quinta-feira, 21 de setembro de 2017

“Esporte: da Escola ao Rendimento” foi o tema central do 7º ConCREF7


Aconteceu nos dias 31 de agosto e 01 de setembro, no Auditório Central da Universidade Católica de Brasília, a 7ª edição do Congresso Internacional do Conselho Regional de Educação Física da 7ª região – 7º ConCREF7.
Em 2011, o Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região – CREF7, realizou o primeiro congresso técnico promovido por um conselho regional de Educação Física. Com uma proposta inovadora, o CREF7 realizou parceria estratégica com o Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte – GESPORTE, da Universidade de Brasília, que sob a coordenação do Professor Doutor Paulo Henrique Azevêdo idealizou, planejou e organizou o evento que chega a sua 7ª edição.
Esta edição reuniu 750 participantes entre profissionais, estudantes de educação física e pesquisadores da área. O tema tratou das oportunidades de campo de trabalho que envolvem o Esporte, desde a base, sendo desenvolvido na escola e pela escola até o alto rendimento em modalidades tradicionais, tais como: o futebol e o basquetebol além de abordar o crescimento e o avanço social que tem sido conquistado pelo Paraesporte.
Participantes presentes no 7º ConCREF7
Solenidade de abertura
A abertura solene contou com a presença das seguintes autoridades presentes: o presidente do CREF7, Ilmo Sr. Patrick Novaes Aguiar e do coordenador do curso de Educação Física da Universidade Católica de Brasília – UCB, Professor Ms. Severino Leão de Albuquerque Neto.
Sr. Patrick Novaes Aguiar, presidente do CREF7 e o coordenador do curso de Educação Física da Universidade Católica de Brasília – UCB, Professor Ms. Severino Leão de Albuquerque Neto.
Programa do evento – dia 31 de agosto
A 1ª sessão técnica do evento foi uma mesa redonda sobre o tema: “Competição em toda a sua amplitude: desempenho e cidadania” que foi realizada pelo Prof. Esp. Leandro Corrieri de Macedo (triatleta profissional há mais de 20 anos) e pelo Prof. Ms. Guilherme Henrique Ramos Lopes (Professor voluntário na Faculdade de Educação Física da UnB e Preparador Físico de atletas paralímpicos). 
Prof. Esp. Leandro Corrieri de Macedo tratando sobre sua experiência como atleta de alto rendimento.
Prof. Ms. Guilherme Henrique Ramos Lopes abordando sobre a importância de tratar o atleta como um todo.

A 2ª sessão técnica foi uma Palestra realizada pelo Prof. Esp. Ricardo Oliveira (técnico de basquetebol escolar nos Jogos da Juventude, Olimpíadas escolares e na Confederação Brasileira do Desporto Escolar) sobre o tema: “Esporte da escola e na escola.”
Prof. Esp. Ricardo Oliveira compartilhando sobre sua experiência com atletas de basquetebol.

A 3ª Sessão Técnica foi uma Palestra realizada pelo Prof. Esp. Létisson Samarone (Coordenador do Parabadminton no âmbito nacional e Pan-Americano, além de treinador de vários para-atletas da seleção brasileira e melhores do mundo) sobre o tema: “Paraesporte: desempenho esportivo e avanço social” que contou com a participação de 02 atletas do parabadminton que falaram um pouco de sua trajetória no esporte e suas conquistas como atletas. 
Prof. Esp. Létisson Samarone e os atletas do Parabdminton
Programa do evento – dia 01 de Setembro
A 4ª Sessão Técnica foi uma Palestra realizada pelo Prof. Dr. Edno Sane Lucas (que atua como Professor de Educação Física no CID Futsal - CAIC Helena Reis) sobre o tema: “Educação Física e Esporte na Escola: preparando as novas gerações” tratando sobre sua experiência na formação de atletas e o trabalho que é desenvolvido dentro do ambiente escolar. 
Prof. Dr. Edno Sane Lucas

A 5ª Sessão Técnica foi uma Palestra realizada pelo Prof. Ms. Ronaldo Pacheco de Oliveira Filho (Professor da Universidade Católica de Brasília e da Faculdade de Educação Física da UnB que possui experiência como técnico de basquete em diversas equipes e seleções representativas do DF) sobre o tema: “Formação dos talentos esportivos: investindo nas categorias de base” abordando a importância do investimento nos alunos atletas para o aperfeiçoamento de futuros campeões. 
Prof. Ms. Ronaldo Pacheco de Oliveira Filho

A 6ª Sessão Técnica foi uma Palestra realizada pelo Prof. Ms. Sérgio Adriano (Professor do Centro Universitário de Brasília – UniCEUB tendo experiência como técnico de futsal de diferentes equipes, categorias e estados), Prof. Ms. Daniel Veloso (Ex-Coordenador do curso de Educação Física da Faculdade Anhanguera de Taguatinga, atuando como Coach de carreira de atletas de judô) e Prof. Bruno Savignani (atual técnico principal do Uniceub/BRB/Brasília, tendo experiência e diversos títulos como atleta e técnico de basquetebol) sobre o tema: “Os segredos do sucesso de equipes de alto-rendimento: treinamento global – físico, técnico, tático e pedagógico” onde foram revelados as principais estratégias e táticas utilizadas para se conquistar títulos de relevância nas modalidades coletivas e tradicionais, tais como: futsal e basquetebol. 
No canto esquerdo da foto: Prof. Ms. Daniel Veloso ladeado pelo Prof.Ms. Sérgio Adriano e em pé, o Prof. Bruno Savignani.

A Palestra Magna do 7º ConCREF7 foi sobre o tema: “Desafios globais da Gestão Desportiva Contemporânea” feita pelo Prof. Dr. Mário Rui Coelho Teixeira da Universidade de Évora – Portugal, nosso convidado internacional nesta edição nos transportando para uma visão atual e realista do caminho da Gestão Desportiva no mundo e na Europa.
Prof. Dr. Mário Rui Coelho Teixeira da Universidade de Évora - Portugal.
Na ocasião, o Sr. Patrick Novaes Aguiar presidente do CREF7 (esquerda) e o Prof. Dr. Paulo Henrique Azevêdo coordenador do Laboratório GESPORTE (direita) foram condecorados pelo Prof. Dr. Mário Rui Teixeira Coelho (centro) com uma medalha da Câmara Municipal de Lisboa.

Etapa Científica
Foram apresentados 39 pôsteres e 14 comunicações orais nas áreas temáticas: atividade física e saúde, comunicação e mídia, escolar, inclusão e diferença, treinamento esportivo, gestão e marketing do esporte, políticas públicas, corpo e cultura.
Apresentação dos pôsteres
Apresentação dos pôsteres
Apresentação das Comunicações Orais
Apresentação das Comunicações Orais

Premiações
O encerramento da 7ª edição do Congresso Internacional do Conselho Regional de Educação Física da 7ª região – 7º ConCREF7 foi com a entrega da premiação individual dos trabalhos científicos no valor de R$ 1.000,00 para os melhores pôsteres e o valor de R$ 2.000,00 para as melhores comunicações orais.


Participantes premiados por seus trabalhos durante a etapa científica do 7º ConCREF7

Homenagem ao dia do Profissional de Educação Física
No dia 01 de setembro é comemorado o dia do Profissional de Educação Física. Para homenagear os profissionais e estudantes que escolheram esta importante profissão, durante a solenidade de abertura do segundo dia o Ilustríssimo Senhor Patrick Novaes Aguiar, presidente do Conselho Regional de Educação Física da 7ª região – CREF7 e a Ilustríssima Senhora Leila Gomes de Barros, Secretária de Esporte, Turismo e Lazer do Governo de Brasília proferirem algumas palavras e ressaltaram a importância da atuação do profissional de Educação Física, para complementar, houve a exibição de um vídeo elaborado pelo Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região, - CREF7.
Ilustríssimo Senhor Patrick Novaes Aguiar, presidente do CREF7 e a Ilustríssima Senhora Leila Gomes de Barros, Secretária de Esporte, Turismo e Lazer do Governo de Brasília.
Comitê Organizador do 7º ConCREF7
O 7º Congresso do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região – 7º ConCREF7 é uma realização do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região - CREF7, organização do Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte – GESPORTE com o apoio do Instituto de Desenvolvimento do Esporte – Igesporte, da Universidade Católica de Brasília, da Universidade de Brasília, do Centro Universitário Estácio Brasília e do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal – UNIPLAN. O ConCREF7 é um evento técnico-científico pioneiro no sistema CONFEF/CREF’s, de natureza permanente e que ocorre anualmente.
Comissão Organizadora do 7º ConCREF7

 Postagem coordenada pela Equipe GESPORTE
 

Nenhum comentário: