segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Mais uma parceria realizada: III Seminário Internacional sobre Envelhecimento Humano.

Envelhecimento com qualidade de vida foi a ênfase


Abertura oficial do evento

O auditório José de Paiva Neto, da Legião da Boa Vontade – LBV, recebeu mais um importante evento promovido pela Universidade de Brasília, através do Laboratório de Pesquisa Sobre Gestão do Esporte – GESPORTE e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade Física para Idosos – GEPAFI da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília, em parceria com o Sesc – DF, O III Seminário Internacional sobre Novas Perspectivas do Envelhecimento Humano. Sob a temática geral “Dimensões Humanas do Envelhecimento”, composto em sua maioria por um público de perfil da “melhor Idade”, mas que também continha estudantes e profissionais da área, além de autoridades civis e militares e idosos. 
O objetivo foi oferecer conhecimentos por meio de especialistas e profissionais que desenvolvem ações que contribuem para a qualidade de vida dos idosos, considerando os desafios que envolvem esta parcela cada vez mais expressiva da sociedade. Foram dois dias de evento com palestrantes internacionais e nacionais. A grande novidade deste ano foi a apresentação de trabalhos científicos na modalidade pôster e comunicação oral.

Solenidade de Abertura do III Seminário Internacional sobre Envelhecimento Humano

Abertura solene

A abertura solene ocorreu com a composição da mesa pelas seguintes autoridades: o Presidente do Sesc, Ilmo Sr. Adelmir Santana; a representante do Reitor da Universidade de Brasília, Ilma Drª. Fernanda Antônia da Fonseca Sobral, Diretora de Pesquisa do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Brasília - UnB. No auditório, foram registradas também as ilustres presenças do Coordenador do Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte – GESPORTE, Professor Dr. Paulo Henrique Azevêdo e da Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade Física para Idosos – GEPAFI, Professora Drª. Marisete Peralta Safons


Drª Fernanda Sobral e Sr. Adelmir Santana.Momento do hino nacional.
Na ocasião, o Presidente do Sesc, Sr. Adelmir Santana proferiu suas palavras de boas vindas e enfatizou que a longevidade é um fato concreto, a média de vida evoluiu nos últimos anos, destacando que o Sesc é uma entidade pioneira e de referência em todo o Brasil atendendo mais de 1,8 mil pessoas através do Grupo dos Mais Vividos. Logo após, a Professora Dra. Fernanda Antônia da Fonseca Sobral, que representou o Reitor da UnB, proferiu suas palavras destacando a importância do evento e do envolvimento da UnB com o tema.

O primeiro dia 

Após a abertura solene, o Coral dos Mais Vividos do Sesc – DF presenteou o auditório com uma bela apresentação musical.
A primeira palestra foi proferida pela professora Drª Jurilza Maria Barros, Mestre em gerontologia pela UnB, com o tema “O Envelhecimento e o Impacto na Seguridade Social”. A palestrante mostrou que a tendência é que a cada ano o número de pessoas com mais de 60 anos cresça, enfatizando que a prática de atividades físicas podem garantir uma melhor qualidade de vida. Neste sentido, torna-se fundamental incorporar no dia a dia os exercícios físicos, os quais irão garantir uma maior independência e equilíbrio ao idoso, além de estimular a sua autonomia. Os benefícios são diversos, estando entre eles, a prevenção de doenças e o aumento do convívio social. Após a palestra, foi servido o coffee break aos participantes do evento.


Drª Jurilza Maria Barros

A segunda palestra foi apresentada pelo professor Dr. Armando Manuel Mendonça Raimundo, da Universidade de Évora - Portugal com o tema: “Envelhecimento Bem Sucedido (na sociedade contemporânea).” enfatizando que para envelhecer com qualidade necessita-se manter três características: baixo risco de doença e incapacidade, boa capacidade física e mental e um envolvimento ativo com a vida.

Dr. Armando Manuel Mendonça Raimundo

No início da tarde, houve uma apresentação humorística que entreteve o público e a apresentação de pôsteres científicos no hall de entrada. Em seguida, a professora Drª. Marisete Peralta Safons, coordenou o Colóquio sobre Dimensões Humanas do Envelhecimento com os palestrantes Prof. Dr. Jorge Manuel Gomes de Azevedo Fernandes, Prof. Dr. Armando Manuel Mendonça Raimundo e a Prof. Drª. Sheila Giardini Murta, durante este momento foram respondidas perguntas feitas pelo público.
Após o coffee break, as atividades do dia foram encerradas com a apresentação de trabalhos científicos submetidos na modalidade de Comunicação Oral os quais foram apresentados nas respectivas salas da LBV. Na oportunidade foram apresentados os seguintes temas gerais: Envelhecimento Ativo e Bem Sucedido; Atividade Física, Estilo de Vida e Longevidade e Doenças Biopsicossociais no Processo de Envelhecimento e Políticas Públicas e Direito da Pessoa Idosa e Práticas Clínicas e Terapêuticas Direcionadas à pessoa idosa.  

Etapa Científica: apresentações orais

Segundo dia

A primeira atividade foi o convite para que todos comparecessem ao hall de entrada para prestigiarem as apresentações dos Pôsteres. Logo após, aconteceu a primeira palestra deste segundo dia com o professor Dr. Jorge Manoel Gomes de Azevedo Fernandes, também da Universidade de Évora - Portugal, que atualmente está em cooperação com a Universidade de Brasília - UnB, como professor visitante, o qual desenvolveu com muita propriedade o tema “A Importância da psicomotricidade para o idoso”. A seguir, foi servido um ótimo coffee break e todos retornaram ao auditório para a palestra final da Drª. Sheila Giardini Murta, da Universidade de Brasília - UnB, a qual abordou o tema “Envelhecimento bem sucedido: discutindo redes sociais no envelhecimento” apresentando o tema de forma abrangente e integral, tendo começado sua palestra com a frase que está na Portaria nº 2.528 da Política Nacional do Idoso : Não se fica velho aos 60 anos. O envelhecimento é um processo natural que ocorre ao longo de toda a experiência de vida do ser humano, por meio de escolhas e de circunstâncias”.

Coffee break 

Encerramento
Para encerrar este importante evento, os palestrantes Dr. Jorge Manuel Gomes de Azevedo Fernandes e Drª. Sheila Giardini Murta, sob a coordenação da Drª. Marisete Peralta Safons, responderam às perguntas do público presente.


Drª. Marisete Peralta Safons e Drª Jurilza Maria Barros

Esta foi mais uma edição organizada pelo Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte - GESPORTE em parceria com o Sesc-DF.


Texto elaborado pela equipe do GESPORTE

Clique na imagem e inscreva-se

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

GESPORTE e Sesc-DF, realizaram Seminário Internacional sobre Segurança Alimentar.


Riqueza de informação em Segurança Alimentar em um único dia!

À esquerda, o palestrante norte americano Dr, Norbert Wilsono. À direita, a portuguesa Drª Maria João Gregório. Ao centro a mediadora dos debates, Drª Muriel Bauermann  Gubert
Com o auditório praticamente lotado, aconteceu no último dia 29 de Setembro o II Seminário Internacional sobre Segurança Alimentar e Nutricional – Cenário Atual. O evento que ocorreu no auditório ParlaMundi da Legião da Boa Vontade – LBV, foi uma realização, em parceria entre o Sesc-DF e a UnB, através do Laboratório de Estudos sobre Gestão do Esporte - GESPORTE. Destinado aos profissionais, estudantes de graduação e pós-graduação e pessoas interessadas,o principal propósito do evento, entre outros, foi debater a temática identificando problemas e buscando soluções dentro do cenário atual.

Vista geral do auditório durante o evento.

Como foi o evento
A abertura solene ocorreu com a composição da mesa que fora composta pelas seguintes personalidades: o presidente do Sesc, Sr.Adelmir Santana, o diretor regional do Sesc-DF, Sr. José Roberto Sfair Macedo, o representante da UnB, professor da Faculdade de Educação Física desta Instituição, Dr. André Luis Teixeira Reis e o representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Alan Bojanic Helbingen. Logo após a entoação do hino nacional por todos os presentes, coube ao Sr. Adelmir Santana dar as palavras de boas vindas em nome do Sesc-DF, o qual enfatizou a importância do tema para o país, ressaltando também o programa “Mesa Brasil” do Sesc-DF, que a treze anos atua na região em complementação alimentar, ajudando o Brasil a evitar a fome. Na sequencia, foi a vez do professor Andre Reis dar as boas vindas a todos os presentes em nome da Reitoria da Universidade de Brasília, enfatizando que a segurança alimentar, em uma perspectiva da nutrição de qualidade, também  evidencia a presença do esporte e das atividades físicas por sua inter e multidisciplinaridade. 

Da esquerda para a direita:  Srª Maria Emília, Drª Elisabetta Recine, Dr. André Luis, Sr. José Murilo, Sr. José Roberto,Sr.Adelmir Santana, Sr.Alan Bojanic e Drª Maria João.
A primeira palestra veio logo a seguir. Elisabetta Gioconda Iole Recine – Coordenadora do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição da UnB, abordou o tema Segurança alimentar e Nutricional de forma descontraída  sob a perspectiva de um panorama contemporâneo.

Palestra da Doutora Elisabetta Recine abriu a série de palestras do dia.
Ao longo de todo o dia, seguiram-se as outras palestras que a todos enriqueceram. Maria Emília Pacheco do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEA, discursou com grande propriedade sobre a Soberania Alimentar e a Agrobiodiversidade. Após um rico coffee break, Denise Oliveira, Coordenadora do Observatório Brasileiro de Hábitos Alimentares da Rede Interinstitucional de Alimentação e Cultura, fez uma clara exposição sobre o Patrimônio Alimentar Brasileiro. Em seguida, antes do intervalo para o almoço, houve um debate com as palestrantes, o qual foi mediado pela Doutora Muriel Bauermann Gubert da Universidade de Brasília.


Srª Maria Emília Pacheco durante sua palestra
No início da tarde, a Doutora Elaine Azevedo, da Universidade Federal do Espírito Santo, abordou o tema “Comer como Ação Política em sua palestra. Bruna Pitasi Arguelhes, analista de políticas sociais na coordenação geral de alimentação e nutrição do Ministerio da Saude, foi a próxima palestrante e desenvolveu o tema “ObesidadeEstratégias Internacionais para o Controle.” A seguir, a Doutora Ana Paula Bortolleto – Pesquisadora em alimentos do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e pesquisadora do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens), contemplou a todos os presentes com uma bela abordagem sobre “Regulação e Controle da Publicidade dos Alimentos”. Logo após, um farto coffee break, foi novamente servido para os presentes ao evento. Para finalizar o evento com chave de ouro, os palestrantes internacionais Doutora Maria João Gregório,da Universidade do Porto – Portugal e o Doutor Norbert Wilson, Professor da Universidade de Auburn, Alabama EUA , fizeram suas apresentações, respectivamente sobre os temas “Segurança Alimentar – Experiência e Realidade Portuguesa” e Segurança Alimentar – Estratégias Americanas de Distribuição de Alimentos”

Srª  Bruna Pitasi Arguelles, palestrante do Ministério da saúde
Para finalizar o evento com chave de ouro, os palestrantes internacionais Doutora Maria João Gregório,da Universidade do Porto – Portugal e o Doutor Norbert Wilson, Professor da Universidade de Auburn, Alabama EUA , fizeram suas apresentações, respectivamente sobre os temas “Segurança Alimentar – Experiência e Realidade Portuguesa” e Segurança Alimentar – Estratégias Americanas de Distribuição de Alimentos”




Encerramento

A exemplo do que já havia acontecido pela manhã, o evento encerrou com um debate com os palestrantes da tarde, novamente mediado pela Doutora Muriel Bauermann Gubert da Universidade de Brasília.

Registros








Texto elaborado por: José Murilo Rocha