Será necessário o emprego de técnicas de marketing em micro e pequenas empresas?
De uma maneira geral, marketing é um processo de identificação e desenvolvimento de soluções para a satisfação de necessidades e desejos dos consumidores, utilizando a troca como mecanismo de realização dessas atividades. O ponto fundamental do processo mercadológico é a satisfação de todas as partes envolvidas.
O marketing tornou-se bastante difundido face à sua utilização pelas grandes corporações, sempre em busca de novos mercados e apoiando-se no trabalho de pesquisadores respeitados em todo o mundo. Por isso, é cada vez mais utilizado e tem seus princípios amplamente divulgados.
Dada a disseminação, utilizá-lo como meio de concretizar ações empresariais ou mesmo de garantir a sobrevivência do negócio, o marketing constitui-se em um conjunto de conhecimentos disponível, acessível e até vital para a permanência no mercado, não somente de empresas de grande porte, mas até das microempresas.
Para tanto, há a premência de se elaborar um plano de marketing, composto, no mínimo, dos seguintes itens:
- Definição da missão da empresa, englobando as ações factíveis de serem efetivamente cumpridas: esclarecer por que ela foi criada, que produtos ou serviços são ou podem ser oferecidos, de que forma e em que condições os clientes podem ter acesso a eles;
- Conhecimento detalhado da clientela-alvo: é ponto fundamental, que deve ser atingido através do acompanhamento da evolução de dados e informações sobre renda, nível sócio-cultural, hábitos de consumo e de lazer. Ao entender detalhadamente os clientes pode-se suprir com mais facilidade a seus desejos;
- Pesquisa do mercado, dialogando com clientes e observando a concorrência: é vital obter e saber empregar informações sobre o mercado no qual a empresa atua. Busca-se saber quem são os verdadeiros concorrentes, de que modo atuam e quais são os clientes efetivos e os potenciais; e
- Definição de iniciativas que aumentem a satisfação dos clientes: cordialidade no atendimento, disposição para ouvir, negociar preços ou condições, dentre outras. Uma empresa bem informada tem, também, condições de desenvolver melhores técnicas de atendimento aos seus clientes.
Para estar mais atento às necessidades de seus clientes, o profissional precisa não somente ter uma nova visão de seus negócios, mas também uma nova postura na busca permanente de qualificação e investimento em tempo específico para a pesquisa e busca de informações mercadológicas.
Pode-se apontar que um plano de marketing é tão indispensável quanto o capital de giro de uma empresa, já que ele poderá definir formas criativas e viáveis de realizar o processo de troca de bens ou serviços de forma segura e duradoura. Duradoura porque o negócio empresarial - para assegurar a perenidade de uma organização - não pode se encerrar em apenas uma transação, mas, na medida em que promova a satisfação do cliente implique em uma relação permanente de consumo.
Com o marketing é possível analisar constantemente os componentes desse ambiente, onde "dinâmica do mercado", “fornecedor”, "bem”, “serviço”, “funcionário” e “empresário” buscam permanentemente superar as expectativas do “cliente”. Para que isso ocorra, utilizam-se ferramentas desenvolvidas no plano de marketing, visando a satisfação do cliente e da a empresa de atividades físicas.
Um comentário:
Hoje em dia devido a grande concorrência e ao aumento do demanda por serviços de qualidade, mesmo as pequenas empresas devem levar em consideração esses aspectos e investir em profissionais qualificados para implementar esses tipos de práticas.
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