terça-feira, 2 de setembro de 2014

Prof. Olga Correia conclui mestrado em Gestão e Marketing do Esporte.

Defesa de Dissertação de Mestrado da Prof. Olga Correia
No dia 25 de julho de 2014, sexta-feira, o programa de pós-graduação em Educação Física da Universidade de Brasília formou mais uma Mestre em Gestão e Marketing do Esporte, a professora Olga Correia.
A Defesa de Dissertação de Mestrado aconteceu nas dependências do Laboratório GESPORTE que foi preparado especialmente para essas atividades que ocorreram neste dia. 
Prof. Dr. Paulo Henrique Azevêdo, orientador e presidente da Banca Examinadora, abrindo os trabalhos da defesa.

Com início às 10h30, a Professora apresentou o trabalho intitulado “Estudo de fatores que influenciam a preferência dos consumidores do esporte-espetáculo no Distrito Federal”. Após a apresentação ocorreu a arguição da banca, composta pelo presidente e orientador, Prof. Dr. Paulo Henrique Azevêdo, pelo membro externo Prof. Dr. Nicolas Caballero e pela Prof. Dr. Marisete Peralta Safons, membro interno da UnB, e que durou cerca de uma hora. Em seguida, a banca se reúne, com a presença do membro suplente Prof. Dr. Aldo Antonio de Azevedo e finalmente, ao meio dia, o presidente da banca anunciou o resultado, conferindo à Prof. Olga Correia o título de Mestre em Gestão e Marketing do Esporte
Prof. Olga Correia apresentado sua Dissertação de Mestrado.

Trajetória acadêmica e profissional
Desde sua graduação na Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília, Olga Correia se dedicou aos estudos e pesquisas em Gestão e Marketing do Esporte. Atuou como estagiária do Laboratório GESPORTE entre 2011 e 2012 e logo ao final de sua graduação foi aprovada na seleção e ingressou no Programa de Pós-graduação em Educação Física, da Universidade de Brasília. Durante o mestrado, nos últimos dois anos, foi a principal colaboradora do Prof. Dr. Paulo Henrique Azevêdo nas atividades do Laboratório GESPORTE contribuindo com trabalhos técnicos e gerenciais destacando sua participação na organização de mais de 20 eventos técnico científicos e esportivos.
Ao longo do programa de pós graduação em Educação Física, Olga Parente cursou 5 disciplinas, apresentou o projeto de dissertação para banca de qualificação, submeteu artigo científico a revista científica, realizou Estágio em Docência, atuando junto com o seu orientador na disciplina Prática de Organização de Eventos Desportivos e de Lazer (POEDL), e realizou monitoria da disciplina de graduação Administração Desportiva (AD).

A pesquisa
Em sua apresentação a professora Olga Parente explanou de forma segura e objetiva os principais pontos de seu estudo.
O trabalho tratou do cenário do esporte-espetáculo na região do Distrito Federal na perspectiva dos consumidores deste mercado. O objetivo da pesquisa foi o de analisar fatores pré-determinados como possíveis influenciadores da preferência deste consumidor.
A pesquisadora concluiu que dos quatro fatores elencados: ligação com a cidade, prática da modalidade, influência de terceiros e o sucesso esportivo, este último é o que mais influencia na opção por torcer e consumir produtos relacionados ao time.

Dr. Nicolas Caballero, membro da banca assiste à apresentação da Prof. Olga Correia

Membros da banca: Da esquerda para direita  Prof. Dr. Nicolas Caballero, Prof. Dr. Paulo Henrique Azevêdo e Prof. Dra. Marisete Safons.
Após o anúncio do resultado da banca de mestrado, a Prof. Ms. Olga Correia agradeceu as valiosas contribuições oferecidas ao seu trabalho e agradeceu pelo apoio e presença de familiares, amigos e colegas de trabalho.
 Da esquerda para direira: Prof. Dr. Nicolas Cabalero, Prof. Dr. Aldo Azevedo, Prof. Dr. Paulo Henrique Azevêdo, Prof. Dr. Marisete Safons.

A família
Da esq. para dir.: Sr. Jorge Luiz Correia (pai), Sra. Leonilda Parente (mãe) e Luís Gustavo (um dos irmãos). 

Os colegas de trabalho
Da esquerda para direita: Prof. Ms. Alexsander Gomes, Prof. Ms. Olga Parente, Prof. Dr. Paulo Henrique Azevêdo, Danilo Figueredo e Pedro Mortoza.


As amigas
Da esq. para a dir.: Thays Queiroz, Ligia Falcão, Olga Correia, Ana Raíssa Amorim e Bárbara Maltez.

Autoridades presentes
Na defesa também estiveram presentes, pessoas de renome na área da Gestão e Marketing do Esporte como a Professora Doutora Flávia da Cunha Bastos, da Universidade de São PauloUSP e o Professor João Eduardo Batista, da Pontifícia Universidade de GoiásPUC/GO.
Da esq. para dir.: Prof. Dr. Aldo Azevedo, Prof. Dr. Nicolas Cabalero, Prof. Dr. Flávia Bastos (USP), Prof. Dr. Marisete Safons, Prof. Ms. Olga Parente, Prof. Dr. Paulo Henrique Azevêdo e Prof. Ms. João Eduardo Batista (PUC-GO).
Antes de partir para o seu novo projeto profissional, que extrapolará as fronteiras brasileiras, a professora Mestre Olga Correia resumiu sua experiência no PPGEF da seguinte forma:
"Minha experiência no mestrado foi para além da academia. Experimentei diversas formas de atuação profissional e descobri que para alcançar o sucesso é preciso competência, muito esforço e as vezes alguma teimosia e persistência."

Sucesso em sua carreira, Prof. Ms. Olga Correia!

A dissertação estará disponível em breve no banco de teses e dissertação e pode ser assim referenciada:
CORREIA, O. L. P. Estudos dos fatores que influenciam a preferência dos consumidores do esporte-espetáculo no Distrito Federal. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Física)– Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade de Brasília, Brasília, 2014.



Texto elaborado com a colaboração do Prof. Ms. Leonardo Arêas da Silva.
Fotografia: João Vital Parente Correia

2 comentários:

Scarllet S. B. da SIlva disse...

Parabéns pelo trabalho ! Acabei de ler seu trabalho e fiquei impressionada, sucesso!

China disse...

Boa tarde,
Gostaria de ter acesso a dissertação da prof. Olga, mas acessei o site da UNB e o acesso está fora do ar.
Gostaria de saber se seria possível me encaminhar por email?
att.
Edson Hirata
chinahirata@gmail.com