terça-feira, 16 de dezembro de 2014

5º Encontro Anual GESPORTE é marcado por homenagem ao Secretário de Esporte


Participantes do 5º Encontro Anual GESPORTE

Com o objetivo de apresentar as atividades desenvolvidas e realizar avaliação técnica do trabalho feito em 2014, além de projetar as ações e metas para 2015, no dia 12 de dezembro de 2014 aconteceu o 5º Encontro Anual GESPORTE¸ com as presenças de representantes dos grandes parceiros do Laboratório GESPORTE.
Representando esse time, o evento contou com a presença do Secretário de Esporte do Distrito Federal, Professor Célio René Trindade Oliveira; da presidente do CREF7 (Conselho Regional de Educação Física), Cristina Queiroz Mazzini Calegaro; da Secretária Executiva do Conselho de Educação Física, Desporto e Lazer do Distrito Federal (CONEF-DF), Prof. Ms. Déborah Igreja; do Coordenador Técnico da Secretaria de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Vitor Evangelista Almada; do Coordenador de Extensão da Faculdade de Educação Física (FEF) da UnB (representando o Diretor da FEF), Prof. Doutor Alexandre Luiz Gonçalves de Rezende, do Professor Luiz Carlos Marcolino, que atua há décadas em prol do esporte e do lazer; e do Professor Elisson Fabrício de Oliveira, da Coordenação de Esporte e Lazer do SESC/DF.
Somando-se a essa equipe, participaram os colaboradores do GESPORTE: graduando Alexandre Lima de Araújo Ribeiro; Prof. Ms. Alexsander Gomes Azevedo, Prof. Ms. Américo Pierangeli Costa, graduando Antonio Abdias Capelo Barroso Silva, Prof. Dr. Antonio Carlos Bramante, jornalista Bibiana Rockstroh Celi, Prof. Daniel De Boni, graduando Danilo Gonçalves de Figueredo, graduanda Francielly Martins Prado, Prof. Ms. Gisele Kede Ocampo, Prof. Dr. Nicolas Caballero Lois, Prof. Dr. Paulo Henrique Azevêdo; graduando Pedro Mortoza, Prof. Esp. Roberto Correia, estagiária Sara Fernandes Moura de Menezes e Prof. Vinícius Lima.
Prof. Paulo Henrique apresentando os resultados das atividades desenvolvidas pelo GESPORTE

Como foi o evento
Tendo seu início às 14h, o encontro foi mediado pelo professor Paulo Henrique Azevêdo. No primeiro momento, apresentou-se e expôs os objetivos e as propostas do laboratório, bem como a atuação deste nos últimos anos, com ênfase nos projetos desenvolvidos em 2014, e finalizando com a divulgação de estatísticas do progresso dos números obtidos. Além disso, destacou uma importante conquista que há anos vinha trabalhando para conseguir implementá-la, a introdução do GESPORTE na Wikipédia.
Imagem da página do GESPORTE na Wikipedia

Foram realizadas as seguintes atividades de extensão: 21ª edição do Revezamento Aquático 25 horas Nadando – que acontece desde 1990; 16ª, 17ª e 18ª Palestras Técnicas do Ciclo de Palestras GESPORTE – que ocorre desde 2010; 4ª edição do Congresso Internacional do Conselho Regional de Educação Física (ConCREF7) – que começou em 2011; 7ª Jornada sobre Gestão do Esporte – JGESPORTE – iniciada em 2008; 1º Seminário Internacional sobre Novas Perspectivas do Envelhecimento Humano.

Quadro demonstrativo do atendimento do GESPORTE em suas atividades de extensão
Esses eventos atenderam a 4.579 pessoas, que se qualificaram em atividades de alta qualidade.
Pessoas importantes, tais como o Prof. Dr. Manuel Sérgio (Portugal), Prof. Dr. Vicente de Paula Faleiros, Prof. Dr. Victor Matsudo, Dr. Clara Brandão, dentre ilustres outros nomes participaram das atividades desenvolvidas pelo GESPORTE e seus parceiros.
Num segundo momento foram também apontados planos de trabalho para 2015, indicando a criação de um novo setor de atuação no laboratório: Gestão do Lazer. E para reforçar essa iniciativa, a grande novidade do GESPORTE foi a contratação pela Universidade de Brasília como professor visitante, do maior especialista brasileiro no tema: o Professor Doutor Antonio Carlos Bramante. Em 2015 o GESPORTE organizará o maior evento voltado para esta área, o Encontro Nacional de Recreação e Lazer – ENAREL, que completará sua 27 edição. Antonio Carlos Bramante mostrou-se otimista e confiante neste novo projeto do laboratório.
Professor Bramante apresentou-se como novo docente da UnB e descreveu o projeto para o ENAREL de 2015

Após retornar de viagem à sede do Comitê Olímpico Internacional – COI, em Lausanne – Suíça, o Professor Daniel De Boni, integrante do GESPORTE, especialista em estudos olímpicos, aproveitou a ocasião para entregar ao Prof. Paulo Henrique, uma edição da revista publicada por aquela instituição.
Professor Daniel De Boni e Professor Paulo Henrique

Homenagem do GESPORTE ao Professor Célio Trindade
Em seguida, o professor Paulo Henrique prestou uma belíssima homenagem ao então Secretário de Esporte, o Professor Célio René Trindade Vieira, pelos relevantes serviços prestados para o desenvolvimento do esporte, desde sua atuação como atleta, culminando com um desempenho efetivo à frente da pasta do esporte no Governo do Distrito Federal. Paulo Henrique salientou a parceria com o GESPORTE e a dedicação e competência em melhorar a prática do esporte no Distrito Federal.

O coordenador do GESPORTE realizou a leitura do texto contendo a relevância do homenageado para o esporte


Entrega da placa ao Prof. Célio Renê Trindade

Placa que materializou a homenagem do GESPORTE ao Prof. Célio Renê Trindade

Prof. Célio Renê proferindo palavras após ser homenageado

Confraternização no encerramento do evento
Para encerrar, o professor fez suas considerações finais e deu início a uma confraternização, em que os convidados tiveram a oportunidade de conversarem e trocarem conhecimentos.
Encontro Anual GESPORTE – o que é
O Encontro Anual GESPORTE, que ocorre desde 2008, foi oficialmente instituído em 2010. É planejado e realizado pela equipe GESPORTE, composta por alunos de graduação e pós-graduação, ex-alunos e demais componentes, sob a coordenação do Professor Paulo Henrique.

Alguns registros fotográficos do 5º Encontro Anual GESPORTE
Os convidados receberam um kit de boas-vindas

Como sempre, o GESPORTE saudou os seus parceiros

Apresentação das atividades pelo Prof. Paulo Henrique

Prof. Marcolino, Prof. Bramante, Prof. Américo e Prof. Célio

Prof. Cristina, Prof. Déborah, Prof. Fabrício, jornalista Bibiana, Prof. Gisele, Prof. Nicolas e graduando Pedro

Prof. Vinícius, Prof. Roberto e Prof. Daniel

Estagiários Sara, Danilo e Antonio, que contribuíram decisivamente para o sucesso do evento

Confraternização I

Confraternização II

Confraternização III

Confraternização IV

Em 2015, o GESPORTE, cumprindo a sua responsabilidade, mais uma vez prestará contas das atividades desenvolvidas.

Até lá!
Texto elaborado por Bibiana Rockstroh Celi - GESPORTE

Nenhum comentário: