quarta-feira, 12 de julho de 2017

GESPORTE e parceiros lançam o Livro “Gestão Estratégica das Experiências de Lazer”


Aconteceu em 29 de junho o lançamento do livro “Gestão Estratégica das Experiências de Lazer”. A obra foi organizada pelo prof. Dr. Paulo Henrique Azevêdo e pelo prof. Dr. Antonio Carlos Bramante, consituindo-se numa coletânea de 26 textos elaborada por 38 renomados autores, fruto de projeto que trouxe de volta a Brasília um evento tradicional e prestigiado nesse campo – o Encontro Nacional de Recreação e Lazer - ENAREL, que em sua 27ª edição aconteceu na Tribuna de Honra do estádio Nacional Mané Garrincha, em novembro de 2015.
Prof. Dr. Antonio Carlos Bramante e Prof. Dr. Paulo Henrique Azevêdo
Sobre a obra
O livro procura conduzir o leitor a alguns questionamentos centrais: De que lazer estamos falando? Como ampliamos as oportunidades de proporcionar experiências significativas neste campo, tendo em vista seus mais distintos interesses culturais, tais como as práticas físico-esportivas, as artes, o convívio social e o turismo, entre outros? Quais são as características essenciais dos diversos ambientes no qual essas experiências podem ocorrer,considerando todo o espectro – do setor público à iniciativa privada, passando pelas organizações do terceiro setor? Dada sua complexidade e as inúmeras variáveis que concorrem para a vivência dessa experiência, seria possível gerenciá-la? Quais são os elementos que devemos considerar para promover uma gestão estratégica das experiências de lazer? Esse é o tema deste livro, destinado a profissionais de diversas áreas e demais interessados.
Livro " Gestão Estratégica das Experiências de Lazer"
Os autores do livro
Alexandre Jackson Chan Vianna;
Alexandre Luiz Gonçalves de Rezende;
Alípio Rodrigues Pines Júnior;
Ana Paula Evaristo Guizarde Teodoro;
Andréa Nascimento Ewerton;
Antonio Sérgio Riede;
Detrick Stanford;
Diogo Xavier;
Emília Amélia Pinto da Costa Silva;
Felipe Gonçalves Sobczynski;
Filipe Rhein Spolle;
Gisele Maria Schwartz;
Giselle Helena Tavares;
Gustavo André Pereira de Brito;
Hélder Ferreira Isayama;
José Pedro Scarpel Pacheco;
Junior Vagner Pereira da Silva;
Lucas Goulart;
Luiz Carlos Marcolino;
Luiz Fernando de Oliveira;
Luiz Wilson Alves Côrrea Pina;
Márcia Cristina Pinto Bickel;
Marcos Ruiz da Silva;
Mirleide Chaar Bahia;
Mozart Fazito;
Nicolas Caballero Lois;
Pablo Alberto Waichman;
Paulo Henrique Azevêdo;
Pedro Leal;
Reinaldo Tadeu Boscolo Pacheco;
Ricardo Ricci Uvinha;
Rita Maria de Fátima Peloso Grasso;
Sandra de Campos Seixas;
Silvio Lima Figueiredo;
Simone Rechia;
Tereza Luiza de França;
Tiago Aquino da Costa e Silva;
Wagner Barbosa Matias;
A cerimônia de lançamento
O evento foi realizado pelo Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte – GESPORTE da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília na unidade do Sesc Estação da 504 Sul, em mais uma parceria com o Sesc-DF.
Estiveram presentes cerca de 120 pessoas, dentre elas, o Dr. José Roberto Sfair Macedo diretor Regional do Serviço Social do Comércio – Sesc DF, o Sr. Célio René Trindade Vieira, diretor Substituto da Secretaria Nacional do Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social – SNELIS representante do Ministério do Esporte, do Prof. Dr. André Luiz Teixeira Reis, decano de Assuntos Comunitários da Universidade de Brasília representando a Magnífica Reitora, a prof. Drª. Márcia Abrahão Moura, da Sra. Leila Gomes de Barros, secretária da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do Governo de Brasília, do Sr. Pedro Henrique de Oliveira Azevedo, vice-Presidente do Instituto de Desenvolvimento do Esporte – iGesporte, que ressaltaram durante as suas considerações a importante e preciosa parceria com o GESPORTE e o valor deste livro, que muito agregará na formação profissional de seus leitores.
Dr. José Roberto Sfair Macedo, Diretor Regional do Sesc DF

Prof. Dr. André Luiz Teixeira Reis, Decano de Assuntos Comunitários da UnB
 
Prof. Célio René Trindade Vieira, Diretor Substituto SNELIS - Ministério do Esporte
Sr. Pedro Henrique de Oliveira Azevêdo, Vice-Presidente do Instituto de Desenvolvimento do Esporte - iGESPORTE
Prof. Dr. Antonio Carlos Bramante, um dos organizadores do livro
Prof. Dr. Paulo Henrique Azevêdo, organizador do livro e coordenador do Laboratório GESPORTE

Também estiveram no evento, a Sra. Nicole Christine Azevedo, vice-presidente do Conselho Regional de Educação Física da 7ª região – CREF7, o Sr. Antonio Sérgio Riede da Federação da AABB, os docentes da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília, o Sr. Lindemberg Aziz Cury, da Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados, representantes do MEC, da Secretaria de Cultura e outros órgãos ou entidades convidadas. 
Dr. José Roberto Sfair Macedo, Prof. Dr. Antonio Carlos Bramante, Sr. Lindemberg Aziz Cury, Prof. Dr. Paulo Henrique Azevêdo e Prof. Célio René Trindade Vieira
Prof. Dr. Antonio Carlos Bramante, Sra. Leila Barros, Dr. José Roberto Sfair Macedo e Prof. Dr. Paulo Henrique Azevêdo
Os organizadores, prof. Dr. Antonio Carlos Bramante e pelo prof. Dr. Paulo Henrique Azevêdo, registraram a alegria da publicação e a relevância de livros que tratem sobre a visão estratégica do lazer e das experiências que o rodeiam. A prof. Drª. Tereza Luiza de França, da Universidade Federal do Pernambuco, falou em nome dos autores e destacou a importância do Lazer e de seu estudo. 
Profª Drª Tereza Luiza de França, representante dos outros autores do livro
Ao final da solenidade, os autores presentes participaram de uma sessão de autógrafos concomitantemente a um coquetel. 
Sessão de autógrafos com os autores presentes
Prof.Dr. Antonio Carlos Bramante na sessão de autógrafos
Convidados presentes no evento
Coquetel servido aos convidados
Organizadores do livro e a Equipe do Laboratório GESPORTE
É desejo dos organizadores e autores, que a leitura desta obra inspire os profissionais que atuam no campo, oferecendo atualização de seus conhecimentos, contribuindo para uma intervenção mais qualificada, visando ao desenvolvimento das pessoas nessa dimensão privilegiada da vida humana que é o lazer.
Postagem coordenada por Amanda Regina Soeira Medeiros e Jorge Vinícius de Sousa


Nenhum comentário: