sexta-feira, 21 de junho de 2013

Intercâmbio Brasil e Espanha por meio do Esporte e da Cultura

A história e o desenvolvimento do esporte e da cultura esportiva podem ser contadas em obras que vão desde o Discóbolo de Miron (ca. 460 a.C.- 450 a.C.) até as monumentais arenas multiuso recém-construídas no Brasil pelo advento da década dos megaeventos no país (2007 a 2017). O esporte inspira a arte, e a arte encanta o homem. É nessa perspectiva que o Instituto Cervantes de Brasília, o Serviço Social do Comércio – SESC/DF, a Universidade de Brasília e o Governo do Distrito Federal – GDF instigaram a comunidade brasiliense a fortalecer os laços do esporte com a cultura, quando realizaram o I Simpósio Internacional Esporte e Transformação Social cujo tema foi "Esporte e Cultura – Instrumentos para o Desenvolvimento Social".
Cartaz de divulgação do evento.

O evento ocorreu nos dias 12 e 13 de junho de 2013, nas confortáveis instalações do Instituto Cervantes de Brasília.

Abertura do I Simpósio Internacional Esporte e Transformação Social no auditório do Instituto Cervantes de Brasília. O auditório esteve repleto nos dois dias do evento.
Público participante
Várias personalidades políticas, técnicas, científicas e artísticas nacionais e internacionais e um público qualificado de professores, gestores, atletas e interessados pelo tema participaram dos dois dias de intensa troca de experiências.
Equipe de Gestores do Esporte do Serviço Social do Comércio do Distrito Federal - SESC/DF.
Rui Campos, do Ministério do Esporte, assistindo à mesa de abertura.
Prof. Ms. Débora Igreja, da Secretaria de Estado de Esporte do Governo do Distrito Federal, assistindo à mesa de abertura.
Abertura do evento
A mesa de abertura foi composta pelas seguintes autoridades: o Embaixador da Espanha, o Sr. Manuel de la Cámara Hermoso, o Diretor do Instituto Cervantes de Brasília, Sr. Pedro Eusébio Cuesta, o Diretor Regional do SESC/DF, o Sr. José Roberto Sfair Macedo, a Excelentíssima Senhora Vice-Reitora da Universidade de Brasília, Sônia Nair Báo, o Assessor Especial da Secretaria de Estado de Esporte do Governo do Distrito Federal, Sr. Ivo de Assis, e o Conselheiro de Cultura da Embaixada do México, o Sr. Guillermo Palácios y Olivares.
Mesa de abertura do I Simpósio Internacional Esporte e Transformação Social. Da esquerda para a direita: sr. Guillermo Palácios y Olivares, Exma. Sra. Sônia Nair Báo, Sr. Manuel de la Cámara Hermoso, Sr. José Roberto Sfair Macedo, Sr. Pedro Eusébio Cuesta e o Prof. Dr. Ivo de Assis.
Debate promovido por grandes expoentes mundiais
Pesquisadores de renome da área esportiva como os professores brasileiros: Dr. Lamartine Pereira da Costa e o Dr. Ulisses de Araújo, e os espanhóis: Dr. Fernando Paris Roche e do Ms. Enrique Lizalde Gil contribuíram com o evento ministrando palestras, apresentando novos dados e debatendo sobre a gestão do esporte e do paradesporto.

O Prof. Dr. Lamartine Pereira da Costa ministrou palestra e integrou a mesa redonda: "Os desafios do Esporte no mundo contemporâneo".

O Prof. Dr. Fernando Paris Roche participou da mesa redonda: "Grandes eventos esportivos na cidade contemporânea, passado, presente e futuro".

Já o Prof. Dr. Ulisses de Araújo e o atleta da seleção brasileira paralímpica de Tênis-de-mesa, Guilherme Costa, interagiram na mesa redonda: "O Esporte adaptado: futuro do movimento paralímpico".

Prof. Dr. Lamartine Pereira da Costa trouxe, como sempre, informações novas sobre o tema debatido.

Prof. Dr. Fernando Paris Roche durante a sua explanação.

Prof. Dr. Ulisses de Araújo e Guilherme Costa - atleta da seleção brasileira paralímpica de Tênis-de-mesa.
As ex-atletas da seleção brasileira de voleibol e atuais gestoras esportivas Leila Gomes de Barros e Ricarda Raquel Barbosa descontraíram o ambiente esbanjando simpatia e emocionaram o público ao relembrarem suas histórias de vida, ao participarem da mesa redonda "Os desafios do Esporte no mundo contemporâneo".
Ricarda Raquel Barbosa (esquerda) e Leila Gomes de Barros (direita)
A mesa redonda “O esporte como ferramenta de transformação social: as experiências do Governo da Espanha, do SESC-DF e da Secretaria de Esporte do GDF”, contou com as participações do Ms. José Roberto Sfair Macedo, Diretor Regional do SESC/DF, do senhor Eber Perea, Subsecretário de Esporte e Lazer do Distrito Federal, do Ms. Enrique Lizalde Gil, do Governo da Espanha e da Senadora Mexicana Ana Gabriela Guevara, ex-atleta medalha de prata nos 400 metros rasos nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. Nesta etapa do evento foram apresentados os trabalhos que suas instituições e governos realizam para que o esporte transforme positivamente a realidade existente nos seus ambientes de atuação.
Ms. José Roberto Sfair Macedo, Diretor Regional do SESC/DF
Eber Perea, Subsecretário de Esporte e Lazer do Distrito Federal
Prof. Ms. Enrique Lizalde Gil, representante do Governo da Espanha, participando da mesa redonda: Os desafios do esporte no mundo contemporâneo.
Senadora Ana Gabriela Guevara, do México
O Prof. Dr. Amauri Bássoli de Oliveira, representando o Ministério do Esporte, fez sua intervenção na mesa redonda "Grandes eventos esportivos na cidade contemporânea, passado, presente e futuro".
Prof. Dr. Amauri Bássoli de Oliveira, do Ministério do Esporte 

Exposição “Ídolos do Esporte”
O evento marcou o início da exposição intitulada "Ídolos do Esporte". Esta obra, de autoria da artista espanhola Carmen Cámara, retrata expressões marcantes de mais de 100 atletas, incluindo espanhóis e brasileiros, reconhecidos em nível mundial. A obra esteve exposta no Instituto Cervantes entre 13 de junho e 20 de julho.
Uma parte da obra: Ídolos do Esporte de Carmem Cámara.
Uma parte da obra: Ídolos do Esporte de Carmem Cámara.
Apresentação de Carmen Cámara
Carmen Cámara é graduada em Belas Artes pela Universidade Autônoma de Madrid e pela Corcoran School of Art de Washington D.C., e já realizou mais de 20 exposições individuais e coletivas, possuindo obras em importantes coleções, como as da Casa da Espanha, em Nova York, do Ministério de Assuntos Exteriores e da Canon Espanha, em Madri, do Centro de Arte Caja de Burgos, em Burgos, além de coleções particulares em diferentes países.
Cármen Cámara artista plástica espanhola apresentando sua obra Ídolos do Esporte ao público.

Realmente um evento de sucesso
O alto nível dos debates e experiências trocadas marcaram as participações das autoridades, palestrantes e artistas presentes neste I Simpósio Internacional Esporte e Transformação Social. Gestores do Esporte, acadêmicos e atletas brasileiros, espanhóis e mexicanos juntos em mesas ricas de experiência e conhecimento sobre o esporte.
Da esquerda para a direita: Leila Gomes de Barros, Prof. Dr. Fernando Paris Roche, Prof. Dr. Lamartine Pereira da Costa, Prof. Dr. Paulo Henrique Azevêdo e Ricarda Raquel Barbosa.
Prof. Dr. Paulo Henrique Azevêdo (esquerda), Exc. Sra. Ana Gabriela Guevara (centro) e Prof. Dr. Fernando Paris Roche (direita)
Prof. Sônia Báo, vice reitora da Universidade de Brasília; executiva Maria da Penha, do SESC/DF, uma das grandes colaboradoras para o sucesso do evento; e Prof. Paulo Henrique
O Diretor do Instituto Cervantes de Brasília, Sr. Pedro Eusébio Cuesta (à direita), idealizador do evento, com o Prof. Paulo Henrique Azevêdo

O GESPORTE foi o organizador do evento
Responsável pela organização do evento, a equipe do laboratório GESPORTE esteve engajada desde o início do planejamento do simpósio, contribuindo mais uma vez para o desenvolvimento do esporte como área estratégica para o desenvolvimento nacional.
Para o Prof. Paulo Henrique, Coordenador Geral do GESPORTE, "esta foi uma das mais importantes atividades vividas nesse período de grandes eventos esportivos no Brasil".
Prof. Paulo Henrique em entrevista à UnBTV, durante o evento
Qualificar profissionais para atuação no ambiente esportivo sempre foi e continuará a ser um dos pontos fortes do GESPORTE, e o I Simpósio Internacional Esporte e Transformação Social foi um exemplo de que o conhecimento supre as principais necessidades para a organização competente de um grande evento.
Vinícius Cyrillo de Lima, Prof. Ms. Gisele Kede Ocampo - responsável pelo cerimonial do evento, e Prof. Zenildo Caetano da Silva (SESC/DF). Todos da equipe GESPORTE
Prof. Olga Correira, Prof. Lamartine da Costa e Prof. Gisele Kede Ocampo.
Pedro Mortoza e Prof. Leonardo Arêas da Silva, integrantes do GESPORTE.

Prof. Daniel De Boni, Prof. Ms. Roberto Correia e Prof. Ms. Nicolas Caballero, integrantes do GESPORTE
Prof. Américo Pierangeli, Prof. Paulo Henrique, Prof. Lamartine da Costa e Prof. Roberto Correia

Texto elaborado pelo Prof. Leonardo Arêas Peixoto da Silva

Nenhum comentário: