sábado, 20 de abril de 2013

Qualificação profissional como fator fundamental para o sucesso na carreira



Vivemos numa sociedade caracterizada por aceleradas transformações e a grande velocidade na troca de informações impõe um processo de mudanças nunca antes observado.
Assim, para que um profissional consiga acompanhar o desenvolvimento que acontece em seu campo de atuação e possa alcançar o sucesso, deverá adotar um espírito empreendedor em suas atividades e agir buscando conhecimento útil e procurando solucionar os desafios que surgem no cotidiano de sua área.
Uma excelente opção é a realização permanente de qualificação profissional e aplicação dos novos conhecimentos no cumprimento de suas tarefas, na busca de melhores resultados. Sim, porque fazendo diferente é que teremos condições de alcançar resultados diferentes aos que encontramos até então.
A participação em cursos, treinamentos, congressos técnico-científicos de qualidade e que sejam respaldados nas boas práticas e ministrados por pessoas capacitadas e comprometidas com a aprendizagem, constitui uma forma de atualização e ampliação dos conhecimentos e que auxiliam o profissional a atingir o seu melhor desempenho. A excelência na atuação profissional pode – com muita propriedade – ser a porta para o crescimento da carreira, seja de empregado em uma organização, ou de um empresário em seu ramo de negócio (Quadro 1).
Quadro 1 - Sequência proposta de atividades profissionais no desenvolvimento da carreira
A quantidade de informações que recebemos dos mais diversos meios de comunicação a cada instante é quase infinita e a nossa capacidade de captar e reter informações é limitada. Perceba, então, que a qualificação profissional é tão importante, que nos prepara para fazer uma triagem na avalanche de dados que recebemos diariamente, selecionando e retendo prioritariamente aquelas que representam vantagem competitiva nas ações que temos que desenvolver e excluindo as que não estejam nesse meio. Dessa maneira, ganha-se tempo, decide-se com maior chance de acertar e apresenta ao ambiente um profissional preparado, em condições de assumir maiores desafios e de conduzir a organização em que atua a lugar de destaque no mercado.
Por isso – e muito mais – é essencial que em cada ano selecionemos os melhores eventos em nosso campo de atuação, fazendo ali um investimento cujo retorno pode ser o tão almejado sucesso profissional. Perceba no quadro abaixo, a dinâmica da carreira profissional existente por meio da formação, do desenvolvimento de atividades e a qualificação.
Percebe-se que, quanto mais qualificações realizamos, maiores as oportunidades de demonstrarmos aos nossos clientes que conseguimos atender às suas necessidades e que superamos as suas expectativas, o que amplia as possibilidades de conseguirmos crescimento profissional.
É essencial compreender que esse processo não acontece de maneira súbita, mas sim como resultado de um planejamento de carreira que dará frutos ao longo do tempo.
Mas, de uma coisa tenha absoluta certeza, a chance de se alcançar sucesso profissional é extremamente maior para aquele que procura permanentemente uma ampliação em sua formação e, assim, valoriza mais o produto que entrega ao seu consumidor.
É tempo de investir bem em sua carreira profissional.
Paulo Henrique Azevêdo é coordenador do Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte – GESPORTE, da Universidade de Brasília (UnB), onde é docente e pesquisador. Possui doutorado em Ciências da Saúde e mestrado em Administração. Para acompanhar o seu trabalho e participar dos eventos que realiza, acesse http://gesporte.blogspot.com.br/, o facebook gesporte e o site www.gesporte.net.

Nenhum comentário: