sexta-feira, 25 de junho de 2010

O Professor de Educação Física cuida da sua saúde?

Teve início o Ciclo de Palestras GESPORTE.

1ª Palestra Técnica foi proferida pelo Professor Doutor Alexandre Palma (UFRJ)


Professor Alexandre Palma realizando explanação sobre o tema da palestra

Num ambiente descontraído e muito produtivo acadêmico e profissionalmente, o Professor Doutor Alexandre Palma de Oliveira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) proferiu a palestra “O Professor de Educação Física cuida da saúde do seu cliente. E da sua própria saúde?”. Com muita competência e experiência, o Professor Alexandre Palma propiciou as melhores condições para um amplo debate que teve como pano de fundo as condições de trabalho, qualidade de vida e desenvolvimento da carreira dos Profissionais de Educação Física que atuam no ramos de academias de atividade física.

A plateia tomou por completo o auditório da Faculdade de Educação Física da UnB

O evento ocorreu no dia 16 de junho de 2010 e a abertura formal foi realizada pelo Professor Doutor Alexandre Rezende, diretor da Faculdade de Educação Física da UnB, e pelo Professor Doutor Paulo Henrique Azevêdo, Coordenador do Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte – GESPORTE e idealizador do Ciclo de Palestras GESPORTE.

Houve a participação efetiva dos oitenta e cinco inscritos e notou-se, inclusive, a presença de alunos de outros cursos e faculdades do Distrito Federal. Também prestigiaram a palestra, um bom número de professores da Universidade de Brasília e de outras instituições de ensino Superior, localizadas tanto em esfera local quanto em esfera regional.

O tema apresentado é extremamente relevante na carreira do Profissional de Educação Física, já que, principalmente no início de sua atuação existe uma priorização excessiva do trabalho, deixando em segundo plano a saúde, o lazer e o salutar relacionamento social que deve existir em nossas vidas. Isso provoca diversos distúrbios que podem prejudicar a qualidade de vida do profissional.

Outro tema tratado foram as condições de trabalho do profissional de Educação Física e os reflexos para a sua saúde física e mental. Notadamente nas atividades práticas, a falta de proteção e o excesso de atividades - dentre outros fatores - tendem a provocar diversos problemas, com reflexos na carreira profissional e na saúde do profissional de Educação Física.

O foi o ponto de partida do "Ciclo de Palestras GESPORTE", planejado e realizado pelo Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte - GESPORTE e possibilitou a troca de experiência entre um renomado pesquisador com profissionais experientes e com o público interessado por esta área, na busca de melhor qualificar a gestão do esporte no Brasil.

Este evento ficou registrado como o primeiro do "Ciclo de Palestras GESPORTE"



Um comentário:

Roberto Abreu disse...

Parabéns, Paulo Henrique!!!

Tô curtindo o blog GESPORTE. As suas matérias estão sendo muito bem elaboradas. Muito ricas de conteúdo. Este ciclo de palestras que você criou, então, realmente, é importantíssimo. É isso aí!

Um gde abraço.
Roberto Abreu.