domingo, 30 de junho de 2013

13ª Palestra Técnica: a experiência australiana e as oportunidades acadêmicas no país


Profª Drª Kristine Toohey e Prof. Dr. Christopher Auld da Griffith University
O Ciclo de Palestras Técnicas GESPORTE acontece desde 2010 e tem proporcionado vivências e conhecimentos aos estudantes, profissionais e à sociedade do Distrito Federal, com debates sobre a atuação do profissional no ambiente da Educação Física. Nomes como o do Técnico de Basquetebol José Vidal, do atleta olímpico Hugo Parisi e do Prof. Dr. Lamartine Pereira DaCosta compõem a galeria de palestrantes desse evento.
Chegamos à 13ª Palestra Técnica
No dia 28 de junho de 2013, o Auditório da Faculdade de Educação Física da UnB recebeu mais uma dessas oportunidades de aprendizado, com a realização da 13ª Palestra Técnica do Ciclo de Palestras GESPORTE, que teve como tema “Esportes e legados: Parcerias acadêmicas e profissionais entre universidades”.
Foi a primeira palestra em nível internacional do Ciclo de Palestras GESPORTE e justamente com a participação de profissionais que estudam a gestão do esporte e que compõem o quadro docente da Griffith University, uma universidade australiana caracteristicamente voltada aos estudos dessa área.
Prof. Christopher durante sua apresentação no auditório da FEF
Termo de cooperação com a Griffith University
A Faculdade de Educação Física (FEF), da Universidade de Brasília (unB), assinou um termo de cooperação com a Griffith University, que fica localizada na cidade de Queensland, na Austrália, para o desenvolvimento de atividades técnicas e científicas, com possibilidade de intercâmbio de docentes e discentes. Os professores André Luiz Teixeira Reis (titular) e Paulo Henrique Azevêdo (suplente) sãos os representantes da UnB neste processo que se inicia.
A Griffith University possui expertise em gestão e em outras área voltadas ao desenvolvimento do esporte.
Como primeira etapa de cooperação, a Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília, recebeu os professores Dr. Christopher Auld e Dr. Kristine Toohey, para a realização de palestra técnica.
Foi uma excelente oportunidade de conhecer a experiência da Austrália no esporte e na sua gestão, além das boas práticas que devem ser adotadas com os legados que o esporte pode proporcionar para a sociedade.
Os palestrantes
Prof. Christopher Auld
Professor de gestão do esporte; pesquisador do Australian Research Council, Australian Sports Commission, Hong Kong Sports Development Board, Australian Football League and Quensland Academy of Sport; publicações em revistas especializadas, tais como Journal of Sport Management, Sport Management Review, European Journal of Sport Mangagement, Event Management, Urban Policy and Research, Social Indicators Research, Journal of Leisure Research, Society and Leisure, and Annals of Leisure Research. Especialista em avaliação de programas governamentais em esporte, mercado e comercialização em esporte e voluntariado.

Prof. Kristine Toohey
Professora em gestão do esporte; reputação internacional como pesquisadora sobre Jogos Olímpicos; variadas publicações na área de gestão do esporte; atuou efetivamente no comitê de organização das Olimpíadas de Sydney, como gerente do programa de comunicação; atua na comissão de esportes do governo australiano; assessoria no Jockey Club Australiano, no programa womensport da Austrália, Netball australiano, no comitê organizacional das olimpíadas de Beijiing, e na agência mundial anti-doping; é professora visitante na Academia Internacional Olímpica, Grécia.
Prof. Christopher durante sua apresentação no auditório da FEF
Abertura do evento
Na mesa de abertura estavam, além dos palestrantes, o Vice-Diretor da Faculdade de Educação Física da UnB, Prof. Dr. André Luiz Teixeira Reis e o Coordenador do Laboratório GESPORTE, Prof. Dr. Paulo Henrique Azevêdo. Ambos falaram da importância da troca de experiências entre países, principalmente em nível acadêmico e agradeceram a presença dos palestrantes australianos.
Mesa de abertura contou ainda com os professores Paulo Henrique Azevêdo e André Luiz Teixeira Reis
A palestra
Os professores da Griffith University falaram dos casos de sucesso de seu país, principalmente das Olimpíadas de Sydney, em 2000. Traçaram paralelo de suas suas experiências com o atual momento vivido pelo Brasil no âmbito esportivo. Após a palestra, os participantes realizaram um ciclo de perguntas e troca de conhecimentos.
O evento contou como 171 inscritos e grande mobilização de professores, técnicos administrativos e alunos da FEF-UnB, além de participantes de todo o Distrito Federal. 
Entrega dos certificados aos palestrantes (da esquerda para a direita): Prof. Dr. Paulo Henrique Azevêdo, Profª. Drª. Kristine Toohey, Prof. Dr. Christopher Auld e Prof. Dr. André Luiz Teixeira Reis
A organização da 13ª Palestra Técnica
Além dos integrantes do Laboratório GESPORTE, a organização do evento contou com a participação de alunos e ex-alunos da disciplina Prática de Organização de Eventos Desportivos e de Lazer (POEDL), aos quais a equipe do GESPORTE agradece pelo apoio.
Participação intensa de todos os segmentos da FEF-UnB na 13ª Palestra Técnica
Além dos integrantes do GESPORTE, a equipe organizadora contou com alunos e ex-alunos da disciplina POEDL

Texto elaborado por Pedro Lima Mortoza


Nenhum comentário: