domingo, 12 de dezembro de 2010

Utilização do Marketing por Pequenas Empresas de Atividade Física

Será necessário o emprego de técnicas de marketing em micro e pequenas empresas?

De uma maneira geral, marketing é um processo de identificação e desenvolvimento de soluções para a satisfação de necessidades e desejos dos consumidores, utilizando a troca como mecanismo de realização dessas atividades. O ponto fundamental do processo mercadológico é a satisfação de todas as partes envolvidas.

O marketing tornou-se bastante difundido face à sua utilização pelas grandes corporações, sempre em busca de novos mercados e apoiando-se no trabalho de pesquisadores respeitados em todo o mundo. Por isso,
é cada vez mais utilizado e tem seus princípios amplamente divulgados.

Dada a disseminação, utilizá-lo como meio de concretizar ações empresariais ou mesmo de garantir a sobrevivência do negócio, o marketing constitui-se em um conjunto de conhecimentos disponível, acessível e até vital para a permanência no mercado, não somente de empresas de grande porte, mas até das microempresas.

Para tanto, há a premência de se elaborar um plano de marketing, composto, no mínimo, dos seguintes itens:

  • Definição da missão da empresa, englobando as ações factíveis de serem efetivamente cumpridas: esclarecer por que ela foi criada, que produtos ou serviços são ou podem ser oferecidos, de que forma e em que condições os clientes podem ter acesso a eles;
  • Conhecimento detalhado da clientela-alvo: é ponto fundamental, que deve ser atingido através do acompanhamento da evolução de dados e informações sobre renda, nível sócio-cultural, hábitos de consumo e de lazer. Ao entender detalhadamente os clientes pode-se suprir com mais facilidade a seus desejos;
  • Pesquisa do mercado, dialogando com clientes e observando a concorrência: é vital obter e saber empregar informações sobre o mercado no qual a empresa atua. Busca-se saber quem são os verdadeiros concorrentes, de que modo atuam e quais são os clientes efetivos e os potenciais; e
  • Definição de iniciativas que aumentem a satisfação dos clientes: cordialidade no atendimento, disposição para ouvir, negociar preços ou condições, dentre outras. Uma empresa bem informada tem, também, condições de desenvolver melhores técnicas de atendimento aos seus clientes.
O desafio para o gestor de empresas de atividades físicas é transformar o conteúdo do planejamento em ações concretas. Por isso, é importante manter-se informado sobre o dinamismo ambiental que se processa fora da empresa, mas que influencia no processo decisório organizacional. É o que podemos denominar dinâmica de mercado, onde fatores tais como medidas governamentais, novas tecnologias e novos concorrentes podem afetar o modelo de gestão empresarial.

Para estar mais atento às necessidades de seus clientes, o profissional precisa não somente ter uma nova visão de seus negócios, mas também uma nova postura na busca permanente de qualificação e investimento em tempo específico para a pesquisa e busca de informações mercadológicas.

Pode-se apontar que um plano de marketing é tão indispensável quanto o capital de giro de uma empresa, já que ele poderá definir formas criativas e viáveis de realizar o processo de troca de bens ou serviços de forma segura e duradoura. Duradoura porque o negócio empresarial - para assegurar a perenidade de uma organização - não pode se encerrar em apenas uma transação, mas, na medida em que promova a satisfação do cliente implique em uma relação permanente de consumo.

Com o marketing é possível analisar constantemente os componentes desse ambiente, onde "dinâmica do mercado", “fornecedor”, "bem”, “serviço”, “funcionário” e “empresário” buscam permanentemente superar as expectativas do “cliente”. Para que isso ocorra, utilizam-se ferramentas desenvolvidas no plano de marketing, visando a satisfação do cliente e da a empresa de atividades físicas.

Um comentário:

Pedro Henrique disse...

Hoje em dia devido a grande concorrência e ao aumento do demanda por serviços de qualidade, mesmo as pequenas empresas devem levar em consideração esses aspectos e investir em profissionais qualificados para implementar esses tipos de práticas.