domingo, 31 de outubro de 2010

3ª Jornada sobre Gestão de Clubes Esportivos analisará o sucesso das equipes de futebol do estado de Goiás

Nos dias 10, 11 e 12 de novembro, das 14 às 18 horas, a Escola Internacional de Futebol da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – EIF-CPLP e o Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte – GESPORTE realizam a 3ª Jornada sobre Gestão de Clubes Esportivos

(para visualizar as imagens ampliadas, basta clicar uma vez com o mouse sobre elas)


Com a intenção de fortalecer as boas práticas que conduzem a excelentes resultados – tanto administrativo-financeiros, como esportivos –, a EIF-CPLP e o Laboratório GESPORTE, realizam anualmente – desde 2008 –, evento para disseminar esses modelos, objetivando qualificar profissionais e propiciar condições para que a comunidade realize debate acerca da gestão do esporte.

Em 2010, o evento adota uma abrangência regional
O esporte profissional - principalmente o futebol - tem se tornado, cada vez mais, sinônimo de paixão, contudo não basta apenas a paixão, sendo necessária também a competência para gerir clubes. É nítida a pouca capacitação existente na gestão do mundo esportivo profissional e isso se dá não apenas em nossa região ou no Brasil, como um todo, mas no mundo. Para o Laboratório GESPORTE, dirigentes qualificados e competentes resultam em melhores resultados administrativos e esportivos, tornando os clubes mais atrativos aos investimentos de empresas e do Estado.

O evento tem se tornado uma referência na região Centro-Oeste e debate assuntos sobre gestão do esporte, que interessam a dirigentes, pesquisadores, atletas, especialistas e, fundamentalmente, a comunidade interessada em esporte. A proposta central é discutir as boas práticas gerenciais buscando a sua multiplicação e o desenvolvimento do esporte como um todo. Áreas como a gestão do esporte, o direito esportivo, a psicologia esportiva, a medicina esportiva, a nutrição esportiva, a sociologia do esporte, dentre outras, são influenciadas pelas decisões dos dirigentes esportivos e a qualificação desses profissionais poderá produzir reflexos em todo o ambiente do esporte profissional.

Trata-se de um evento oficial da X Semana de Extensão da Universidade de Brasília, sendo a inscrição gratuita e emitidos certificados para os participantes. Possui chancela da Universidade de Brasília (UnB) e da Associação Brasileira de Gestão do Esporte (ABraGEsp).

Neste ano, na 3ª Jornada sobre Gestão de Clubes Esportivos, o tema abordado será Uma Nova Gestão para os Clubes de Futebol da Região Centro-Oeste”. Os três mais representativos clubes do estado de Goiás irão apresentar suas estratégias que tem possibilitado as suas presenças nas mais expressivas competições do futebol brasileiro. Atlético Clube Goianiense, Goiás Esporte Clube e Vila Nova Futebol Clube foram escolhidos, em função da competência administrativa e dos resultados esportivos positivos que tem apresentado ao longo dos últimos anos e que os tornaram referência na Região Centro-Oeste, com repercussão em todo o Brasil.

Agora, em 2010, já estão confirmadas as presenças do presidente do Atlético Goianiense, Valdivino José de Oliveira; do presidente do Vila Nova, Sebastião Geso Ramos de Oliveira; e de um diretor do Goiás Esporte Clube.

O estado de Goiás desperta a atenção no cenário do futebol brasileiro, sendo um dos poucos a possuírem mais de um clube na Série A e ainda contar com representante na Série B. Talvez a mídia ainda não tenha dado conta desse fato, mas é altamente significativo e serve de exemplo até para estados com grandes históricos em nosso futebol. Por isso, na 3ª Jornada sobre Gestão de Clubes Esportivos serão apresentados os casos de sucesso dos clubes de futebol do estado de Goiás que possui Atlético Goianiense e Goiás (Série A) e Vila Nova (Série B) nas mais importantes categorias do futebol brasileiro. É, também, um bom momento para que esses clubes possam divulgar os trabalhos que realizam e captar torcedores-consumidores para fortalecerem os seus projetos.

Nas palestras serão apresentadas a trajetória histórica do clube, os resultados esportivos obtidos nos últimos anos e, fundamentalmente, as estratégias administrativas utilizadas. Será bom a divulgação da estrutura que o clube possui para a realização de todas as suas atividades, bem como as metas para os próximos anos.


Como foram as duas primeiras jornadas
Na primeira edição, em 2008, o tema foi "A gestão do clube de futebol como fator de sucesso esportivo e econômico". A fotografia abaixo apresenta, em uma das mesas, as presenças de Márcio Heuser (dirigente do CFZ Brasília), José Cruz (jornalista), Ministra Vera Cintia Alvarez (Ministério das Relações Exteriores), Professor Jônatas Barros (então diretor da FEF-UnB), Weber Magalhães (vice-presidente da CBF), Paulo César Araújo (vice-presidente da Federação Brasiliense de Futebol), e Professor Paulo Henrique (FEF-UnB) - da esquerda para a direita.

Na "2ª Jornada sobre Gestão do Esporte", em 2009,
o tema de debate foi "A gestão de clube esportivo - diferentes percepções". Uma das discussões foi realizada por árbitros de modalidades esportivas, que são relevantes gestores do ambiente esportivo de todo esporte. Na foto abaixo, da esquerda para a direita estão Sandro Meira Ricci (árbitro aspirante ao quadro da FIFA), Dênio Ismael Costa (árbitro internacional de Handebol), Weber Magalhães (mediador), Carlos Emanuel Sautchuk (assistente aspirante ao quadro da FIFA) e Marlon Barreto (árbitro nacional de Voleibol). Essa mesa analisou os reflexos dos modelos de gestão dos clubes sobre o ambiente de disputa das competições esportivas.

Ainda em 2009, no último dia do evento, houve uma mesa composta pelo dirigente Weber Magalhães (vice-presidente da CBF) e dos jornalistas Thalita Garcia e Roberto Naves (da esquerda para a direita) analisou a gestão dos clubes esportivos sob a ótica dos veículos de comunicação.


Interação acadêmica
O evento cumpre, também, uma fundamental atividade acadêmica, sendo organizado pelos alunos da disciplina "Prática de Organização de Eventos Desportivos e de Lazer", do curso de graduação em Educação Física, coordenados pelo docente da disciplina, Professor Paulo Henrique Azevêdo.
O suporte da direção da Faculdade de Educação Física, da UnB constitui-se no alicerce para a plena realização do evento.


Maiores informações

A 3ª Jornada sobre Gestão de Clubes Esportivos acontecerá no Auditório da Faculdade de Educação Física, da Universidade de Brasília (UnB), que fica no Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba B, nos dias 10, 11 e 12 de novembro de 2010, entre 14h00 e 18h00m.

As inscrições podem podem ser realizadas na Escola Internacional de Futebol da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – EIF-CPLP e na Coordenação de Extensão da FEF-UnB, que ficam no Centro Olímpico da Universidade de Brasília, em dias úteis, a partir de 04 de novembro, das 09h às 11h30m e das 14h30m às 17h30m.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 61 3107-2553 e pelo e-mail gesporte@unb.br.


Divulgação do evento

A Jornada sobre Gestão de Clubes Esportivos já está sendo acompanhada pela Comunicação Social da Universidade de Brasília, pela TV UnB, além dos jornais, canais de televisão, sites e blogs especializados em esporte.

3 comentários:

Pedro Henrique Azevêdo disse...

Muito boa a iniciativa, espero que o sucesso dos clubes de Goiás sirva de exemplo para os clubes da nossa cidade. Um abraço

Flávia Bastos disse...

A ABRAGESP parabeniza a iniciativa! Com certeza será um marco na gestão do futebol no Brasil!

jornaltorcedorfolgado disse...

professor parabens gostei muito de seus comentarios sempre bem colocados, acretido que ja e um marco de virada de sucessos na gestao de futebol obrigado.