segunda-feira, 28 de julho de 2008

Rubens Spessoto é o primeiro Mestre do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação Física da UnB

Rubens Eduardo durante a apresentação de sua dissertação

As atividades acadêmicas do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação Física, da Universidade de Brasília iniciaram-se no segundo semestre de 2006, com previsão de conclusão da primeira turma de mestrado até a metade de agosto de 2008.

Rubens Spessoto foi o primeiro a concluir o mestrado no Programa de Pós-graduação da FEF-UnB
O Professor de Educação Física Rubens Eduardo Nascimento Spessoto realizou sua pesquisa no tema "Gestão e Marketing do Esporte" e foi o primeiro aluno a concluir o Mestrado pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília. Foi um marco para a Faculdade de Educação Física e para o Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte – GESPORTE. O Professor Doutor Paulo Henrique Azevêdo, orientador, ressaltou a dedicação e esforço de Rubens Eduardo durante todo o período em que realizou o mestrado e destacou, também, a sua participação ativa no Laboratório GESPORTE.

A banca examinadora da dissertação foi composta pelo Professor Doutor Paulo Henrique Azevêdo (presidente da banca e orientador do trabalho), Professor Doutor Antônio Flávio Testa (membro externo) e Professor Doutor Jônatas de França Barros (membro interno, da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília – UnB). 
Da esq. para a dir.: Dr. Jônatas Barros, Dr. Paulo Azevêdo e Dr. Antônio Testa, componentes da banca examinadora
No dia 23 julho 2008, Rubens Eduardo defendeu sua dissertação com o tema "Futebol Profissional e Administração Profissional: da prática amadorista à gestão competitiva". O pesquisador investigou a Gestão dos Clubes de Futebol no Campeonato Brasiliense do Distrito Federal e analisou o modelo administrativo, a estrutura física e a influência que esses fatores exerciam no resultado esportivo obtido por essas agremiações. O estudo abrangeu os clubes de futebol profissional, que disputaram a primeira divisão do Campeonato do Distrito Federal, entre os anos 2003 e 2007.
Dr. Antônio Flávio Testa realiza arguição a Rubens Spessoto
Rubens Spessoto durante a arguição
A defesa de dissertação aconteceu na sala de reuniões da Faculdade de Educação Física da UnB
A pesquisa permitiu verificar a existência de relação entre a gestão realizada e a estrutura percebida pelos clube, quando comparadas aos resultados esportivos obtidos pelos times.
O trabalho final foi aprovado após apresentação e defesa realizada na etapa de arguição que ocorreu no evento.
Rubens Spessoto aguarda a leitura do relatório final que aprovou a sua dissertação
O presidente da banca examinadora, professor Paulo Henrique realiza a leitura do relatório final da defesa de dissertação
Encerrando a parte formal do evento, o professor Paulo Henrique fez considerações acerca da importância daquele momento histórico, para a Universidade de Brasília e para a Faculdade de Educação Física
Tradicional foto da banca examinadora com o Mestre Rubens Eduardo Nascimento Spessoto
Estiveram presentes amigos, familiares e interessados no tema, que assistiram e compartilharam este momento histórico em que Rubens Eduardo tornou-se o primeiro mestre formado no programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação Física, da Universidade de Brasília.
Familiares e amigos estiveram presentes ao evento
Faixa comemorativa
O Laboratório GESPORTE mandou confeccionar faixa alusiva ao evento e registrou em fotos, como pode ser visto abaixo.
Mestre Rubens Eduardo Nascimento Spessoto e o seu orientador, professor Paulo Henrique Azevêdo, juntos à faixa que registra o momento inédito
As novas orientandas em Gestão do Esporte, Alessandra Dias Mendes (à esquerda) e Michele do Coito Ruzicki (à direita) ao lado de Rubens Spessoto
Parabéns Rubens Eduardo Nascimento Spessoto!
Texto elaborado com a colaboração da Professora Mestre Gisele Kede Flor Ocampo.

Nenhum comentário: