sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Michele Ruzicki - nova Mestre em Gestão do Esporte - defendeu a interação entre os cursos de Educação Física e empresas do mercado de trabalho

Professores Lamartine da Costa e Marisete Safons também participaram da banca examinadora

Em defesa que durou duas horas e meia, no dia 27 de julho de 2010, Michele do Coito Ruzicki obteve o título de Mestre em Educação Física.

Foi a quarta profissional a obter o título na linha "Gestão do Esporte", pela Faculdade de Educação Física (FEF), da Universidade de Brasília (UnB).

Michele pesquisou quanto à necessidade de um relacionamento próximo e permanente entre as instituições de ensino superior que possuem o curso de graduação em Educação Física e as organizações que contratam esses profissionais no mercado de trabalho que, no caso deste estudo foram pesquisadas academias de atividades físicas. Partiu do pressuposto que um contato contínuo e um eficiente intercâmbio entre essas instituições irá propiciar cursos mais alinhados com as necessidades do mercado e a formação de profissionais mais competentes no desempenho profissional.

Michele Ruzicki durante a arguição realizada pela banca examinadora
Foram pesquisados os nove cursos de Educação Física credenciados no Distrito Federal - sendo que a direção de um deles se recusou de participar do estudo - e 27 academias de atividades física de Brasília.

Como resultado, o estudo demonstrou que os dirigentes dos cursos de Educação Física e das academias de atividades físicas possuem o entendimento que um profícuo relacionamento interinstitucional é fundamental todos os envolvidos no processo, com reflexos significativos para a sociedade, que receberá serviços de melhor qualidade. Mas, a despeito dessa compreensão, a pesquisa constatou a quase inexistência de relacionamento entre as organizações que formam e as que contratam os profissionais de Educação Física.

A banca examinadora
A banca examinadora da dissertação foi composta pelo Professor Paulo Henrique Azevêdo (presidente da banca e orientador do trabalho), Professor Lamartine Pereira da Costa (membro externo e referência internacional da moderna Educação Física) e Professora Marisete Peralta Safons (membro interno e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação Física da UnB).

A presença e participação do Professor Lamartine foram fundamentais, pois trata-se de um expoente da Educação Física Brasileira e que serve de exemplo para todos os profissionais da nossa área. Ele ressaltou a relevância da pesquisa realizada por Michele Ruzicki, que - segundo seu entendimento - produzirá repercussões significativas na linha de pesquisa sobre gestão do esporte, no meio acadêmico, no ambiente profissional do Educador Físico e, por conseguinte, na sociedade como um todo.

Da esquerda para a direita: Paulo Azevêdo, Michele Ruzicki, Lamartine da Costa e Marisete Safons


O orientador e a nova Mestre em Educação Física, em Gestão do Esporte.

Nenhum comentário: