sábado, 30 de abril de 2016

Em palestra, Dr. Jorge Bento abordou a matriz artística do desporto e os valores éticos

Grande pensador do esporte realizou resgate histórico e apontou tendências
Professor Jorge Olímpio Bento ministrando a palestra
O professor Jorge Olímpio Bento, da Universidade do Porto de Portugal foi o palestrante da 22ª Palestra Técnica, do Ciclo de Palestras GESPORTE, ocorrida neste 26 de Abril de 2016.
Com o Auditório da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília repleto, mais de trezentas e oitenta pessoas entre estudantes, professores, autoridades e demais interessados no tema acompanharam atentamente os pertinentes e relevantes pensamentos e interpretações do Doutor Jorge Bento sobre o tema: Viagem às fontes matriciais e axiológicas do desporto: valores do passado, inquietudes e desafios do presente”.

Autoridades reunidas antes do evento

O Professor Doutor João Falcão e Cunha (à esquerda) representou a Universidade do Porto, Portugal, homenageando o Professor Bento. Na foto, ainda estão o Reitor da UnB Ivan Camargo, o Professor Jorge Bento e o Professor Paulo Henrique

Professores Paulo Henrique, João Eduardo Batista (Pontifícia Universidade Católica de Goiás), Roberto Correia (Presidente do iGesporte) e a Secretária Adjunta de Esporte e Lazer de Brasília, Administradora Ricarda Lima

Professor Jorge Bento concede entrevista à TV

Início do evento

A TV UnB registrou o evento
A abertura
Este foi mais um evento do projeto denominado Ciclo de Palestras GESPORTE e que acontece desde 2010, sempre trazendo personalidades da Educação Física e do esporte, que apresentam conteúdos relevantes para a área. 

A atividade contou com as presenças de ilustres personalidades e compuseram a mesa de honra o Ilustríssimo Reitor da Universidade de Brasília-UnB, Professor Dr. Ivan Marques de Toledo Camargo; o Professor Patrick Novaes Aguiar, presidente do CREF 7; a Administradora Ricarda Raquel Barbosa Lima, Secretária Adjunta de Esporte e Lazer da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal, representando o Governo de Brasília; o Professor Roberto Correia, Presidente do Instituto de Desenvolvimento do Esporte – iGesporte; e o Professor Dr. Leonardo Lamas Leandro Ribeiro, da Faculdade de Educação Física da UnB, representando os discentes.

A mesa de honra e o auditório com capacidade total preenchido
 
Prof. Leonardo Lamas Ribeiro; Ricarda Raquel; Reitor Ivan Marques de Toledo Camargo; Prof. Dr. Jorge Olímpio Bento; Sr. Patrick; e Prof. Roberto Correia.

Cada integrante da mesa de honra apresentou as suas considerações sobre a relevância do evento e do palestrante.

A Secretária Adjunta de Esporte e Lazer, Ricarda Lima, durante o seu pronunciamento.

O Professor Ivan Camargo, Reitor da UnB ressaltou as importantes iniciativas da Faculdade de Educação Física na realização de expressivas atividades de extensão e citou os nomes dos professores Paulo Henrique Azevêdo, Marisete Peralta Safons e André Luiz Teixeira Reis e, por fim, declarou aberto o evento.

Professor Ivan Camargo, Reitor da Universidade de Brasília realizando a abertura do evento

Evento sempre muito prestigiado
Também estiveram presentes o Sr. Hugo Pinto da Silva, responsável pelas Relações Internacionais da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto; o Professor João Eduardo Batista, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC-GO; o Professor Doutor João Falcão e Cunha, da Universidade do Porto, Portugal; o Professor Lúcio Rogério dos Santos, conselheiro do Conselho Federal de Educação Física – CONFEF; Professor Ms. Severino Leão de Albuquerque Neto, Coordenador do Curso de Educação Física da Universidade Católica de Brasília – UCB; Professor Dr. Ricardo Jacó de Oliveira, representando o Diretor da Faculdade de Educação Física da UnB, Professor Dr. Jake Carvalho do Carmo; Professor Carlos Augusto Carvalho, Coordenador de Esporte e Lazer do Sesc-DF, representando o Dr. José Roberto Sfair Macedo, Diretor Regional do Sesc-DF; Senhora Alessandra Müller Guerra, Secretária Substituta da Comissão do Esporte, da Câmara dos Deputados, representando o Secretário da Comissão do Esporte, Senhor Lindberg Aziz Cury Júnior; Professor Dr. Nicolas Caballero Lois, coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda e da pós-graduação em Marketing Esportivo, do Centro Universitário IESB; o senhor José Antonio Soares Silva, da Frente Parlamentar do Esporte, da Câmara Legislativa do Distrito Federal, representando o Deputado Distrital Júlio César Ribeiro; além de conselheiros do CREF7, além docentes da UnB e de outras instituições e, fundamentalmente, os alunos de cursos de Educação Física do Distrito Federal e Entorno.
Como anfitrião, também destacou-se a presença do Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Gestão do Esporte - GESPORTE, professor Dr. Paulo Henrique Azevêdo.

Professor Paulo Henrique, criador do Ciclo de Palestras GESPORTE
Homenagens ao palestrante
O palestrante convidado foi homenageado pelo Conselho Regional de Educação Física da Região – CREF-7 e pelo Instituto de Desenvolvimento do Esporte – iGesporte.
O Presidente do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região – CREF-7, Professor Patrick Novaes Aguiar, homenageou o Professor Jorge Olímpio Bento com a Medalha da Ordem do Mérito, a mais importante comenda do Conselho Regional da 7ª Região. Instituída no ano de 2009 e entregue anualmente em cerimônias solenes, a Medalha da Ordem do Mérito do CREF7/DF é a comenda que visa homenagear profissionais da área de Educação Física e do Esporte que têm contribuído significativamente para o engrandecimento da Educação Física. Trata-se de um reconhecimento e de um agradecimento do Conselho Regional de Educação Física do Distrito Federal em nome de toda a sociedade.

Professor Patrick Aguiar entregando o diploma e a Medalha da Ordem do Mérito ao Professor Jorge Bento

O Professor Jorge Bento, ladeado pelos Professores Patrick Novaes Aguiar, presidente do CREF7 e Paulo Henrique Azevêdo, coordenador do GESPORTE, após receber a Medalha da Ordem do Mérito.

O CREF7 condecorou o Professor Jorge Olímpio Bento, com a "Medalha da Ordem do Mérito".


O Presidente do Instituto de Desenvolvimento do Esporte – iGesporte, Professor Roberto Correia, condecorou o Professor Jorge Bento com a “Placa de Honra por relevantes serviços prestados para o desenvolvimento do esporte”. A Placa de Honra do iGesporte foi instituída por ato de 16 fevereiro de 2016 e visa homenagear profissionais por sua história de relevante contribuição para o desenvolvimento do esporte e o Professor Jorge Bento tornou-se o primeiro condecorado com a comenda.
Professor Jorge Bento recebe placa de homenagem do Presidente do iGESPORTE, Roberto Correia
A "Placa de Honra do iGesporte" recebida pelo Professor Jorge Olímpio Bento.


A palestra
Sentindo-se muito à vontade em terras brasileiras, o renomado preletor, de origem portuguesa, considerado uma das personalidades no mundo da Educação Física e dos Esportes, desenvolveu seu tema com muita eloquência e base histórica e filosófica, abordando o Esporte desde a antiguidade até os dias atuais e as perspectivas futuras.
Com o auditório repleto, o Professor Jorge Bento realizou sua palestra
O Professor Bento ressaltou a importância do esporte como instrumento de transformação individual e social em um tempo difícil que passa a sociedade mundial.

Um dos "slides" da apresentação do Professor Jorge Bento

O auditório esteve sempre repleto

Após a palestra abriu-se um período para perguntas ao palestrante, atividade extremamente proveitosa, onde o preletor pode enriquecer ainda mais os participantes com os seus conhecimentos. Nesse momento, os presentes puderam explorar ainda mais os pontos desenvolvidos pelo Ilustre Catedrático, que, mais uma vez, com seu vasto repertório técnico e científico respondeu a todas questões apresentadas

Para registrar a participação do Professor Jorge Bento no evento, o Professor Paulo Henrique, Coordenador do GESPORTE, entregou certificado ao ilustre convidado.

Registro da entrega, pelo Professor Paulo Henrique, de certificado de apresentação da palestra ao Professor Jorge Bento

Agradecimentos ao exemplar Professor
Resta-nos agora agradecer ao Professor Jorge Olímpio Bento, que no dia 25 de abril completou 70 anos e jubilou-se pela Universidade do Porto, pelo exemplo de pessoa e profissional que sempre foi e que continuará a ser, estimulando todo profissional de Educação Física a desenvolver um trabalho cada vez mais qualificado e que tenha como escopo o melhor atendimento à nossa sociedade.

Professor Paulo Henrique realizando considerações de encerramento do evento

Professor Paulo Henrique Azevêdo, Professor Jorge Olímpio Bento e o sr. Hugo Pinto da Silva, responsável pelas Relações Internacionais da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto
Encerramento e sorteio de brindes
Logo após a parte técnica do evento, os participantes foram agraciados com sorteio de dezenas de brindes, fato que foi muito bem recebido pelos presentes e a confraternização geral marcou o fechamento das atividades.

Representantes do CREFF, iGesporte e UnB, com o Professor Jorge Bento
Parceria com o CREF7 e o iGesporte
O Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região – CREF7 foi mais uma vez um grande parceiro na realização deste grande evento, demonstrando o seu engajamento nas propostas que visam capacitar estudantes e registrados, como compromisso para oferta de uma Educação Física qualificada para a nossa sociedade.

O Presidente do CREF7, Professor Patrick Aguiar

O Conselheiro Federal Lúcio Rogério e esposa; o Presidente do CREF7, Patrick Novaes Aguiar e o Professor Paulo Henrique Azevêdo, da UnB. Essa parceria acontece desde 2010.

O Instituto de Desenvolvimento do Esporte – iGesporte atuou no desenvolvimento e concretização do projeto, sendo, também, elemento essencial para o sucesso do evento.
Mais um evento da FEF por meio do GESPORTE
Esta foi mais um projeto planejado e realizado pelo GESPORTE e ação curricular do curso de graduação em Educação Física, como atividade da disciplina “Gestão de Eventos em Esporte, Saúde e Lazer”, o que permitiu a participação efetiva dos discentes na prática de organização de evento.

Turma da disciplina "Gestão de Evento em Esporte, Saúde e Lazer" e integrantes do GESPORTE

Ressalta-se a participação dos docentes da FEF, permitindo a divulgação em sala de aula, estando presentes na palestra e permitindo a participação dos discentes nos horários de suas aulas.
Não poderia ser diferente, a 22ª Palestra Técnica do Ciclo de Palestras GESPORTE foi um grande sucesso.
Postagem elaborada pela Equipe GESPORTE

Um comentário:

Unknown disse...

Gostaria de parabenizar o Gesporte pela iniciativa de organizar esta palestra com este ícone da Educação Física mundial. Um dos maiores expoentes da EF lusófona. Foi uma tarde extremamente agradável de muita aprendizagem.
Prof. Noriberto Barbosa - UCB