quarta-feira, 22 de maio de 2013

"I Simpósio Internacional Esporte e Transformação Social" é apresentado em coletiva de imprensa

Mesa de abertura da solenidade. Da esquerda para a direita: Ricarda Barbosa, representante da Secretaria de Esporte do GDF, Paulo Henrique Azevêdo, coordenador do GESPORTE, Sônia Báo, Vice-Reitora da UnB, José Roberto Sfair, diretor do SESC/DF, e Pedro Eusébio Cuesta, diretor do Instituto Cervantes de Brasília
No último dia 21 de maio, o Instituto Cervantes de Brasília recebeu seus parceiros na realização do I Simpósio Internacional Esporte e Transformação Social para uma coletiva de imprensa e assinatura do termo de compromisso entre o próprio Instituto, a Universidade de Brasília - UnB, o Serviço Social do Comércio do Distrito Federal - SESC/DF e a Secretaria de Estado de Esporte do Governo do Distrito Federal.
A solenidade foi conduzida pelo Diretor do Instituto Cervantes de Brasília, Senhor Pedro Eusébio Cuesta, que apresentou o evento e sua finalidade e convidou para a mesa, representando a Universidade de Brasília, a Vice-reitora, Prof. Dr. Sônia Báo e o Prof. Dr. Paulo Henrique Azevêdo, coordenador do Laboratório GESPORTE, por meio do qual a Universidade se insere na parceria. Também foram convidados para compor a mesa o Senhor José Roberto Sfair, diretor do SESC/DF e, representando a Secretaria de Esporte, a Senhora Ricarda Barbosa.
Representando a Universidade de Brasília, estiveram presentes, da esquerda para a direita, o Prof. Paulo Henrique (Laboratório GESPORTE, da FEF), a Prof. Sônia Báo (Vice-reitora da UnB), e o Prof. Alexandre Rezende (Diretor da FEF)
Cada componente da mesa fez suas considerações sobre a importância do evento para o atual cenário do esporte no Brasil, ressaltando a participação de cada instituição na parceria.
O Professor Doutor Paulo Henrique Azevêdo fazendo suas considerações sobre a importância do evento
O evento recebeu ampla cobertura dos veículos de comunicação
Após as considerações iniciou-se a coletiva, onde os jornalistas presentes puderam fazer suas perguntas sobre o evento e sua relevância, por cerca de 30 minutos. Dentre muitas preguntas destaca-se aquela destinada ao Diretor do Cervantes: “Porque uma instituição como o Cevantes abraçou a iniciativa de realizar um evento voltado para o esporte?” O senhor Pedro Cuesta respondeu utilizando o exemplo da realização dos Jogos Olímpicos de Barcelona, conhecido como um dos megaeventos esportivos mais bem executados e aproveitados da história, disse que, assim como para a cidade de Barcelona, os megaeventos a serem realizados no Brasil podem ser de grande valia do ponto de vista social, podendo colaborar para o desenvolvimento cultural da população do país. O Instituto Cervantes entende o esporte como sendo um importante instrumento de transformação social e por isso é parceiro na realização do Simpósio.
Assista, abaixo, a reportagem da TV Supren sobre o lançamento do simpósio:
Depois da coletiva, os representantes das instituições parceiras se reuniram no salão para assinatura do termo de compromisso para realização do evento.
Os representantes das instituições parceiras após a assinatura do convênio para a realização do evento
Como inscrever
As inscrições para o evento estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas pelo site do Instituto Cervantes de Brasília: http://brasilia.cervantes.es/FichasCultura/Ficha86373_04_9.htm, onde também podem ser encontradas a programação da etapa de palestras técnicas do evento e o calendário da exposição da artista plástica Carmen Cámara.
Texto elaborado pela Professora Olga Luísa Parente Correia.

Nenhum comentário: