sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Professor Pedro Sarmento ressalta a importância da gestão na graduação em Educação Física


 Ciclo de Palestras GESPORTE
  9ª Palestra Técnica
O Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte – GESPORTE teve a satisfação de receber o Professor Doutor José Pedro Sarmento Rebocho Lopes – Membro da Comissão Executiva do Comitê Olímpico de Portugal, Presidente da Federação Portuguesa de Hóquei e Professor Associado da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto - FADEUP –, para proferir palestra com o tema ”A gestão do esporte como conteúdo na formação em educação física”. 

O evento foi mais uma ação do Ciclo de Palestras GESPORTE, em sua 9ª edição.
A palestra ocorreu na manhã do dia 02 de julho de 2012, no auditório da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília, e sua abertura formal foi realizada pelo Professor Doutor Alexandre Luiz Gonçalves de Rezende – Diretor da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília - UnB. Contou-se com a presença do professor Paulo Henrique Azevêdo – Professor da Universidade de Brasília - UnB, coordenador do Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte - GESPORTE e idealizador do Ciclo de Palestras GESPORTE – que também compôs a mesa de abertura.
O Professor Pedro Sarmento foi recepcionado na sala da reuniões da FEF-UnB, pelos professores Alexandre Rezende, Paulo Henrique e João Eduardo Batista (PUC-GO).
O evento contou com a presença de 75 (setenta e cinco) participantes regularmente inscritos, entre professores universitários, professores da Secretaria de Esporte do Governo do Distrito Federal, da instituição Amigos do Vôlei, de importantes escolas e clubes de nossa capital e, principalmente, de estudantes de graduação de várias universidades de nossa região.
O evento foi prestigiado por uma seleta plateia
A palestra
O Professor Pedro Sarmento relacionou a realidade de Portugal com a situação existente no Brasil, expondo as principais diferenças e semelhanças e, principalmente, as grandes oportunidades que os professores de Educação Física possuem quando consolidam conhecimentos sobre gestão do esporte, seja nos espaços públicos e em eventos tais como a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos 2016.
O Professor Alexandre Rezende, diretor da FEF-UnB fez a abertura da palestra

O Professor Sarmento, durante a sua explanação

Um dos assuntos abordados foi o perfil do gestor esportivo

O Professor João Eduardo Batista (esq.), da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e um dos grandes parceiros do GESPORTE, esteve presente mais uma vez
Encerrada a palestra, o Professor Sarmento respondeu às perguntas formuladas pelos participantes do evento

O Professor Paulo Henrique, coordenador do Laboratório GESPORTE teceu as considerações finais

O Professor Sarmento recebe das mãos do Professor Paulo Henrique, a declaração de participação no evento
O ineditismo de transmissão por web conferência
Pela primeira vez, contou-se também com estudantes da Universidade Aberta do Brasil – UAB, os quais assistiram a todo o evento on-line, graças ao interesse e dedicação da equipe da UAB-UnB, que fez parceria com o GESPORTE para participação no evento.

O evento foi transmitido ao vivo para vinte e três cidades de todo o Brasil
A importância das parcerias para a realização do evento
O grande parceiro para a concretização do projeto foi o Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região – CREF7, que além de viabilizar a presença do palestrante, também certificou os participantes. 

O GESPORTE contou mais uma vez com a articulação realizada entre a Universidade de Brasília – UnB, através da Faculdade de Educação Física – FEF-UnB, da Escola Internacional de Futebol da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – EIF-CPLP, e da Associação Brasileira de Gestão do Esporte – ABraGEsp.

A organização do GESPORTE
O Ciclo de Palestras GESPORTE é uma criação e realização do Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte – GESPORTE e a 9ª Palestra Técnica foi desenvolvida por membros do Laboratório a fim de enriquecer conhecimentos de profissionais e futuros profissionais de Educação Física para uma melhor qualificação e melhor atuação no mercado de trabalho.
Da esquerda para a direita: Alexsander Azevedo, Gisele Kede Flor, Paulo Henrique, Olga Correia, Vinícius Lima e Alex Santos.

Mais uma vez observou-se o competente trabalho desenvolvido pela equipe GESPORTE. 
É importante salientar a colaboração técnica de Jitone Leônidas, profissional que atua na área de tecnologia da informação.

Considerações finais
Ressalta-se, por fim, que acompanhando a política do Laboratório GESPORTE, esta atividade permitiu a troca de experiência entre um qualificado nome da gestão esportiva, profissionais com experiência, graduandos e o público interessado, na busca permanente de qualificação nessa área.
Texto – Vinícius Luis Cyrillo de Lima

 

Nenhum comentário: