terça-feira, 4 de dezembro de 2012

5ª JGESPORTE e 1º FESPORTE colocam Brasília em destaque no cenário brasileiro da Gestão do Esporte

Dr. Lamartine, mediado pelo Dr. Paulo Henrique, realiza a sua palestra
Desde de 2008, o Laboratório GESPORTE realiza na Universidade de Brasília a Jornada sobre Gestão do Esporte - JGESPORTE. Em 2012, o evento já consolidado, chegou à sua 5ª edição e inovou saindo das instalações da UnB, adotando abrangência nacional e atendendo a um número ainda maior de interessados.
A 5ª Jornada sobre Gestão do Esporte aconteceu nos dias 29 e 30 de novembro de 2012, em evento conjunto com o 1º Fórum do Esporte do Distrito Federal – 1º FESPORTE e contou com o apoio da Secretaria de Estado de Esporte do Governo do DF, do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região, da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília e da Associação Brasileira de Gestão do Esporte (ABraGEsp).
A palestra do Prof. Lamartine foi filmada e comporá o acerco do GESPORTE
Após a palestra, o mediador - Prof. Paulo Henrique - coordenou a troca de informações do Prof. Lamartine com a plateia
Esq. para dir.: Prof. Paulo Henrique, Profª. Sueli Rodrigues Paes (Conselheira CREF7), Prof. Lamartine DaCosta, e Profª. Cristina Queiroz Mazzini Calegaro (Presidente eleita do CREF7)
Também participaram, realizando relevantes palestras, os profissionais a seguir apresentados.
Geraldo Campestrini, da Brunoro Sports Business, falou sobre o tema “Gestão Profissional do Esporte e sustentabilidade de organizações sociais e empresariais” passando aos participantes sua experiência como consultor e sua visão empresarial do esporte. Esta palestra teve como mediadora, a Profª. Drª. Marisete Peralta Safons, da FEF-UnB.
Ms. Geraldo Campestrini durante a sua palestra
Eduardo Jácome, da Global Sport Network, que em palestra sobre o tema “Gestão do Esporte no Brasil: O caminho para sermos uma potência mundial em esportes” apresentou dados importantes sobre a situação do esporte de rendimento no Brasil e suas previsões para o Rio 2016. O Prof. Dr. André Luiz Teixeira Reis, vice-diretor da FEF-UnB foi o mediador desta etapa.
Empresário Eduardo Jácome em sua intervenção
Marcos Felipe Magalhães, do Instituto Comitê Olímpico Brasileiro, em uma das palestras mais importantes do evento falou sobre “Planejamento estratégico para o esporte e legados para a sociedade” passando aos presentes conceitos importantes sobre Gestão e os caminhos para o melhor aproveitamento dos legados dos megaeventos. Essa atividade foi mediada pelo Prof. Ms. Nicolas Caballero, do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).
Doutor Marcos Felipe realizando sua apresentação
Ricardo Paolucci, gerente de marketing do Esporte Clube Pinheiros, em mesa composta também pelo Sr. Mário Sérgio da Costa Ramos, Comodoro do Iate Clube de Brasília e diretor da Confederação Brasileira de Clubes, falaram sobre “O papel dos clubes sociais esportivos no desenvolvimento do esporte” passando por questões importantes como a Lei de Incentivo ao Esporte e a formação de atletas de rendimento nos clubes. Essa mesa-redonda foi mediada pelo Prof. Roberto Correia, do GESPORTE.
Ms. Ricardo Paolucci, do E. C. Pinheiros, de São Paulo, durante sua palestra
Mário Sérgio da Costa Ramos, Comodoro do Iate Clube de Brasília e diretor da Confederação Brasileira de Clubes, relatando a nova experiência utilizando a Lei de Incentivo ao Esporte
Célio René trindade, Secretário Adjunto de Esporte do GDF, abordou a “Ação governamental e papel social na gestão do esporte”, demonstrando a necessidade de se passar do campo das ideias para as boas práticas esportivas. O Prof. Arlindo Pimentel, do CREF7, foi o mediador da palestra.
Secretário Adjunto de Esporte Prof. Célio Renê Trindade fez a sua apresentação
Eber Gabriel Perea, Subsecretário de Esporte e Lazer do GDF, participou de uma mesa redonda que contou com a presença do senhor Paulo Roberto Maciel da Silva, que é presidente das federações de Atletismo e de Triatlo do DF. O tema debatido foi “O papel das federações esportivas no desenvolvimento do esporte”.
Eber Gabriel Peréa, Subsecretário de Esporte e Lazer do GDF
Presidente Paulo Roberto, das federações de Atletismo e de Triatlo do DF
O Professor Ricardo Avellar, diretor na Secretaria de Alto Rendimento, do Ministério do Esporte, desenvolveu sobre o tema “O papel do Estado no desenvolvimento do esporte”, sendo mediado pelo diretor da FEF-UnB, Prof. Dr. Alexandre Rezende.
Professor Ricardo Avellar, um dos mais experientes gestores públicos federais do esporte, realizando a sua explanação
Um grupo expressivo de discentes do curso de Educação Fisica da Universidade de Brasília esteve presente à 5ª JGESPORTE e 1º FESPORTE.
O Prof. Paulo Henrique junto com uma nova geração que se prepara para atuar profissionalmente na gestão do esporte brasileiro
Dentre as 291 pessoas inscritas, destacamos a presença ilustre de nomes como o do ex atleta de Voleibol do Brasil, Rui Campos, que veio à Brasília para assistir às Palestras do 1º FESPORTE e 5ªJGESPORTE, além de e de outros dirigentes de voleibol do Distrito Federal.
Rui Campos, ao centro
Ms. Nicolas Caballero, além de mediador, prestigiou assistindo ao evento
Grande destaque deve ser dado à qualidade do público presente
Da esq. para dir.: Prof. Roberto Correia, Prof. Marcos Felipe, Prof. Paulo Henrique, Empresário Eduardo Jácome, e Prof. André Reis
Prof. Paulo Henrique, Subsecretário de Esporte e Lazer do GDF, senhor Eber Perea e Prof. Roberto Correia, representando uma parceria de total sucesso
Todos os participantes que estiveram presentes em pelo menos 75% do evento receberam certificados emitidos pelo Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região – CREF7.

Uma grande festa antes e ao final do evento foi o sorteio de mais de brindes aos participantes presentes.
Vinícius Lima (direita) entrega um dos brindes que foram sorteados entre os participantes
Ao final foi realizada a solenidade de encerramento pelo coordenador geral, Prof. Paulo Henrique.
Palavras de agradecimento e realização do protocolo de encerramento dos eventos, pelo coordenador geral, Prof. Paulo Henrique
Mais um evento de sucesso do GESPORTE
Este foi mais um evento organizado pelo GESPORTE, que trabalha sempre para oferecer as melhores oportunidades de debate sobre questões relevantes para profissionais e estudantes da Educação Física e do Esporte.
A subcoordenadora, Profª. Olga Correia, Prof. Paulo Henrique e subcoordenador Vinícius Lima
Equipe GESPORTE: Graduanda Pâmela, Profª. Gisele Kede, Profª. Olga Correia, Prof. Paulo Henrique, Prof. Roberto Correia, Graduando Vinícius Lima, Graduando Pedro Mortoza, e Prof. Alexsander Azevedo
Esperamos todos novamente na 6ª JGESPORTE e 2º FESPORTE, em 2013.

2 comentários:

Roberto Correia disse...

Prezado Prof Paulo Henrique,
este evento encerrou um ano proficuo, de diversas realizações do GESPORTE.
Além disto, ele sintetiza todo a qualidade entregue, durante o ano de 2012, por você e toda sua equipe.
Parabéns, por mais essa relevante contribuição ä sociedade brasileira do esporte.
Atenciosamente,
Roberto Correia

Braitner disse...

Parabéns, professor.
Que, neste ano, o laboratório continue produzindo tanto e tão bem. E, principalmente, que os responsáveis pelo nosso esporte passem a enxergar melhor a importância de uma gestão profissional.
Abraço e feliz ano-novo!