segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Professora Gisele Kede defende dissertação e conclui o Mestrado em Gestão do Esporte

Gisele Kede Flor Ocampo antes do início da defesa da dissertação
A Professora de Educação Física Gisele Kede Flor Ocampo foi a segunda a concluir o Mestrado no tema Gestão e Marketing do Esporte, pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília. No dia 31 de julho de 2009 as 14h30 a professora defendeu sua Dissertação e tornou-se Mestre, orientada pelo Prof. Dr. Paulo Henrique Azevêdo. 

Etapa de arguição da defesa de dissertação de Gisele Ocampo
O trabalho intitulado “Gestão Empresarial e a Terceirização da Educação Física Curricular” tratou de uma questão muito relevante para a Educação Física escolar e pesquisou instituições do Distrito Federal. O tema foi escolhido devido à necessidade de se estudar uma tendência de terceirização pelas escolas da disciplina curricular Educação Física, por meio de parcerias com academias e outras empresas de atividades físicas.
Isso porque foi observado um período de incidência desse procedimento, tendo como fundamento o processo de gestão empresarial realizado pelas escolas particulares do Distrito Federal que oferecem o Ensino Fundamental. O estudo analisou a existência ou não de tendência de crescimento na adoção da terceirização da disciplina Educação Física.

Resultados e conclusão da pesquisa
Professora Gisele durante a arguição
Foram analisados os modelos de gestão desenvolvidos por escolas particulares e o interesse na terceirização em disciplinas curriculares e em outras áreas. Os resultados apontaram que algumas escolas já adotaram a terceirização na disciplina de Educação Física e poucas escolas adotam este modelo atualmente. Os gestores escolares possuem pouco conhecimento sobre o que seja terceirização, não demonstram interesse em aprender mais sobre o assunto, embora utilizem a terceirização em algumas atividades e serviços desenvolvidos pela escola, tais como lanchonetes, serviços gerais e transporte, dentre outros.
O estudo concluiu que não existe tendência de crescimento de terceirização na disciplina Educação Física, com a predominância de contratação dos professores diretamente pelas escolas. 
 
A banca examinadora
A dissertação foi avaliada por comissão composta pelo orientador, Prof. Dr. Paulo Henrique Azevêdo, coordenador do laboratório GESPORTE e presidente da banca, pelo Prof. Dr. Alcir Braga Sanches, membro interno da Universidade de Brasília e pela Profª. Drª. Flávia da Cunha Bastos, da Universidade de São Paulo – USP, como membro externo. 
Banca Examinadora composta pelo Prof. Dr. Paulo Henrique Azevêdo, presidente, pelo Prof. Dr. Alcir Braga Sanches (UnB), e pela Profª. Drª. Flávia da Cunha Bastos (USP)

Leitura do relatório final da defesa de dissertação, pelo presidente da banca, Prof. Paulo Henrique

Foto oficial ao término dos trabalhos, com o Prof. Alcir Sanches, Prof. Paulo Henrique, Profª. Gisele Ocampo e Profª. Flávia Bastos
 
Familiares e amigos de Gisele marcaram presença neste importante momento de sua carreira profissional. 
Gisele entre o seu marido, o seu pai e a sua mãe

Da esq. para a dir.: Michle Ruzicki (aluna do mestrado), Gisele Ocampo, Rubens Spessotto (primeiro Mestre do Programa de Pós-Graduação da FEF-UnB) e Guilherme Pereira (aluno do mestrado)
 Parabéns, Gisele!
  Texto elaborado com a colaboração da Professora Olga Correia

Nenhum comentário: