segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

O Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte - GESPORTE - consolida sua atuação na região Centro-Oeste

O Grupo de Pesquisa "Gestão e Marketing da Educação Física, Saúde, Esporte e Lazer – GESPORTE” foi criado, registrado no CNPq e certificado pela Universidade de Brasília (UnB) no ano de 2005, iniciando uma trajetória inédita na Região Centro-Oeste do Brasil: realizar estudos, debates e disseminação de conhecimento nessa importante área.

Com isso, todo um processo teve que ser começado, pois trata-se de uma temática que apenas recentemente passou a receber uma abordagem científica no Brasil, possuindo muito poucos pesquisadores de referência no mundo, o que exigiu um esforço quase que solitário na construção de uma estrutura que se tornasse definitiva e operante em nossa região.

(para visualizar as imagens ampliadas, basta clicar uma vez com o mouse sobre elas)



Panorâmicas das Instalações do Laboratório GESPORTE

A partir de 2006, o grupo de pesquisa foi enriquecido com a criação do Programa de Pós-graduação em Educação Física – mestrado – de nossa instituição, o que representou o início de aprofundamento da pesquisa acerca da gestão e o marketing do esporte. Se por um lado, a criação do mestrado contribuiu para o fortalecimento do grupo de pesquisa, por outro, a formação stricto sensu em gestão do esporte também recebeu relevantes contribuições do nosso grupo de pesquisa, que passou a oferecer oportunidades para os alunos que estudam esse tema.
Em 2007 dois pontos relevantes ocorreram. O primeiro foi a oferta semestral da disciplina “Projeto de Pesquisa em Educação Física – PPEF”, que tem sido ministrada com um enfoque gerencial e mercadológico, dentro de temática ligada ao ambiente esportivo. Isso tem promovido uma iniciação de nosso aluno de graduação no mundo da pesquisa científica, empregando-se como tema a gestão do esporte. O trabalho realizado até o presente culminou com a aprovação e apresentação de trabalhos – apresentações orais e pôsteres – no Congresso Internacional de Gestão do Esporte e Lazer, promovido pela USP, em São Paulo, no mês de novembro de 2009 (conforme registrado à frente, neste atual documento). O outro ponto relevante foi o começo de nossa participação no Programa de Iniciação Científica (àquela época denominado PIC e, atualmente, ProIC), onde, em cada edital, a partir daquele ano, conseguimos ter aprovados todos os planos de trabalho propostos e um aproveitamento de cem por cento na conclusão das pesquisas. Ressalte-se aí o engajamento dos alunos do mestrado, que participam ativamente em todo o processo, contribuindo decisivamente para o sucesso dos graduandos.

Em 2008, com a criação da Escola Internacional de Futebol da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, o Grupo de Pesquisa GESPORTE consolidou a interação ensino-pesquisa-extensão, que é o elemento fundamental de atuação das instituições de ensino superior para com a sociedade. Inúmeros e relevantes eventos têm servido de interface para a oferta de serviços qualificados para a Educação Física e o Esporte. Nesse mesmo ano foi realizada a 1ª Jornada Brasiliense sobre Gestão de Clubes Esportivos, que agora em 2010 terá a sua terceira edição, sempre aliada à Semana de Extensão da Universidade de Brasília. A partir daí, outras atividades de extensão devem ser citadas por suas relevâncias e são:
A) Ciclo de Palestras GESPORTE, iniciado em 2010, com a apresentação de temas relevantes para a Gestão da Educação Física, do Esporte, da Recreação e do Lazer e que nas suas atividades iniciais contou com as presenças do Professor Doutor Alexandre Palma de Oliveira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em junho e do Professor Doutor Lamartine Pereira da Costa, da Universidade Gama Filho (UGF), em julho.
B) 1º Curso Oficial de Formação de Árbitros de Futebol (1º CFA), em 2009, considerado um modelo em todo o Brasil e já referenciado pela FIFA.

C) Mesa Redonda: Copa do Mundo de Futebol de 2014 no Brasil – Brasília como cenário de atuação do Profissional de Educação Física”, em 2009. Evento ocorrido como parte da Semana Acadêmica da Faculdade de Educação Física.
D) 2ª Jornada Brasiliense sobre Gestão de Clubes Esportivos, em 2009. Evento integrante da IX Semana de Extensão da Universidade de Brasília, que teve como tema "Extensão: Espaço para Pesquisa".
E) Sessão Ordinária de Instrução e Julgamento da Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol de Salão do Distrito Federal, em 2009. Esta foi a primeira vez que um evento dessa natureza ocorre nas dependências da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília.
F) 1ª Jornada Brasiliense sobre Gestão de Clubes de Futebol, em 2008. Evento integrante da VIII Semana de Extensão da UnB, que teve como tema “Universidade e Democracia”.


Assim, utilizando o mesmo espaço destinado ao funcionamento da EIF-CPLP – representando racionalização no uso de instalações, ao mesmo tempo atendendo às necessidades de pesquisa – foram, desde o início do mês de maio de 2008, iniciadas as atividades do “Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte”, que trata da temática “Gestão e Marketing da Educação Física, Saúde, Esporte e Lazer” e que busca contribuir para a consolidação de nossa Faculdade de Educação Física nos cenários local, regional, nacional e internacional.

O GESPORTE possui equipamentos de informática compatíveis às necessidades de pesquisa, bem como conta com um pequeno acervo com a literatura básica sobre o assunto, de minha propriedade, mas colocada à disposição dos interessados pelo tema. Tanto as orientações de mestrado, como as do do Grupo de Pesquisa GESPORTE, do ProIC, dos alunos de PPEF e de Prática de Organização de Eventos Desportivos e de Lazer (POEDL), passaram a ser realizadas no Laboratório GESPORTE, que tem se tornado um ponto de referência, localizado no Centro Olímpico da FEF-UnB.

Carlos Eduardo, Ariceli e Tauana, alunos da graduação, em reunião de elaboração de projeto de pesquisa
Dando suporte às atividades desenvolvidas pelo GESPORTE (grupo de pesquisa e laboratório) foram lançados um site e dois blogs.

O site GESPORTE (www.gesporte.net) tem a intenção de propiciar condições favoráveis ao estudo da gestão e marketing do esporte, aprofundando as questões conceituais, incentivando e publicando trabalhos técnicos e científicos sobre o tema.

O blogGestão e Marketing do Esporte – GESPORTE” (http://gesporte.blogspot.com/) discute a gestão e o marketing do esporte, no Brasil e em todo o mundo.

Já o blogEducação Física, Formação Acadêmica e Mercado de Trabalho – EducarEF” (http://educaref.blogspot.com/) é um espaço que procura discutir a formação acadêmica em Educação Física e a preparação do futuro profissional para atuação no mercado de trabalho.

Além disso é mantido um canal de difusão de atividades e eventos, no Twitter GESPORTE (http://twitter.com/gesporte).
É fundamental ressaltar que o avanço em todas as atividades somente se deu com a fixação das atividades de pesquisa no Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte, o que ocorreu a partir de 2008, com a implantação física da Escola Internacional de Futebol da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – EIF-CPLP. Da mesma maneira que uma sala de aula é um laboratório de pesquisa sobre ensino, que um campo de futebol é um laboratório de pesquisa sobre esporte, que uma sala de musculação é laboratório de pesquisa de atividades neuromusculares e outros inúmeros exemplos, as instalações da Escola Internacional de Futebol da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – que é uma proposta de extensão universitária – transformou-se, também, no Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte – que é uma atividade de pesquisa científica.

Somente após a utilização de instalações físicas específicas, que possui equipamentos tecnológicos compatíveis, permite acesso a livros e periódicos da área e possibilita reuniões periódicas, é que foi possível um crescimento e representatividade do Grupo de Pesquisa GESPORTE em todo o Brasil, com repercussão internacional. Ou seja, a implantação do laboratório, enquanto um lugar de trabalho e investigação científica foi elemento fundamental para a consolidação do Grupo de Pesquisa GESPORTE.

Atualmente, o Grupo de Pesquisa GESPORTE ocupa lugar de destaque na pesquisa sobre o tema em nosso país e possui dois de seus integrantes como fundadores da Associação Brasileira de Gestão do Esporte – ABraGEsp, que é a instituição que congrega pesquisadores e profissionais que atuam nessa área no Brasil, e que realiza interface com as demais associações em todo o mundo. A ocupação de um espaço físico – o Laboratório GESPORTE – foi fundamental até para se registrar a sede onde, também, podem ser recebidos os visitantes, recebidos documentos, dadas entrevistas, acondicionados documentos, dentre inúmeras outras atividades. Fato relevante é que, no momento em que nossa unidade passa por dificuldades na alocação de espaços físicos, foi implantado um laboratório compartilhando um espaço já existente, o que já é um ponto significativo desse processo.

Para fins de registro, o “Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte – GESPORTE” iniciou as suas atividades no dia dois de maio de 2008. No dia 28 de julho de 2010, na presença do Professor Lamartine Pereira da Costa – um dos precursores no estudo da gestão do esporte no Brasil – e contando com a participação dos docentes e discentes de nossa Faculdade de Educação Física, além de outros convidados, foi realizada a abertura simbólica do “Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte – GESPORTE”.

Muito ainda há por fazer, mas os passos iniciais foram dados, sempre focando o trinômio ensino-pesquisa-extensão, como se pode verificar na figura abaixo.


Um comentário:

Pedro Henrique disse...

As instalações são de ponta. Parabéns pelo esforço e trabalho!