quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Gesporte realiza homenagem ao professor Alcir Sanches e palestra técnica sobre treinamento físico para segurança pública


Prof. Dr. Ricardo Flávio de Araújo Bezerra; Prof. Dr. Leonardo Lamas; Prof. Dr. Paulo Henrique Azevêdo; Prof. Ms. Daniel Cantanhede Behmoiras

O Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte – GESPORTE e os alunos da disciplina Gestão de Eventos em Esporte, Saúde e Lazer realizaram, no dia 09 de junho de 2015, a 19ª Palestra Técnica do Ciclo de Palestras GESPORTE.
O que é o Ciclo de Palestras GESPORTE
19ª Palestra Técnica do Ciclo de Palestras GESPORTE

O Ciclo de Palestras, idealizado pelo Prof. Dr. Paulo Henrique Azevêdo em 2010, já contou com as presenças de nomes como o Prof. Dr. Lamartine Pereira da Costa, autor do Atlas do Esporte Brasileiro e professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ; o Prof. Dr. Pedro Sarmento, da Universidade do Porto de Portugal; o Prof. José Vidal, ex técnico do time de basquetebol UniCEUB/BRB/Brasília; Hugo Parisi, atleta olímpico brasileiro dos Saltos Ornamentais, dentre outras expressões.
Nesta edição, o evento teve como tema geral “Treinamento Físico e Segurança Pública: da preparação para o concurso ao desempenho profissional”. Para tratar sobre essa temática trouxemos ao auditório da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília – FEF-UnB, o Prof. Ms. Valdinar de Araújo Rocha Júnior, com a palestra “A preparação física para profissionais de instituições de seguração pública e o Prof. Vinícius de Paula, com a palestra A preparação física de candidatos em concursos públicos para órgãos de segurança.
A abertura do evento, realizada às 14h00, contou com a presença do Prof. Dr. Leonardo Lamas Leandro Ribeiro e Prof. Dr. Ricardo Flávio de Araújo Bezerra, escolhidos pelos alunos da disciplina Gestão de Eventos; Prof. Ms. Daniel Cantanhede Behmoiras, coordenador do curso de Licenciatura e representante da direção da Faculdade de Educação Física - UnB e do Prof. Dr. Paulo Henrique Azevêdo, coordenador geral do Ciclo de Palestras e do Laboratório GESPORTE. Cada componente da mesa proferiu suas considerações sobre o evento e seguiu-se, então, para a homenagem ao Prof. Dr. Alcir Braga Sanches.
Homenagem ao Prof. Dr. Alcir Braga Sanches

Prof. Alcir com seus alunos na aula de Metodologia do Futebol

Após mais de 40 anos de dedicação em prol da educação, além de participar da comissão que idealizou e implantou o curso de Educação Física na Universidade de Brasília, entre outras grandes conquistas, o Prof. Dr. Alcir Braga Sanches aposentou-se.
Prof. Alcir participando de uma aula prática como excelente goleiro
Em 2007, o Professor Alcir participou da primeira reunião oficial do GESPORTE. Da esq. para a dir. Prof. Ribamar, Prof. Alcir, Prof. João Eduardo, Jornalista José Cruz e Prof. Testa

A homenagem consistiu em uma apresentação da sua vida pessoal e acadêmica, contando a trajetória dentro da UnB, com fotos antigas do professor e de seus colegas de trabalho, parte deles presente na homenagem. Foi um momento descontraído e divertido, com todos os professores rindo e relembrando histórias e momentos marcantes.
O auditório da Faculdade de Educação Física da UnB estava repleto de amigos e convidados para o evento
 
Professor Iran Junqueira de Castro, amigo desde o início da carreira, realiza emocionado discurso sobre a trajetória do Professor Alcir

Os pioneiros professores da FEF Iran Junqueira de Castro, Alcir Braga Sanches e Osmar Riehl.
Após a apresentação o Prof. Dr. Iran Junqueira de Castro, grande amigo do professor Alcir, pôde proferir suas palavras para o homenageado, palavras de muito carinho e respeito foram ditas, emocionando o professor Alcir e demais presentes.
Prof. Paulo Henrique Azevêdo entregando a placa de homenagem ao Prof. Alcir Braga
Em seguida foi entregue pelo Prof. Dr. Paulo Henrique Azevêdo uma placa ao professor Alcir, demonstrando sua importância para a Faculdade de Educação Física – FEF, gratidão e reconhecimento pelos serviços prestados durante seus mais de 40 anos na Universidade de Brasília.
Prof. Paulo Henrique Azevêdo entregando a placa de homenagem ao Prof. Alcir Braga
Acima, o conteúdo da placa oferecida ao Professor Alcir Braga Sanches

Após a entrega, o professor Alcir proferiu algumas considerações, visivelmente emocionado, agradecendo bastante pela homenagem e reconhecimento.
Eu acho que o que acontece é o seguinte: todo mundo precisa de uma referência; é ela que te dá uma direção.”
O Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte – GESPORTE, reconhece toda a dedicação que o professor teve durante esses mais de 40 anos de trabalho e dedicação, portanto, agradece a contribuição dada por este excelente profissional, e ser humano, que é mais que uma simples referência profissional e pessoal.
Obrigado Prof. Dr. Alcir Braga Sanches, por tudo que fez e continuará fazendo em sua jornada!
Eu não serei aposentado. Serei PROFESSOR aposentado.
De onde? Da Universidade de Brasília!”

Prof. Dr. Alcir Braga Sanches



As palestras sobre Treinamento Físico e Segurança Pública
O tema da 19ª Palestra Técnica foi "Treinamento Físico e Segurança Pública: da preparação para o concurso ao desempenho profissional" e os principais tópicos abordados nas duas intervenções foram: (a) Importância da Educação Física para o treinamento físico; (b) Coerência entre exigências do teste e a real exigência de sua atuação profissional; (c) Parâmetros na seleção dos testes e vivência profissional.
A preparação física de candidatos em concursos públicos para órgãos de segurança
O Prof. Vinícius de Paula começou fazendo uma introdução sobre a segurança pública e as etapas que ocorrem para a aprovação em um concurso público na área, para em seguida abordar o foco principal de sua palestra, que foi sobre o teste de aptidão física – TAF e como ele é aplicado dentro da corporação. Falando sobre o tema o professor começou perguntando se o teste é coerente com o trabalho que será exercido dentro da segurança pública e explicando que cada força (Bombeiro Militar, Policia Civil, Polícia Federal, etc) deveria ter um teste de aptidão física específico. Logo em seguida foi falado sobre os testes de aptidão física que acontecem após a aprovação no concurso, se referindo ao Corpo de Bombeiro Militar do Distrito Federal - CBMDF onde ele trabalha, mostrando os testes realizados e como é aplicado no dia a dia de um bombeiro militar.
Prof. Vinícius de Paula
A preparação física para profissionais de instituições de seguração pública
Durante a apresentação o Prof. Dr. Valdinar de Araújo relatou suas experiências como Professor de Educação Física no Departamento de Polícia Federal. Comentou sobre a importância da interdisciplinaridade durante sua atuação profissional e sobre a relevância de diversas disciplinas cursadas durante sua graduação. De forma sucinta, o palestrante apresentou estudos internacionais relacionados ao condicionamento físico dos policiais e ao nível de exigência corporal durante as principais atividades desses profissionais.
Além disso, o professor relatou como ocorrem os testes de aptidão física durante o curso de formação dos policiais federais e citou as dificuldades mais frequentes.
Prof. Dr. Valdinar de Araújo

Em suas considerações finais, o palestrante Valdinar de Araújo ressaltou a importância da gestão em todas as áreas, em especial, dessa disciplina que organizou a 19ª edição da Palestra Técnica do Ciclo de Palestras GESPORTE, estudando sobre seu planejamento na disciplina “Administração em Educação Física” e encerrando de forma prática em “Gestão de Eventos”. 
 Elaborado por Alexandre Lima de Araújo Ribeiro

Nenhum comentário: