O
turismo foi um dos principais legados em cidades como Brasília, Belo
Horizonte, Salvador, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza
»Agência
Brasil
O
turismo e a capacitação profissional foram apontados por pessoas
envolvidas com a Copa do Mundo, nas cidades-sede, como os grandes
benefícios que o evento proporcionará. A maioria delas citou um dos
dois ou até ambos os pontos como melhorias significativas em seus
respectivos estados.
O
incremento turístico foi um dos principais legados em cidades como
Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Rio de Janeiro, São
Paulo e Fortaleza. “O turismo também se desenvolve muito [com a
Copa]. Fortaleza já é um destino consolidado no Brasil. A nossa
meta é aproveitar a exposição para reforçar o nosso perfil em
escala mundial”, explicou o secretário especial da Copa 2014 no
Ceará, Ferruccio Feitosa.
O
coordenador do Laboratório de Gestão do Esporte - GESPORTE,
da Universidade de Brasília (UnB), Paulo Henrique Azevêdo,
acredita nos benefícios do turismo com a Copa Mundo. Para ele, o
Brasil pode implantar uma agenda turística mais consistente. “O
turismo vai ser implantado de maneira definitiva, o que não ocorre
se você parar para pensar. Só a cidade de Paris recebe muito mais
turistas, por ano, do que todo o Brasil. Com a Copa, poderemos atrair
mais negócios”.
Já a
capacitação profissional foi apontada por especialistas de
Fortaleza, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Manaus e
Salvador, como outro importante benefício para a Copa. As opiniões,
em geral, se baseiam nos vários programas de ensino de idiomas e
ofícios relacionados ao atendimento a turistas, como recepcionista,
garçom e organizador de eventos, entre outros. Profissionais que
acompanham os legados das obras da Copa em Natal, em Curitiba e em
Cuiabá, também foram contatados pela reportagem, mas não
responderam.
O
coordenador da UnB reconhece a importância dos programas de
capacitação, mas discorda sobre esse ser um legado de destaque. “O
número de pessoas capacitadas não é impactante na economia
brasileira e não sabemos se esses programas vão continuar após o
evento. Será que depois da Copa as organizações empresariais vão
dar segmento a esse projeto?”.
Entre os
outros benefícios lembrados estão as obras no sistema de mobilidade
urbana, o contato com culturas de outros países e a visibilidade
internacional que o evento proporcionará. “Após o sorteio dos
grupos do Mundial, a Fifa [Federação Internacional de Futebol] e a
Embratur – Empresa Brasileira de Turismo – trouxeram jornalistas
de agências de notícias de vários países para Porto Alegre. Eles
estiveram aqui para levar informações sobre a cultura da cidade,
dando uma visibilidade incrível à capital gaúcha”, disse
secretário extraordinário da Copa em Porto Alegre, João Bosco Vaz.
Reportagem
publicada no jornal
CORREIO
BRAZILIENSE
Brasília,
sábado, 18 de janeiro de 2014
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