segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Renildo Rossi Junior defende em Portugal tese sobre esporte e inclusão social


O professor Renildo Rossi Júnior, gestor esportivo com larga experiência em projetos esportivos que tratam da inclusão social, titulou-se doutor pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Portugal, no dia 06 de janeiro.


O título da tese foi “Desporto e Inclusão social: Estudo da Fundação de Apoio e Mobilização Social (FAMFS), Feira de Santana, Bahia - Brasil” e tratou de importante projeto esportivo e social de grande impacto desenvolvido em nosso país.

O orientador foi o Doutor Antonino Pereira, que é Professor Adjunto da Escola de Ensino Superior do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal e a co-orientadora foi a Doutora Roselene de Alencar, Professora Adjunta do Departamento de Antropologia e Etnologia da Universidade Federal da Bahia.


Os direitos autorais foram transferidos à UTAD, para acesso mundial.

A banca examinadora e o parecer
Compuseram a banca os seguintes docentes:
  • Doutor Rui Manoel Proença de Campos Garcia (Professor Catedrático da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto);
  • Doutor António Camilo Teles Nascimento Cunha (Professor Auxiliar com Agregação da Universidade do Minho);
  • Doutor José Carlos Leitão (Professor Associado com Agregação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro);
  • Doutor Antonino Manuel de Almeida Pereira (Professor Adjunto da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu), na condição de orientador;
  • A presidência coube ao Doutor Victor Reis (Professor Associado com Agregação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro).

Ao final da defesa e arguição, os vogais emitiram o seguinte parecer:

Tendo em consideração a qualidade de tese, a importância e qualidade dos resultados originais obtidos, e boa qualidade de redação de tese e a excelente forma e clareza como apresentou e respondeu as questões, e ao impacto social do trabalho, somos de parecer, por unanimidade, que o candidato seja aprovado em vinte valores (Vila Real, Portugal, 06 de Janeiro de 2016)”.

O trabalho não teve recomendação de alteração e obteve nota máxima por unanimidade (20 pontos). O Doutor José Carlos Leitão; responsável pela metodologia qualitativa da UTAD, destacou ser este o melhor estudo qualitativo de doutoramento até a presente data, naquela instituição.
Resumo da tese
Segue o resumo da tese defendida pelo Professor Renildo Rossi Junior.
O desporto contribui de forma importante para a coesão econômica e social e uma maior integração na sociedade, promovendo o desenvolvimento das relações sociais estimulando contato entre países e cidadãos (Comissão das Comunidades Europeias, 2007). A Fundação de Apoio ao Cidadão e Mobilização Social (FAMFS) é uma entidade sem fins-lucrativos, dealizada no final da década de 1980, e constituída em 1990. Os objetivos do nosso estudo foram: i) identificar que projetos foram promovidos pela FAMFS no âmbito do desporto em Feira de Santana; ii) conhecer as estratégias e/ou metodologias utilizadas para a concretização real (no terreno) desses projetos; iii) saber as razões que levaram a FAMFS à escolha do desporto como âmbito de intervenção; iiii) analisar os objetivos que a FAMFS pretendeu atingir com a realização dos vários projetos desportivos; iiiii) conhecer os resultados alcançados pela FAMFS com a sua intervenção no âmbito do desporto. Para os fins da presente proposta de estudo, fizemos uso do método etnográfico de pesquisa (J. S. Ribeiro, 2003; Tedlock, 2000). Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: a análise documental, a observação participante e entrevistas semiestruturadas a 27 informantes-chave envolvendo membros (antigos e/ou atuais) da diretoria, técnicos e beneficiários. Entre os vários resultados obtidos, saliente-se que os projetos desportivos sociais desenvolvidos pela fundação ao longo desses anos visaram possibilitar oportunidades de vida aos mais carenciados. Para tanto, foram estabelecidos convênios com os poderes públicos (federal, estadual e municipal), tendo como principais resultados a profissionalização e inserção profissional. O estabelecimento de parcerias intersetoriais foi identificado como sendo a principal razão do sucesso do desporto dinamizado pela FAMFS.
Palavras-chave: DESPORTO, INCLUSÃO SOCIAL, ETNOGRAFIA, ESTUDO DE CASO”.

Congratulações do GESPORTE
O GESPORTE parabeniza o Professor Doutor Renildo Rossi Junior, por haver superado com grande êxito, mais uma etapa em sua carreira e deseja muito mais sucesso. 

 

Nenhum comentário: