sábado, 8 de setembro de 2012

Em clima de festa foi realizado o
19º Revezamento 25 horas Nadando


Como sempre, o evento foi um grande sucesso. Podem-se observar ao fundo, o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha em obras.
Em sua 19ª edição, o “25 horas Nadando” foi absoluto sucesso mais uma vez. Trata-se de um dos maiores revezamentos aquáticos do Brasil, um dos mais tradicionais eventos esportivos realizados no Distrito Federal e aconteceu entre 10 horas do dia 25, até 11 horas do dia 26 de agosto de 2012.
Criado em 1990, por alguns docentes da Faculdade de Educação Física, tem a organização e realização da Universidade de Brasília (UnB) – sob a coordenação do Professor Paulo Henrique Azevêdo –, e desde 2005 recebe a qualificada parceria do Serviço Social do Comércio – SESC-DF.
A Escola Internacional de Futebol da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (EIF-CPLP) e o Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte (GESPORTE), ambos da FEF-UnB, planejam e executam este projeto pela Universidade de Brasília.
O evento, que é público, gratuito e realizado anualmente, aconteceu no Parque Aquático Cláudio Coutinho, pertencente ao Governo do Distrito Federal. O início da atividade deu-se pontualmente às 10 horas do sábado, com as presenças do Magnífico Reitor da Universidade de Brasília (UnB) - José Geraldo de Sousa Junior, da senhora Maria da Penha, diretora do SESC/DF e do coordenador do evento, Professor Paulo Henrique Azevêdo. Também estiveram presentes na abertura do evento o Secretário de Esporte do Distrito Federal - Célio René e o presidente do CREF/DF - José Ricardo Carneiro Dias Gabriel.
À frente (esq. para dir.) Professor Paulo Henrique, Professor José Geraldo (Reitor da UnB), senhora Maria da Penha Barrozo (Chefe da Divisão de Desenvolvimento Humano do SESC-DF) e Professor Zenildo Caetano (SESC-DF). Atrás (esq. para dir.) Professor André Reis (Vice-diretor da FEF-UnB), Professor José Ricardo (Presidente do CREF7-DF) e Professor Carlos Augusto Carvalho (Coordenador de Esportes e Lazer do Sesc-DF)

O nadadores competiram e se divertiram durante 25 horas

Na piscina ou fora dela, não faltaram opções de diversão

Dentre as atrações recreativas estavam o pebolim e o tênis de mesa

Cada equipe manteve um nadador na piscina durante as 25 horas da competição

Esq. para dir.: Dr. Júlio César (Adjunto da Secretaria de Esporte), Professor Célio Renê (Secretário de Esporte), Professor Paulo Henrique (UnB) e senhora Maria da Penha Barroso (Chefe de Divisão do SESC-DF)

Todos realmente aproveitaram a grande festa

À noite é que os participantes mais aproveitam o revezamento

A segurança dos participantes é um dos pontos fortes do evento

Durante a noite e madrugada o evento adquire um visual ainda mais bonito

As bandas de música que se apresentaram à noite e durante a madrugada foram um show à parte

Esq. para dir.: Professor José Geraldo (Reitor da UnB), senhor Adelmir Santana (Presidente do Sistema Fecomércio DF), Professor Paulo Henrique (docente da UnB e Coordenador do evento) e Professor Carlos Augusto Carvalho (Coordenador de Esportes e Lazer do Sesc-DF), antes da solenidade de premiação do revezamento
No dia 26 de agosto às 11 horas foi encerrado o evento, seguido da solenidade de premiação de equipes e destaques individuais.
O senhor José Roberto Sfair Macedo - diretor regional do Sesc-DF -, de camisa amarela, também esteve presente na solenidade de premiação do evento 

Alguns dos destaques individuais exibem os troféus que conquistaram

Solenidade de premiação das equipes e de nadadores 

Troféus entregues às equipes e destaques individuais do revezamento

Destaques individuais premiados no 19º Revezamento 25 Horas Nadando
A competição de natação
Nessa edição, o evento contou com 853 inscritos, divididos em 8 raias. No total, foram nadados 652 mil e 800 metros, ou seja, o equivalente a mais de três vezes a distância de Brasília a Goiânia!
Metragem alcançada por cada equipe e resultado final
Na competição aquática, cada uma das raias da piscina foi ocupada por uma equipe que teve a obrigação de manter, ininterruptamente, um nadador dentro d'água. Cada nadador teve que nadar no mínimo 100 e no máximo 500 metros cada vez que entrou na piscina.
A quantidade de participantes é motivo de destaque
Além dos nadadores, amigos e familiares também prestigiaram o evento. Cerca de 2.000 expectadores interagiram nestas “25 horas”, num ambiente muito agradável e tipicamente esportivo, recreativo e de lazer.
A cada hora do evento foi divulgado o resultado parcial das metragens nadadas pelas equipes, o que tornou mais emocionante a participação dos nadadores em busca dos melhores resultados.
A equipe GESPORTE mais uma vez realizou um impecável trabalho de controle técnico e estatístico da prova.
As equipes participantes receberam troféus de participação e também receberam troféus os nadadores com a maior idade, os nadadores mais novos e nadadores que percorreram as maiores distâncias – masculino e feminino. Todos os nadadores participantes receberam uma medalha de participação e uma touca.
O evento é uma grande festa e todos participam
Foram oferecidas, além das atividades aquáticas, oficinas de arte, shows musicais e jogos recreativos – tais como xadrez gigante, tênis de mesa, pebolim, dentre outros.

Oficinas de confecção de sacolas a partir de material reciclável e de pintura

Oficina de jogos da cultura popular brasileira
Além disso, no domingo, a equipe de Saltos Ornamentais da Secretaria de Esporte, fez uma demostração aos participantes do evento.
Demonstração da equipe de saltos ornamentais da Secretaria de Esporte do Governo do Distrito Federal
A grande comemoração dos 20 anos em 2013
Antes mesmo de terminar a 19ª edição, já começaram os preparativos para a 20ª edição do evento. Em 2013, em sua 20ª edição, o “25 horas nadando” retornará ao complexo aquático da Universidade de Brasília – UnB, onde foi realizado pela primeira vez. “Será uma grande festa de reinauguração das piscinas da UnB”, afirma o Professor Doutor Paulo Henrique Azevêdo, coordenador do tradicional evento que completará duas décadas.

Texto elaborado com a colaboração de Gisele Kede Flor Ocampo

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pelo registro fotográfico. Ficou lindo! Retrata bem um evento que é fantástico.