domingo, 26 de abril de 2009

Associação Brasileira de Gestão do Esporte (ABraGEsp): um sonho real


Professora Flávia Bastos e Professor Paulo Henrique Azevêdo

A Gestão do Esporte não tem recebido em nosso país, o tratamento profissional que deve ser peculiar a uma área que apresenta um relevante desenvolvimento em nível mundial. Embora os atletas, eventos e equipamentos ligados ao esportes sejam tratados profissionalmente, o mesmo não pode ser atribuído à forma com que os denominados administradores do ambiente esportivo lidam no processo de consecução dos objetivos sociais e empresariais do esporte.

Ao longo dos últimos anos tem havido uma mobilização para a criação de uma associação técnico-científica, que integrasse pesquisadores, profissionais, educadores e acadêmicos que possuem em comum o interesse em pesquisar e disseminar conhecimentos sobre assuntos pertinentes ao desenvolvimento da gestão do esporte, no Brasil.
Diversas associações já existem pelo mundo, dentre as quais destacamos a nossa irmã "Associação Portuguesa de Gestão do Desporto - Apogesd", de onde temos extraído muita energia para a criação de nossa instituição brasileira. Além disso, surgiram organização que abrangem diversos países no estudo e disseminação da Gestão do Esporte, tal como a "Latin American Association of Sport Management", que conta com um brasileiro em sua diretoria, o Professor Doutor Ricardo João Sonoda Nunes.
Em 2005, por meio da iniciativa de um grupo de profissionais, acontece um divisor de águas neste setor, que foi a realização do 1º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte, ocorrido entre 28 e 30 de outubro, nas dependências da Escola de Educação Física e Esportes (EEFE), da Universidade de São Paulo (USP), que teve a coordenação da Professora Flávia Bastos. As deliberações ali tomadas foram no sentido de se prosseguirem os contatos, reuniões e até a realização do próximo congresso, em 2007, que culminaria com a criação de uma associação de gestão do esporte em nível nacional, mas, devido a inúmeros fatores, isso acabou não ocorrendo. Ainda no ano de 2005, no dia 12 de dezembro, foi realizada nova reunião em São Paulo, com sugestão de formação de uma Comissão Nacional para orientar os trabalhos.
Já em 2006, este grupo reuniu-se no meses de abril e setembro, sendo que, nesse último encontro tomou-se a decisão de se fortalecer as ações nas diferentes regiões do País. Mas, as providências em nível nacional não foram adiante.
No ano de 2007 foram realizadas algumas ações de âmbito regional, mas que não tiveram repercussão suficiente para retomar as discussões em nível nacional.
Aqui em Brasília, nós, integrantes do grupo de pesquisa “Gestão e Marketing da Educação Física, Saúde, Esporte e Lazer” situados na Faculdade de Educação Física (FEF), da Universidade de Brasília (UnB) não havíamos tomado conhecimento desta fundamental iniciativa adotada em 2005 e, já no ano de 2008, decidimos nos engajar na efetivação de esforços em níveis nacional e internacional, para a criação da nossa Associação Brasileira de Gestão do Esporte. Assim, nos associamos à Associação Portuguesa de Gestão do Esporte (Apogesd) e resolvemos participar da iniciativa pioneira por ela adotada, que foi a realização do 1º Congresso Internacional de Gestão do Desporto, que aconteceu na cidade de Vila Real, entre os dias 10 e 11 de outubro de 2008. No evento apresentamos trabalho científico e mantivemos contato com inúmeros pesquisadores, recebendo muitas informações importantes para a criação de uma associação de gestão do esporte no Brasil e tomamos conhecimento – lá em Portugal – que ocorreria em Santa Catarina - no Brasil -, um evento sobre o assunto.
Nesta empreitada devemos destacar as contribuições e incentivos recebidos, principalmente por parte dos Professor Doutor Gustavo Pires, Professor Doutor Pedro Sarmento e Professor Doutor António Serôdio.
Retornamos ao Brasil, dispostos a contribuir para que este congresso se tornasse no marco efetivo da implantação da Associação Brasileira de Gestão do Esporte. Entre os dias 5 e 7 de novembro, em Florianópolis, ocorreu o 2º Congresso Brasileiro de Gestão Esportiva e - da mesma maneira ocorrida no congresso em Portugal -, participamos do congresso, apresentamos trabalho científico no evento, mas, naquele momento, o nosso maior intuito era o de engajamento para a união de esforços buscando operacionalizar a formação de nossa nova instituição. E foi o que ocorreu, com a criação de um núcleo composto por cerca de uma dezena de profissionais acadêmicos e do ambiente empresarial, que ficou responsável pelo desenvolvimento de atividades operativas para a implantação da associação e já agendada a próxima reunião, para a cidade de São Paulo. Ficamos responsáveis pela apresentação, já na próxima reunião, de um esboço de estatuto, que seria mais detalhadamente estudado pela equipe.


Abaixo, algumas fotos tiradas no evento ocorrido em Florianópolis.



Professor Paulo Henrique Azevêdo e Professor Lamartine Pereira da Costa.


Foto da reunião em Florianópolis (1)

Foto da reunião em Florianópolis (2)

Foto da reunião em Florianópolis (3)

Foto da reunião em Florianópolis (4)



A continuidade do processo com a reunião de São Paulo
Assim, no dia 12 de dezembro de 2008, mais uma vez na Escola de Educação Física e Esportes (EEFE), da Universidade de São Paulo (USP), o grupo definido em Florianópolis, acrescido de alguns outros profissionais que ali compareceram, discutiu a ideia básica acerca do modelo de organização a ser criada, bem como avaliou a proposta que apresentamos de estatuto a ser elaborado, decidiu sobre a reunião seguinte, que consolidaria os assuntos já analisados.

Equipe que participou da reunião em São Paulo

A reunião estratégica de Goiânia
Em 13 de fevereiro de 2009, nas instalações do Departamento de Educação Física, da Universidade Católica de Goiás (UCG), em Goiânia, que ofereceu excelente recepção, tendo à frente o Professor João Eduardo Batista, foi realizada o que entendemos ser o mais produtivo e decisivo encontro da equipe responsável pela real criação da Associação Brasileira de Gestão do Esporte, com consolidação do estatuto, definição da sigla “ABraGEsp”, definição da cidade de São Paulo como sede jurídica da entidade e agendamento de novo encontro, desta vez, para acertos do cronograma para a solenidade de implantação da nova instituição. Estiveram presentes nesta reunião memorável, os seguintes profissionais:
__________________________________________________
  • Prof. Esp. João Eduardo Batista (UCG-GO);

  • Prof. Dr. Paulo Henrique Azevêdo (FEF-UnB-DF);

  • Profª. Drª. Flávia da Cunha Bastos (EEFE-USP-SP);

  • Prof. Esp. Gean Carlos Fermino (UNISUL-SC);

  • Prof. Esp. Geraldo R. H. Campestrini (UNIVILLE-SC);

  • Prof. Esp. Luiz Carlos Pessoa Nery (UNIVERSO-RJ);

  • Prof. Ms. Rubens Eduardo N. Spessoto (FEF-UnB-DF);
________________________________________________________

Na foto acima, a equipe que realizou reunião decisiva em Goiânia. Da esquerda para a direita, Flávia Bastos (SP), Luiz Carlos Nery (MG), Geraldo Campestrini (PR), Rubens Eduardo Spessoto (DF), João Eduardo Batista (GO), Paulo Henrique Azevêdo (DF) e Gean Carlos Fermino (SC).



Próximos passos
Desta maneira, no dia 09 de maio próximo, mais uma vez na na Escola de Educação Física e Esportes (EEFE), da Universidade de São Paulo (USP), a equipe de trabalho consolidará o estatuto, indicará a cidade de Juiz de Fora – MG como sede da cerimônia de criação da ABraGEsp, em princípio no dia 3 de julho do corrente ano e confirmado o 3º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte, a ser realizado em outubro de 2009, na cidade de São Paulo, onde ocorrerá o lançamento nacional da instituição.
Estaremos lá, para a consolidação de todo este processo fundamental para a sociedade brasileira.
Paulo Henrique Azevêdo

12 comentários:

Pedro Henrique disse...

Muito interessante o projeto, visto que há uma lacuna neste setor aqui no Brasil. Espero que realmente o projeto ganhe forças e saia do papel.

Um abraço

Anônimo disse...

Parabens pela iniciativa. O Brasil esta acordando em Gestão Esportiva e nós atuantes na área devemos cumprir o papel de despertar novos horizontes para este mundo. Desde já me coloco a disposição.
Ricardo Ragni
ric_ragni@yahoo.com.br

Efrain Maciel e Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Efrain Maciel e Silva disse...

Faço votos que tudo corra como previsto e que a ABraGEsp seja um grande sucesso!

No Brasil ainda é precária a situação da organização esportiva e iniciativas com esta trarão grande contribuição no desenvolvimento esportivo brasileiro.

Parabéns a todos pela iniciativa.

Abraços,
Efrain

Rafael Felipe Santos disse...

Parabéns pelo tópico.

BR disse...

Olá! gostaria de saber se o congresso de outubro já tem site? pois gostaria de mais informações.

Unknown disse...

Ola,
Parabens pela iniciativa.
Sou coordenadora do MBA MKT e Gestao em entidades esportiva da Unviersidade anhembi Morumbi com chancela Real Madrid e gostaria de ter contato com voces.
Abços
LIBIA (lender@anhembi.br)

Unknown disse...

Ola,
Parabens pela iniciativa.
Sou coordenadora do MBA MKT e Gestao em entidades esportiva da Unviersidade anhembi Morumbi com chancela Real Madrid e gostaria de ter contato com voces.
Abços
LIBIA (lender@anhembi.br)

Anônimo disse...

Olà professor Azevêdo,

Parabéns pelo site. Assistirei ao evento no Sesc aqui em São Paulo. Trabalho no Centro Olímpico de São Paulo e gostaria de manter contato com a organização para saber como é o processo de apresentação de trabalhos.

Grato,
Márcio
(www.comunicacaomm.com.br/cvmarciopires)

JHAREIAS - Marketing Esportivo disse...

Parabéns pela iniciativa. Estamos anunciando o evento em Sao Paulo, agora em novembro, na nossa rede www.marketingesportivo.org.
abs
Joao Henrique Areias

JHAREIAS - Marketing Esportivo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mega Mix de Recreação disse...

Olá Prof.

Gostaria de deixa meu contatos para uma futura conversa.
ailtongestor@hotmail.com

att.
Ailton silva