sábado, 26 de novembro de 2011

Gestão do Esporte no Brasil se consolida com o 1º Congresso Internacional e 4º Congresso Brasileiro

1º Congresso Internacional Sobre Gestão do Esporte debateu a necessidade de qualificação profissional na gestão do esporte.

Para ver a história do evento em imagens, basta clicar sobre qualquer foto, que será iniciado o visualizador. 
Vista panorâmica da Palestra Magna do 1º Congresso Internacional sobre Gestão do Esporte, proferida pelo Professor Doutor Gustavo Pires, de Portugal.

O Congresso
Brasília recebeu o 1º Congresso Internacional sobre Gestão do Esporte. O evento foi realizado no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, nos dias 16,17 e 18 de novembro. Numa iniciativa da Associação Brasileira de Gestão do Esporte – ABraGEsp, em parceria com a Universidade de Brasília – UNB, o Congresso criou uma plataforma de debate em torno do tema "Gestão Profissional do Esporte, Qualificação Profissional e Copa do Mundo de 2014”. O objetivo do congresso foi defender a criação de uma cultura da gestão profissional do esporte, mudando a forma de “fazer e pensar esporte” de forma a deixar um legado para o futuro.
Tudo isso começou em 2009, em São Paulo, durante o 3º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte, onde Brasília conquistou o direito de realizar o presente evento, durante a Assembleia Geral da Associação Brasileira de Gestão do Esporte - ABraGEsp.

Solenidade de abertura
Cerca de 600 (seiscentas) pessoas participaram da cerimônia de abertura. Uma sessão de vídeo sobre a Copa do mundo de 2014 foi apresentada e logo depois o Grupo Patubatê tocou o Hino Nacional com seus instrumentos recicláveis (latas, garrafas pet, etc). Fizeram parte da mesa o Secretário de Esporte e Lazer do Governo do Distrito Federal (GDF) Célio Renê, o Reitor da Universidade de Brasília, José Geraldo Junior, o Diretor do SESI Nacional Eloir Edilson Simm, a Presidente da Associação Brasileira de Gestão do Esporte (Abragesp) Flávia da Cunha Bastos, o Presidente da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), José Bernardo Pierantoni Gambôa e o Vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) da Região Centro-oeste, Weber Magalhães. Além de outros ícones do esporte nacional como a ex-ginasta Luisa Parente e a ex-jogadora de vôlei de praia Adriana Behar prestigiaram o evento.
Performance musical do Grupo Patubatê.
Boa música utilizando material reciclável fez parte da solenidade de abertura.

Em primeiro plano, autoridades presentes.
Palavras iniciais do Secretário de Esporte do Distrito Federal, Professor Célio Renê.

Abertura oficial do congresso pelo Reitor da Universidade de Brasília,
Professor Doutor José Geraldo de Sousa Júnior




Homenagens do congresso
Ponto alto na solenidade de abertura foram as homenagens prestadas pelo congresso a duas personalidades da Educação Física, do Esporte e da Gestão do Esporte e que foram aclamados pelo Comitê Organizador dos 1º CIGEsp e 4º CBGEsp.

O Professor Mestre Mário Ribeiro Cantarino Filho, um dos ícones da história da Educação Física brasileira foi homenageado pelo conjunto de sua obra, cuja ação apresenta-se como precursora na gestão do esporte nacional. Inicialmente foi apresentado um vídeo que trata da biblioteca pessoal do professor Cantarino e que hoje encontra-se na Universidade Federal do Espírito Santo. Em seguida foi projetada imagens e textos sobre a sua trajetória de vida. Por fim, a homenagem foi materializada com a entrega de uma placa alusiva, pelo Secretário de Esporte do Governo do Distrito Federal, Professor Célio Renê e pelo representante do Comitê Organizador do 1º CIGEsp, Professor Roberto Correia. Foram momentos de muita emoção e de reconhecimento, com a plateia aplaudindo de pé uma das figuras mais simbólicas da Educação Física do Brasil.
Muita emoção foi característica da homenagem ao Professor Cantarino (à esquerda)
Professor Cantarino recebe merecidíssma homenagem.
Esq. para Direita: Professor Célio Renê, Professor Cantarino e Professor Roberto Correia.
Mesa de honra do congresso.

O outro homenageado do congresso foi o Professor Doutor Gustavo Manuel Vaz da Silva Pires, conhecido mundialmente como Professor Gustavo Pires. Moçambicano de nascimento e português por opção, é docente e pesquisador da Faculdade de Motricidade Humana (FMH), da Universidade Técnica de Lisboa (UTL), de Portugal. Tem definido as bases conceituais sobre a gestão do esporte e atuado como multiplicador de profissionais altamente qualificados nessa área. Autor de inúmeros livros e dezenas de artigos científicos, ocupa o cargo de presidente do Fórum Olímpico de Portugal. O cerimonial leu sua bibliografia e, em seguida, o presidente do Comitê Organizador do 1º CIGEsp, Professor Doutor Paulo Henrique Azevêdo, entregou a placa alusiva e que materializou a homenagem realizada.
O Professor Paulo Henrique, presidente do 1º CIGEsp
fez a entrega de placa ao Professor Gustavo Pires.

Prosseguindo as atividades da parte da manhã do primeiro dia do congresso, foram apresentados os projetos de Brasília e Recife para a Copa do Mundo de 2014.
O Secretário de Esporte Célio Renê apresentou o projeto "Brasília na Copa 2014".


O gerente da Secretaria Extraordinária da Copa de 2014, do estado de Pernambuco,
senhor Ciro Pedrosa, apresentou o projeto "Cidade da Copa".

Atividades do primeiro dia
No primeiro dia, o professor doutor Gustavo Pires, da Universidade Técnica de Lisboa e do Fórum Olímpico de Portugal proferiu a Palestra Magna do 1º Congresso Internacional sobre Gestão do Esporte, com o tema: "Megaeventos Esportivos e Qualificação dos Gestores". Para ele o Brasil está no palco do mundo e apresenta muitas oportunidades. O advogado do Clube Regatas do Flamengo, Martinho Neves Miranda, que também é membro da Comissão de Direito Esportivo da OAB-RJ falou sobre "A Legislação Brasileira como Referencial para Gestão no Ambiente Esportivo". Ele explicou que o organizador de um evento esportivo é responsável juridicamente por tudo que acontece durante as competições.
A ministra Vera Cíntia, do Ministério das Relações Exteriores do Brasil,
apresentou e mediou a palestra do Professor Gustavo Pires.

O Professor Gustavo Pires na exposição da Palestra Magna do Congresso.

O Professor Lúcio Rogério, conselheiro federal do Conselho Federal de Educação
Física (CONFEF), apresentou e mediou a palestra do Professor Mestre Martinho Miranda.
Palestra do Professor Martinho sobre Direito Esportivo e megaeventos.

Atividades do segundo dia
O segundo dia de palestras começou com o arquiteto e engenheiro Antonio Carlos de Morais de Castro, que também é membro da Federação Pan-americana de Associações de Arquitetos. Ele falou sobre "Gestão de Acessibilidade e Sustentabilidade de Estruturas de Megaeventos Esportivos". Segundo ele, não há ainda uma cultura da gestão, no país. O professor Michel Raspaud da Universidade de Grenoble na França abordou o tema: "Ciência e Gestão do Esporte: novas tendências". Ele trouxe as questões sociológicas e as relações de poder nas organizações esportivas, exemplificando com a seleção francesa de futebol. Sérgio Graça, integrante do Comitê Organizador Local de Brasília na Copa do Mundo de 2014, falou sobre O Projeto Brasília cidade sede da Copa do Mundo de 2014.
O Professor Zenildo Caetano, do Comitê Organizador do congresso, fez a
apresentação e mediou a palestra do Professor Doutor Antonio Carlos Gomes.
Palestra do Professor Doutor Antonio Carlos Gomes.
Guilherme Giovannoni, atleta de basquetebol do UniCeub e da Seleção Brasileira,
apresentou depoimento sobre a importância da gestão profissional para o sucesso do esporte.
O Professor Eloir Simm, diretor nacional de Esporte e Lazer do SESI, faz a
apresentação e mediação da palestra ministrada pelo arquiteto Morais de Castro.
A Professora Doutora Flávia Bastos, da Universidade de São Paulo e presidente
da Associação Brasileira de Gestão do Esporte, faz a apresentação e mediação
da palestra proferida pelo Professor Doutor Michel Raspaud.
O Professor Doutor Michel Raspaud, da Universidade de Grenoble, França,
apresentou interessante estudo de caso sobre como a gestão do esporte interfere
decisivamente nos resultados esportivos em nível de copa do mundo de futebol.
Apresentação do Professor Sérgio Graça (à esquerda), Coordenador do Comitê
Organizador Local de Brasília pelo Professor Doutor Alexandre Rezende, diretor
da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília e mediador da palestra.
Palestra do Professor Sérgio Graça.


Atividades do terceiro dia 
No terceiro dia, o ciclo de palestras começou por Luiz Carlos Marcolino, da Gerência Nacional do SESI e pelo Doutor Antonio Carlos Bramante, consultor do SESI DN. Eles falaram sobre "Gestão de Instalações e seus reflexos na qualidade das atividades esportivas". Marcolino enfatizou que o espaço esportivo sempre pode ser otimizado. Antonio Carlos Bramante destacou que o grande desafio dos gestores é filtrar informações e transformar em conhecimento e a partir daí, convertê-los em ações. Cláudio Risco, Gerente de Ações Esportivas da Olympikus, abordou o tema: "Ações de Marketing como Instrumento na Gestão do Esporte". Ele enfatizou a importância de se quebrar paradigmas antigos, na elaboração de novas políticas. Foi preciso investir em tecnologia e mídia para mudar esta visão e ser uma marca reconhecida. O vice-almirante Bernardo José Pierantoni Gambôa falou sobre "Gestão de Megaevento Esportivo: a experiência dos 5º Jogos Mundiais Militares". Ele disse que os jogos motivaram o aprimoramento do treinamento dos atletas militares de carreira. O consultor internacional em gestão do esporte, Lamartine Pereira da Costa abordou a "Copa do Mundo de Futebol: gestão do principal megaevento mundial". Segundo ele, o Brasil está em ritmo de expansão e se reflete na quantidade de jogadores brasileiros que voltam do exterior e outros que querem vir jogar no Brasil. Mas ele alerta que mesmo assim não há gestão do esporte.
O Professor Roberto Correia, do Comitê Organizador do 1º CIGEsp, apresenta os
palestrantes Professor Doutor Antonio Carlos Bramante e Professor Luiz Marcolino.
Palestra do Professor Luiz Marcolino, do SESI.
Professor Doutor Antonio Carlos Bramante, consultor do SESI Nacional realiza a sua palestra.
O Professor Doutor Davi Poit, da diretoria da ABraGEsp,
faz a apresentação de Cláudio Risco, momento antes da palestra.
Cláudio Risco, Gerente de Ações Esportivas da Olympikus, realiza a sua palestra.
O Professor Doutor Vilde Gomes de Menezes, da Universidade Federal de Pernambuco
e diretor da ABraGEsp, faz a apresentação do palestrante, Vice-Almirante Gambôa,
presidente do Comitê Organizador dos 5º Jogos Mundiais Militares (Rio, 2011).
Palestra do Vice-Almirante Gambôa.
Lúcio Flávio Vale da Silva, do Comitê Organizador do 1º CIGEsp, apresenta o
Professor Doutor Lamartine Pereira DaCosta, antes da palestra de encerramento do evento.
Professor Lamartine expõe resultados de pesquisa no congresso.


O estandes dos parceiros
A Playpiso – Pisos Esportivos, a Movement – Equipamentos Esportivos, a R2R Turismo, Uniceub e IESB, além da Secretaria de Turismo e Secretaria de Esporte do Distrito Federal apoiaram o evento e expuseram suas instituições na área de estandes do congresso.


Etapa científica do 1º CIGEsp
O evento contou com importante etapa científica, onde foram selecionados 30 (trinta) pôsteres e 12 (doze) comunicações orais.
Exposição de pôsteres (1).
Exposição de pôsteres (2).
Exposição de pôsteres (3).
Vista geral da sala de apresentação de comunicações orais.
Apresentação da comunicação oral pela pesquisadora Lisa Delpy Neirotti, Ph.D.,
docente da Universidade George Washington - Estados Unidos
e que teve trabalho selecionado no 1º CIGEsp.
Sala de apresentação de comunicações orais.
O Professor Doutor Christian Pinheiro da Costa, da
Universidade Federal do Pará, apresenta resultado de pesquisa realizada.
Professor Mestre Luiz Gustavo Haas apresenta trabalho
extraído de sua dissertação realizada em Portugal.
O Professor Mestre Anderson Lopes Tavares expõe
comunicação oral selecionada no congresso.
Virgílio Franceschi Neto apresenta resultado de pesquisa realizada em Portugal.
Plateia presente às comunicações orais, com destaque para a presença do Professor Gustavo Pires.
Professor Thiago Seixas dos Santos, durante apresentação de trabalho selecionado no 1º CIGEsp.
Professor Braz Rafael da Costa Lamarca expondo resultados de sua pesquisa no evento.
Professor André Pontes apresenta trabalho selecionado no 1º CIGEsp.
Apresentação de comunicação oral pela Professora Doutora Flávia da Cunha Bastos,
da Universidade de São Paulo.
Cerimônia de encerramento do 1º CIGEsp
Cerimônia de encerramento do 1º CIGEsp.
 A cerimônia teve início com a manifestação da Presidente da Associação Brasileira de Gestão do Esporte (ABraGEsp), Flávia da Cunha Bastos, que agradeceu aos presentes e ao Comitê Organizador, pela excelência do trabalho realizado.

Já o presidente do Comitê Organizador do 1º CIGEsp, Paulo Henrique Azevêdo, agradeceu a confiança da ABraGEsp em delegar a responsabilidade de organizar o 4º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte e por ter a oportunidade de realizar o 1º Congresso Internacional. Ele agradeceu ainda ao Secretário de Esporte do GDF, aos palestrantes, participantes, a Universidade de Brasília e acima de tudo a equipe.

Paulo Henrique recebeu ainda uma homenagem da comissão organizadora, pelo evento e pela coordenação do Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte da UnB.
Professor Paulo Henrique recebe homenagem, das mãos do Professor Célio Renê, Secretário de Esporte do Distrito Federal.

O secretário de Esporte do GDF, Célio Renê falou sobre a importância do evento para cidade e encerrou os trabalhos.
Palavras de encerramento do 1º Congresso Internacional sobre Gestão do Esporte, proferidas pelo Secretário de Esporte do Distrito Federal, Professor Célio Renê.

Integrantes da Diretoria 2009-2011 da ABraGEsp (1).
Integrantes da Diretoria 2009-2011 da ABraGEsp (2).


Assembleia e eleição da nova diretoria da ABraGEsp concluem o Congresso

Ao final do 1º Congresso Internacional sobre Gestão do Esporte e do 4º Congresso Brasileiro sobre Gestão do Esporte, aconteceu a assembleia geral da Associação Brasileira de Gestão do Esporte (ABraGEsp), em cerimônia transcorrida em clima de plena harmonia e respeito entre os participantes.

Prestação de contas da diretoria que encerra o mandato
Inicialmente foi feita a prestação de contas da diretoria que administrou a entidade no biênio 2009-2011.

Definição da cidade-sede dos próximos eventos
Em seguida foi realizada definição da cidade-sede para a realização do 2º Congresso Internacional sobre Gestão do Esporte e do 5º Congresso Brasileiro sobre Gestão do Esporte. Concorreram as cidades de Curitiba e Recife, que apresentaram os seus projetos de muita qualidade qualidade. Após eleição, Recife foi indicada como a próxima sede dos eventos oficiais da ABraGEsp.

Eleição da nova diretoria da ABraGEsp
A atividade final foi a eleição da diretoria para o biênio 2011-2013, tendo se apresentado uma única chapa, eleita por unanimidade pelos associados participantes do pleito.
Assim, ficou definido que o presidente será Vilde Gomes de Menezes (Pernambuco) e o vice-presidente será Geraldo Campestrini (Paraná).


Assembleia geral da ABraGEsp

Participantes do evento histórico da ABraGEsp

O novo presidente da ABraGEsp, Professor Doutor Vilde Menezes e o seu vice-presidente, Professor Mestre Geraldo Campestrini


Outras imagens importantes
Esq. para dir.: Prof. Paulo Henrique, Prof. Gustavo Pires, Prof. Roberto Correia e senhor Lúcio Flávio da Silva.

Esq. para dir.: Prof. Paulo Henrique,Prof. Cantarino e Prof. Gustavo Pires

Esq. para dir.: Lúcio Flávio da Silva, Prof. Paulo Henrique,Prof. Cantarino, Prof. Gustavo Pires e Prof. Roberto Correia

Grupo Patubatê realizando performance.
A delegação vinda de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, foi um show à parte no 1º CIGEsp e que merece destaque. Sejam sempre bem-vindos!
A comitiva da Polícia Militar do Distrito Federal participou de todo o evento e registrou foto oficial.
Imagens de fora e dentro do local do Congresso
Entrada do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, onde aconteceu o 1º CIGEsp.

Interior do Auditório Planalto, do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, onde aconteceu
o 1º Congresso Internacional e 4º Congresso Brasileiro sobre Gestão do Esporte.
O que significou o 1º Congresso Internacional sobre Gestão do Esporte?
Como muitos palestrantes do evento falaram: "Esse evento foi um divisor de águas no que se refere à Gestão do Esporte no Brasil".

O trabalho do Comitê Organizador
O Comitê Organizador, formado basicamente pelos integrantes do Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte (GESPORTE), da Faculdade de Educação Física (FEF), da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram uma gestão profissional de evento que durou 20 (vinte) meses e ainda trabalhará por pelo menos dois meses, nas atividades de desmobilização do congresso.

Parabéns a todos os integrantes do Comitê Organizador!

Equipe GESPORTE ao final do evento.

Equipe GESPORTE, com as presenças de Michel Raspaud, Flávia Bastos e Davi Poit.

Equipe GESPORTE no dia anterior ao início do evento.
O nosso muito obrigado aos voluntários, aos apoiadores, aos patrocinadores e a todos os que torceram para o sucesso desse evento!


Até o 2º Congresso Internacional e 5º Congresso Brasileiro sobre Gestão do Esporte, que será realizado na cidade de Recife, em 2013.

O site do 1º CIGEsp continuará a ser atualizado
Todas as atividades do congresso estão registradas no site oficial: www.cigesp.com.bronde podem ser vistas as fotos e serão colocadas à disposição dos interessados, as apresentações dos palestrantes que autorizaram essa forma de divulgação.

Para ver a história do evento em imagens, basta clicar sobre qualquer foto, que será iniciado o visualizador.

Colaboração da assessora de imprensa do 1º CIGEsp e 4º CBGEsp, Danielli Roig Fernandes

Nenhum comentário: