sábado, 16 de novembro de 2013

6ª Jornada sobre Gestão do Esporte tratou de Instalações Esportivas

Com o auditório repleto foi realizada a 6ª Jornada sobre Gestão do Esporte - 6ª JGESPORTE, na Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília. O evento aconteceu nos dias 07 e 08 de novembro de 2013, durante a Semana Universitária. Recebeu 157 inscritos e foi, mais uma vez, um grande sucesso.
Auditório da FEF-UnB durante a 6ªJGESPORTE
Evento anual do GESPORTE chega à sua sexta edição
A JGESPORTE acontece anualmente, desde 2008 e traz ao debate importantes temas relacionados à gestão do esporte. É um evento consolidado, de propriedade intelectual do Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte – GESPORTE, idealizado pelo seu coordenador Prof. Dr. Paulo Henrique Azevêdo. Com o passar dos anos, a organização do evento conquistou importantes parceiros e colaboradores e, em 2013, contou com o fundamental apoio do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região – CREF7, da Secretaria de Esporte do Governo do Distrito Federal, na pessoa do Secretário Adjunto, senhor Célio René, e, como sempre, da Universidade de Brasília, por meio da Faculdade de Educação Física.
Este ano o evento aconteceu em dois dias, no turno da tarde, das 14h as 18h e contou com 4 palestras proferidas por profissionais da área de Gestão de Instalações Esportivas.
Programa JGESPORTE - dias 07 e 08 de novembro de 2013
GESPORTE homenageia o Prof. Dr. Alexandre Rezende, diretor da FEF-UnB - 2010-2014
No dia 07 de novembro, a mesa de abertura do evento teve as presenças da vice-presidente do CREF7, Prof. Ms. Nilza Martinovic, do Diretor da FEF-UnB e palestrante do evento, Prof. Dr. Alexandre Luiz Gonçalves de Rezende, do vice-diretor da FEF – UnB, Prof. Dr. André Luiz Teixeira Reis, do Secretário Adjunto de Esporte do GDF, Prof. Célio René Trindade e do Coordenador Geral do evento e do Laboratório GESPORTE, Prof. Dr. Paulo Henrique Azevêdo. Todos os componentes da mesa proferiram suas considerações iniciais sobre o evento e ao final realizou-se uma homenagem ao Prof. Dr. Alexandre Rezende por sua importante atuação como diretor da FEF-UnB, cujo mandato se encerra em janeiro de 2014.
Mesa de abertura da 6ªJGESPORTE
 O Prof. Dr. Paulo Henrique Azevêdo entregou ao Prof. Dr. Alexandre Rezende a placa de homenagem em nome do Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte - GESPORTE.
Prof. Dr. Paulo Henrique Azevêdo (dir.) entrega a placa de homenagem ao Prof. Dr. Alexandre Rezende
Ao receber o Prof. Alexandre leu para a plateia presente o texto gravado na placa: “Professor Doutor Alexandre Luiz Gonçalves de Rezende, reconhecimento por sua relevante contribuição como Diretor da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília, no período de 2010-2014”.
Prof. Dr. Alexandre Rezende lê os dizeres da Placa de Homenagem para a plateia presente
Após a homenagem o Prof. Dr. Alexandre Rezende iniciou sua palestra sobre “Gestão de instalações esportivas em faculdades de Educação Física: os desafios da FEF-UnB”. Ao final da palestra, abriu-se um espaço para as arguições da plateia sobre o tema abordado e às 16h encerrou-se a primeira sessão técnica da JGESPORTE 2013.
Ao final da Primeira Sessão Técnica da 6ªJGESPORTE, entrega de declaração ao palestrante.
Gestores do Serra Dourada falam sobre as dificuldades de gerenciar estádio público
A segunda palestra do evento teve início às 16h30 e ficou por conta dos gestores do estádio Serra Dourada, de Goiânia. Itamir Campos e Izabella Maia falaram sobre “Gestão de Instalações Esportivas no Futebol: o caso do Serra Dourada”. O estádio pertence ao governo do estado do Goiás e por isso é gerenciado com recursos públicos, o que faz com que a forma de gerenciamento seja diferente e muitas vezes mais complicada do que aquela utilizada em estádios privados. Depois de responderem às perguntas dos participantes, os palestrantes receberam as declarações da organização do evento e ajudaram na realização do sorteio de brindes, que encerrou o primeiro dia de JGESPORTE.
Itamir Campos e Izabella Maia, gestores do Serra Dourada, durante a 2ª Sessão Técnica da 6ªJGESPORTE
Izabella Maia, Paulo Henrique Azevêdo e Itamir Campos
No dia 08 de novembro de 2013, às 14h, iniciaram-se às atividades do segundo dia de evento. Com mais duas palestras programadas para a tarde, a abertura se deu com uma apresentação feita pelo Prof. Ms. Américo Pierangeli e pelo Prof. Esp. Leonardo Arêas, ambos componentes da equipe GESPORTE, sobre "Os desafios da Gestão de instalações esportivas dos estádios de futebol para a Copa 2014".
Integrantes da Equipe GESPORTE, Prof. Américo Pierangeli e Prof. Leonardo Arêas, abrem o segundo dia da 6ª JGESPORTE
No segundo dia, as presenças do gestor do SESC-DF, Carlos Augusto Carvalho e do Prof. Dr. Fernando Mezzadri, da UFPR
Às 14h30 o Prof. Carlos Augusto Carvalho, Diretor de Esporte e Lazer do SESC-DF, fez sua palestra sobre o tema “Gestão de Instalações Esportivas do SESC – Ceilândia”, onde abordou o modelo de gestão utilizado no gerenciamento de espaços esportivos, por uma das instituições mais conceituadas do Brasil, neste assunto. O SESC–Ceilândia é modelo de qualidade em instalações esportivas no Distrito Federal. Em seguida foram realizadas perguntas provenientes da plateia e, às 16h, encerrou-se a palestra.
Prof. Carlos Augosto Carvalho em sua palestra na 6ªJGESPORTE
Após o intervalo de 30 minutos, às 16h30 deu-se início à palestra de encerramento da 6ªJGESPORTE, com o Prof. Dr. Fernando Mezzadri, da Universidade Federal do Paraná, vindo de Curitiba especialmente para participação na Jornada sobre Gestão do Esporte. O Professor falou sobre “Gestão pública para o Brasil: novas perspectivas” tratando especificamente do esporte, dentro dessa importante temática. Fernando Mezzadri respondeu aos questionamentos da plateia e às 17h45 encerrou sua palestra.
Prof. Dr. Fernando Mezzadri faz a palestra de encerramento da 6º Edição da Jornada sobre Gestão do Esporte
Encerra-se a 4ª Sessão Técnica da 6ªJGESPORTE e o Prof. Dr. Paulo Henrique Azevêdo entrega a declaração ao palestrante
A etapa final do evento aconteceu com sorteio de brindes e o encerramento oficial do evento foi feito pelo Prof. Dr. Paulo Henrique Azevêdo, Coordenador Geral do Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte – GESPORTE, idealizador e Coordenador da Jornada sobre Gestão do Esporte.
A equipe GESPORTE e os alunos de POEDL trabalharam na organização e realização da 6ªJGESPORTE
Para a realização da 6ª edição da Jornada, a equipe do Laboratório GESPORTE composta por: Prof. Ms. Américo Pierangeli, Prof. Ms. Gisele Kede, Prof. Leonardo Arêas, Prof. Olga Correia, Prof. Vinícius Cyrillo, graduando Pedro Mortoza e graduando Rodson Santos, contou com a importante colaboração dos alunos da disciplina Prática da Organização de Eventos Desportivos e de Lazer – POEDL: Paulo Henrique de Souza, Guilherme Sarmento, Pedro Rocha, Lucas Veppo, Lorena Cruz, Milton Ribeiro, Felipe Mendonça, Michele Gomes, Kesley Crisóstomo, Júlia Kailara, Guilherme Caetano, Fernando Hirata, Luiz Filipe Rosa, Felipe Ansélio da Silva, Vanessa Bohrer, Vinícius Bulhões, Wendy Coimbra e Marco Antonio Melo.
Membros da Equipe GESPORTE (à mesa) e alunos da disciplina POEDL
A Jornada sobre Gestão do Esporte acontecerá novamente em 2014. A equipe GESPORTE deixa aqui o convite para a participação de todos os interessados em Gestão e Marketing do Esporte.
Até lá! 
Texto: Prof. Olga Correia
 

Nenhum comentário: