domingo, 30 de janeiro de 2011

Grupo de pesquisa da Faculdade de Educação Física da UnB quer capacitar gestores em futebol

Paulo Henrique Azevêdo (dir.) durante evento promovido pela Escola Internacional de Futebol.
Crédito: Divulgação Gesporte (para visualizar a imagem ampliada, basta clicar uma vez com o mouse sobre ela)

Uma iniciativa do Laboratório de Pesquisa sobre Gestão de Esporte da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília pretende preparar profissionais do esporte para atuarem no Mundial de 2014. A proposta é qualificar mão de obra especializada em diversas áreas do gerenciamento de eventos esportivos, como comunicação, administração e direito.

O coordenador do grupo, professor Paulo Henrique Azevêdo, conta que a ideia de investir na qualificação de gestores de futebol surgiu com a percepção de que o futebol é um dos esportes mais deficientes em relação à gestão no Brasil. Ele aponta a desorganização dos clubes esportivos e a má administração e manutenção dos estádios como exemplos dessa situação. Alem disso, a escassez no país de profissionais capazes de lidar com o gerenciamento de grandes eventos motivou o grupo a investir na ideia. “Se não fazemos adequadamente nem mesmo a gestão do futebol interno, imagina organizar uma competição como a Copa do Mundo de 2014”, questiona.

Por meio de jornadas sobre gestão de clubes esportivos, produção de artigos científicos e congressos, os membros do Laboratório pretendem capacitar profissionais já ligados ao esporte para atuar em atividades como planejamento de eventos, captação de recursos, divulgação, mobilização dos órgãos governamentais para apoiar projetos esportivos e contato com convidados e parceiros. Segundo o professor, nesses encontros também será considerada a interferência que grandes eventos, como o Mundial de 2014, exercem sobre a estrutura da cidade, exigindo planejamento específico para as áreas de transporte, turismo e infraestrutura.

Entre as ações previstas está a realização do I Congresso Internacional sobre Gestão do Esporte, marcado para novembro deste ano, em data a definir, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Realizado em parceria com os ministérios do Esporte e das Relações Exteriores e as secretarias de Esportes e de Turismo do Distrito Federal, o evento terá como tema a capacitação e qualificação profissional voltadas para o Mundial de 2014. São esperadas cerca de mil pessoas durante os três dias do evento. Os participantes poderão assistir palestras, mesas-redondas e visitar estandes das diversas cidades-sedes do mundial.

Para Paulo Henrique, uma das maiores contribuições do trabalho é a possibilidade de criar uma cultura de gerenciamento de eventos esportivos que permita aos brasileiros terem autonomia na gestão dessas atividades. “Se toda vez que tivermos grandes eventos precisarmos chamar gente de fora, nunca formaremos um corpo profissional capacitado”, comenta. Outras vantagens apontadas por ele são as corretas administrações das instalações esportivas e turísticas, por meio de planejamento que permita reconhecer as demandas e otimizar os investimentos.

Paulo Henrique aposta, ainda, que as melhorias poderão exceder o Mundial de 2014 e se estender para os campeonatos internos. “Acreditamos que preparar profissionais do país para atuar em grandes eventos possibilitará que nossos eventos de menor porte também possam melhorar”. Segundo o coordenador, as inscrições para o Congresso devem estar abertas a partir de julho, quando os detalhes e a programação do evento já serão conhecidos.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Publicado no Portal Terra – Blog Brasília no Mundial – 28 jan 2011 -
às 08h03

Jornalista Iara Vidal
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2 comentários:

Rafael disse...

As inscrições para o curso de especialização em Comunicação Estratégica em Esportes da PUC-Campinas vão até 26 de junho.
Acesse o site para mais informações:
http://www.puc-campinas.edu.br/pos/lato/curso.aspx?id=61

Rafael disse...

As inscrições para o curso de especialização em Comunicação Estratégica em Esportes da PUC-Campinas vão até 26 de julho.
Acesse o site para mais informações:
http://www.puc-campinas.edu.br/pos/lato/curso.aspx?id=61