segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

GESPORTE participa ativamente do VIII Fórum CBDU - 2012

Mesa de abertura do Fórum: Lusimar Santos, presidente da Federação Goiana de Desporto Universitário (FGDU), Marcelo Falcão, diretor jurídico da CBDU, representando o presidente Luciano Cabral; André Reis, diretor do Departamento de Educação da CBDU e organizador do VIII Fórum CBDU; durante o pronunciamento de Henrique Paixão, Diretor da Agência Goiana de Esporte e Lazer (AGEL)

Estudantes, dirigentes, desportistas e autoridades ligadas ao esporte participaram, na noite de 06 de dezembro de 2012, da Abertura do VIII Fórum Brasileiro do Desporto Universitário (Fórum CBDU), em Goiânia (GO), no Hotel Mercure.
Marcelo Falcão, diretor jurídico da CBDU, representando Luciano Cabral, presidente da entidade; André Reis, diretor do Departamento de Educação da CBDU e organizador do VIII Fórum CBDU; Lusimar Santos, presidente da Federação Goiana de Desporto Universitário (FGDU), e Henrique Paixão, Diretor da Agência Goiana de Esporte e Lazer (AGEL) e representante do governador Marconi Perillo, compuseram a mesa diretiva na inauguração do Fórum.
Sejam bem-vindos. Goiás os recebe de braços abertos e com grande satisfação. Estamos empolgados com os eventos que a CBDU tem realizado em Goiânia e com os JUBs, que vamos sediar ano que vem. Este fomento e investimento no desporto universitário mostram que a CBDU e os dirigentes e parceiros da confederação estão no caminho certo. E estamos felizes em fazer parte deste processo”, destacou Henrique Paixão.
Plateia composta por estudantes, dirigentes, desportistas e autoridades ligadas ao esporte
Lusimar Santos também agradeceu a presença dos dirigentes das Federações Universitárias Estaduais (FUEs). “Agradeço em especial às FUEs e seus dirigentes que concretizam o desporto universitário em todo país”.
Marcelo Falcão lembrou a evolução e crescimento do Fórum nestes oito anos de realização. “O Fórum é um dos eventos mais importantes da CBDU, pois permite esta possibilidade de discussão de ações e projetos entre todos os integrantes do sistema que constitui a CBDU e o esporte universitário”.
André Reis destaca a etapa científica do VII Fórum CBDU
Para André Reis, o Fórum tem como objetivo fortalecer o elo entre a academia e o esporte. “Unir o esporte pensando e discutido nas instituições de ensino com quem trabalha o esporte no dia a dia, nas quadras. Queremos agregar elementos a este Fórum que, neste primeiro ano, já teve vinte trabalhos acadêmicos para a exposição de trabalhos”, destacou.
Professor doutor André Luiz Teixeira Reis destacou a atividade científica do evento
Conferência de abertura
A Conferência de Abertura “Gestão Desportiva em Tempos de Mudança” foi proferida pelo professor doutor Paulo Henrique Azevêdo, professor da Universidade de Brasília (UnB – DF) e coordenador do Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte (GESPORTE) da Faculdade de Educação Física da UnB.
Tema do Fórum foi também o da conferência de abertura
Professor Paulo Henrique Azevêdo durante a conferência de abertura do VIII Fórum da CBDU
Professor Paulo Henrique Azevêdo durante a conferência de abertura do VIII Fórum da CBDU
A conferência de abertura foi encerrada com a frase acima, atribuída a Nelson Rodrigues
Queremos ir ao encontro aos grandes desafios que envolvem o esporte, tendo como base a gestão esportiva de qualidade. Estamos em um momento de mudança e elas estão acontecendo. E para isso precisamos entender a dinâmica do esporte, ter visão estratégica e pensar novos modelos de gestão”, explicou Paulo Henrique.
Professores Paulo Henrique Azevêdo e André Reis, ao final do primeiro dia do evento
Presença do GESPORTE na organização do evento
O Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte – GESPORTE, foi um grande parceiro do Fórum, colaborando - por meio de sua equipe - no planejamento e idealização do evento.
A programação prosseguiu no dia seguinte
A programação do Fórum, cuja temática foi “Gestão Esportiva em Tempo de Mudanças, seguiu na sexta-feira (07/12) com palestras, conferências, mesa redonda e apresentação de pôsteres científicos, com entrada gratuita.



Professor Nicolas Caballero durante a sua intervenção, tendo ao seu lado o professor André Reis, mediador da palestra.
Palestra no evento
Presidente da CBDU agradeceu
Luciano Cabral, presidente da CBDU agradeceu a presença e participação de dirigentes, alunos, professores e pesquisadores. “Agradeço também, em especial, a presença do presidente da FISU (Claude-Louis Gallien) e do Secretário Geral (Eric Saintrand), pois torna ainda mais próxima a relação e o diálogo entre o sistema CBDU e a entidade internacional. Nossas políticas são norteadas pela FISU, à qual somos filiados, e é no Fórum o melhor momento para discutirmos e propormos inovações, ideias e políticas públicas”, ressaltou Cabral.
O presidente da FISU realizou palestra de encerramento
O VIII Fórum CBDU 2012 – o Fórum Brasileiro do Desporto Universitário – foi encerrado no dia 07 com palestra do presidente da FISU, Claude-Louis Gallien.
Presidente da FISU, Claude-Louis Gallien, durante a sua palestra
Programação – Fórum CBDU 2012
Dia 07/12
08h30
Conferência: Gestão Desportiva como Empreendimento Negocial, com Nicolas Caballero Lois
10h
Exposição de Pôster e Coffee Break
10h30
Palestra: Modelos de Capacitação e Qualificação de Dirigentes e Técnicos Esportivos
11h30
Palestra: A Tecnologia de EaD (Ensino a distância) para Qualificação Profissional, com Jitone Leônidas Soares
12h
Almoço
13h30
Mesa Redonda: Desafios e Atitudes na Gestão, Planejamento e Execução das Ações do Esporte Universitário
15h30
Exposição de Pôster e Coffee Break
16h
Palestra: A FISU e o Desporto Universitário Mundial, com Claude-Louis Gallien, presidente da FISU
17h
Relatos de Experiência: Vivência Esportiva de Alunos-Atletas
18h30
Considerações finais e encerramento

Informações produzidas por Pollyanna Pádua
Complementação de dados e fotos pela equipe GESPORTE
http://www.cbdu.org.br/cbdu_2011/noticia&id=2063
http://www.cbdu.org.br/cbdu_2011/noticia&id=2065
http://www.cbdu.org.br/cbdu_2011/noticia&id=2067

Site da CBDU - http://www.cbdu.org.br
NOTÍCIA
06 e 07 de Dezembro de 2012
GOIÂNIA

Nenhum comentário: