segunda-feira, 30 de maio de 2011

1º Congresso do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região – 1º ConCREF7

"Educação Física e suas dimensões profissionais"

(para visualizar qualquer imagem ampliada, basta clicar uma vez com o mouse sobre ela)
Da esquerda para a direita, Professor Paulo Henrique Azevêdo (coordenador do evento), Professor Lamartine DaCosta (palestrante da abertura do evento), Professor José Ricardo Gabriel (Presidente do CREF7) e Professor Rogério Guerreiro (representando a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal)

Nos dias 26 e 27 de Maio de 2011 o auditório da Confederação Nacional da Indústria – CNI – recebeu o primeiro Congresso técnico-científico que foi planejado e realizado por um conselho regional de Educação Física. O CREF-7, no ano em que completou 10 anos de instalação no Distrito Federal, comprometeu-se e realizou um evento que abordou as múltiplas áreas da Educação Física. Assim aconteceu o 1º Congresso do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região – 1º ConCREF7 – com o tema “Educação Física e suas dimensões profissionais”.

O Congresso contou com uma etapa de palestras – 8 palestras sobre temas nas áreas biológica, educacional e social – e com uma etapa científica com apresentação de 16 trabalhos selecionados – 8 pôsteres e 8 comunicações orais.
Apresentação de pôsteres

Apresentação de comunicação oral de trabalho científico
Professor José Ricardo (presidente do CREF7, Professor Lamartine DaCosta (palestrante) e Professor Paulo Henrique (presidente do comitê organizador do Congresso).

O presidente do CREF7, professor José Ricardo Carneiro Dias Gabriel declarou aberto o evento e o professor Doutor Lamartine Pereira da Costa proferiu a palestra inaugural sobre as dimensões de atuação do profissional de Educação Física.
Palestra de abertura proferida pelo Professor Lamartine Pereira da Costa
Buscando atender aos interesses de todos os profissionais e estudantes presentes as palestras abordaram temas que iam da “gestão de carreira do Personal Trainner” aos “princípios pedagógicos da Educação Física na escola”, passando pela inédita abertura dada aos dirigentes de empresas juniores na palestra com o tema “Empresa Júnior e a qualificação do graduando em Educação Física”.
Palestras dos presidentes das empresas juniores de Educação Física (Universidade de Brasília e Universidade Católica de Brasília) e Administração (Universidade Brasília), sobre o tema "Empresa Junior e qualificação do graduando em Educação Física".
Palestra da Professora Dra. Marisete Peralta Safons sobre "Atividade Física para terceira idade em academias".
Palestra da Professora Ms. Michele do Coito Ruzicki, acerca da "Formação Acadêmica e Qualificação Profissional em Educação Física".
Palestra do Professor Ms. Roberto Peres Patú sobre "Bases científicas do treinamento em esportes coletivos".
Palestra do Professor Esp. Roberto Correia, sobre o tema "O profissional de Educação Física como gestor de empresas e eventos esportivos".
Palestra do Professor Esp. Rogério Bertoldo Guerreiro, sobre "Princípios pedagógicos da Educação Física na escola".
Palestra do Professor Ms. Fabio Kalil Fares Saba, sobre "Gestão de carreira do Personal Trainer: planejando o futuro profissional ".
Palestra da Professora Ms. Alessandra Dias Mendes, sobre "Políticas públicas de esporte e lazer no contexto escolar".
Em sua etapa científica o 1º ConCREF7 premiou três trabalhos, sendo dois pôsteres e uma comunicação oral. O destaque dado pelo comitê científico a estas pesquisas foi ratificado pela premiação de R$ 300,00 para cada uma delas, como forma de estimular o trabalho do pesquisador em Educação Física.
Premiação de trabalho científico
Hall de entrada do Auditório da Confederação Nacional da Indústria, local do 1º ConCREF7
Cerca de 130 pessoas participaram do congresso, entre autoridades, como o presidente e conselheiros do CREF-7, profissionais e estudantes da área, além de interessados em geral.
Plateia presente ao 1º Congresso do Conselho Regional de Educação Física - 1º ConCREF7
O Congresso, em sua primeira edição, foi um sucesso e passa a ser um evento oficial no calendário do CREF-7 e do cenário da Educação Física no Distrito Federal. O evento foi planejado e realizado pelo CREF7, por meio da equipe do Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte – GESPORTE – da Universidade de Brasília – UnB –, que é coordenado pelo professor Paulo Henrique Azevêdo. O presidente do CREF7, professor José Ricardo Carneiro Dias Gabriel e o diretor executivo Arlindo Luiz Pimentel Celso participaram decisivamente em todo o processo.
Da esquerda para a direita, Professor Paulo Henrique Azevêdo, Professor José Ricardo Gabriel e Professor Arlindo Pimentel, idealizadores e organizadores do 1º ConCREF7

O Congresso do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região ofereceu e se propõe a continuar oferecendo um valioso espaço de exposição de ideias e discussão de temas importantes relacionados à Educação Física e todas as suas áreas de abrangência.

A iniciativa representou o passo inicial de uma importante caminhada para uma Educação Física cada vez mais profissional e que interaja permanentemente com a sociedade.

O ConCREF7 já nasceu em nível nacional e acontecerá anualmente. Portanto, até 2012.

O presidente do CREF7, professor José Ricardo ladeado por parte dos integrantes da equipe do Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte - GESPORTE, responsável pela organização do evento
Agradecimento especial a toda a equipe do Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte - GESPORTE, que planejou e realizou o evento.


Documento técnico elaborado com a colaboração de Olga Correia

Um comentário:

Lucas Modesto disse...

Não estive presente no evento, pois estava estudando na Universidade do Porto, mas gostaria muito. Entretanto, fiquei sabendo do sucesso que foi o evento. Parabéns a todos!