, Espanha.

Em parceria com a Universidade do Porto, Portugal, o GESPORTE apresentou a pesquisa Patrocínio estatal no esporte de alto rendimento: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal (State Sponsorship of Elite Sports: a comparative study between Brazil and Portugal).

Os autores do trabalho foram Paulo Henrique Azevêdo, Alan de Carvalho Dias Ferreira, Yves de Holanda Batista de Miranda, José Pedro Sarmento de Rebocho Lopes e Nicolas Caballero Lois.


A pesquisa e os resultados
O trabalho teve como objetivo descrever e comparar o investimento de companhias estatais no esporte de alto rendimento no Brasil e em Portugal.

A pesquisa demonstrou que, em cada país pesquisado, há um sistema específico de financiamento das federações desportivas por meio das companhias estatais. Enquanto no Brasil, várias companhias inseridas em mercado de livre concorrência investem no esporte de elite buscando retorno de mercadológicos e comunicacionais, em Portugal o financiamento estatal é centralizado e diretamente ligado à política governamental. 


No país europeu, o total de recursos financeiros investidos anualmente é menor que aqueles investidos no Brasil, contudo novos estudos devem considerar a área geográfica, o número de federações, de atletas e de praticantes de esporte para que seja realizada comparação proporcional dos valores investidos. 


Mais uma vez o GESPORTE demonstra protagonismo, atuando em nível internacional, contribuindo no desenvolvimento da gestão do esporte.

Nenhum comentário: