sexta-feira, 2 de junho de 2017

Homenagem ao Professor José Maurício Capinussú

Professor José Maurício Capinussú de Souza
O Laboratório de Pesquisa Sobre Gestão do Esporte – Gesporte presta homenagem póstuma ao nosso grande Mestre, o Professor Doutor José Maurício Capinussú de Souza, um dos maiores nomes da Educação Física Brasileira. O dia 26 de maio de 2017 amanheceu triste, com a notícia do seu falecimento e cumpre-nos, agora, ressaltar a figura do Professor Capinussú.
Nascido em 1937, José Maurício Capinussú, ainda jovem, ingressou no curso de Jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1963, o que se justificava por sua aptidão na leitura, na produção literária e na comunicação. Posteriormente, em 1971, graduou-se em Educação Física na mesma instituição, sendo essa talvez uma combinação perfeita para o nascimento de um grande Jornalista e Educador Físico que, na sua genialidade, produziria no futuro inúmeras obras literárias que serviriam de alimento cultural para a nossa sociedade.
Carreira profissional sempre ligada à gestão do esporte
O Professor Capinussú, realizou Especialização em Administração Esportiva pela Escola de Esportes de Berlim, em 1986. Também concluiu Especialização em Organização e Métodos pela Fundação Getúlio Vargas, em 1992. Obteve o título de Mestre em Administração, em 1979 e realizou o doutorado em Comunicação, em 1994, ambos pela UFRJ.
O Doutor Capinussú revolucionou o modo pelo qual se enxergava o Esporte através da gestão. Também destacou-se pelo olhar diferenciado sobre o movimento Olímpico, que deveria ser analisado não apenas como um espetáculo midiático, mas sim como um ambiente repleto de discussões sociais, econômicas e culturais, além de muitas outras.
O estudo do esporte no ambiente lusófono tornou-se uma demonstração de amor, registrada por sua presença valiosa e incansável em todos os Congressos de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa. Em 2016, a despeito de possuir saúde extremamente frágil, participou do evento em toda a sua plenitude, inclusive com apresentação de trabalho científico, com orientanda de mestrado.
Sua genialidade não se resumia apenas pela capacidade de traduzir tão rica inteligência em palavras de conhecimento, mas também no modo humano de se relacionar com as pessoas, deixando entre muitas orientações de graduações e aulas, não apenas profissionais e colegas de trabalho, mas também verdadeiros amigos. Sempre preocupado com a formação integral do aluno, apresentava-se disposto a compartilhar experiências e a aprender com todos.
O GESPORTE agradece
O Laboratório GESPORTE reconhece a relevância do Professor Capinussú e agradece a oportunidade de ter usufruído dos conhecimentos gerados por esse notável brasileiro e grande amigo.
Professor Capinussú e Professor Paulo Henrique

Prof. Capiunssú, tendo ao seu lado esquerdo Ricardo Souza e ao seu lado direito Rubens Spessoto

Prof. Paulo Henrique e Prof. Capinussú

Professor João Eduardo Batista (PUC-GO e integrante do Gesporte) e Prof. Capinussú
 

Da Esq. para dir.: Sra. Neide (esposa do Prof. Capinussú), Prof. Paulo Henrique, Prof. Capinussú, Prof. Antonio Bramante, e Prof. Nathalia Menezes
Por isso, ao recordar a tradução da palavra em latim “aluno” que significa ausência de luz ou conhecimento cabe a nós, sem nenhum receio, saudá-lo como aquele que iluminou nossos caminhos através do conhecimento.
Ao Professor José Maurício Capinussú o nosso obrigado, Mestre!
Professor Capinussú
Referência
Postagem coordenada por Arthur Sales Vasconcelos

Nenhum comentário: